InícioPARANÁSanepar realiza ações de sustentabilidade com estudantes em manancial de Bituruna

Sanepar realiza ações de sustentabilidade com estudantes em manancial de Bituruna

Duas escolas da cidade de Bituruna estão participando do Programa Sustentabilidade: da Escola ao Rio, criado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) com o objetivo de estimular a conscientização sobre a importância da água e da preservação ambiental. Entre as atividades estão a capacitação de professores, a observação crítica e a análise da água do Rio Herval, manancial da cidade, e a construção de soluções para as situações encontradas.

Nesta semana, alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Santa Bárbara fizeram coletas de água no Herval. Com o kit educativo da Sanepar, os estudantes fazem análise das coletas, considerando padrões físicos, químicos e microbiológicos em pontos diferentes de amostragem.

“Pelo programa, fazemos duas análises, em momentos diferentes, para que os estudantes percebam vários aspectos, como a influência de chuvas nos resultados das análises, por exemplo”, explica a gestora ambiental da Sanepar Luciana Garcia, que coordena as atividades em Bituruna.

Luciana explica que o programa, criado em 2013, relaciona conteúdos estudados nas escolas com atividades práticas essenciais para a mobilização da comunidade em prol dos mananciais e que, após as análises, os participantes também elaboram planos de ação.

“Se observarem lixo descartado incorretamente, por exemplo, os estudantes pensam em soluções práticas para a sua realidade. A escola, como um farol, leva as ideias do programa de modo amplo e envolvente para muitas outras pessoas e instituições movimentando a cidade para a questão ambiental”, afirma.

Em Bituruna, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Cívico-Militar Novo Milênio também participam do Programa Sustentabilidade.

OBRAS – As atividades integram as ações socioambientais ligadas às obras de saneamento em Bituruna. Na cidade, ocorre a ampliação da rede coletora de esgoto, com a implantação da rede para atender 1.375 imóveis nas vilas Mariana e São Vicente, o que representa quase 38% da área urbana do município.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA