InícioPARANÁPortos do Paraná têm ações contínuas voltadas aos caminhoneiros

Portos do Paraná têm ações contínuas voltadas aos caminhoneiros


.

O Dia Nacional do Caminhoneiro é comemorado nesta quarta-feira (16), mas nos portos do Paraná eles recebem atenção todos dos dias, com diversas ações voltadas ao conforto, à segurança e à saúde desses profissionais.

Segundo o presidente da empresa Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o caminhoneiro sempre foi prioridades. “Oitenta por cento do que chega a nossos portos chega pelo modal rodoviário. É através do esforço dessa classe trabalhadora que conseguimos nos superar, batendo recorde atrás de recorde. É com eles que dividimos nossa vitórias e acertos todos os dias do ano.”

O diretor administrativo e financeiro, Daniel Romanowski, explica que em meio a uma supersafra, contrastada pela pandemia causada pelo Covid-19, a empresa pública teve que se reinventar. “Desde 24 de março montamos uma grande estrutura, que envolveu o Pátio de Triagem e todos os gates de acesso à faixa de cais, para que todos os caminhoneiros que embarcam e desembarcam nos portos do Paraná tivessem sua temperatura monitorada e pudessem trabalhar com tranquilidade, sabendo que sua saúde é prioridade para nós”, explicou

Equipes de médicos e enfermeiros continuam se revezando, sem data para o fim da operação. “Os motoristas que aferem temperatura superior a 37,6 graus são encaminhados a ambulatórios onde recebem os primeiros tratamentos necessários. Se for constatada a possibilidade de contágio pelo coronavírus, são encaminhados ao hospital de referência da cidade.”

Em diversos pontos do Pátio de Triagem, sede administrativa e operacional, foram instaladas pias para higienização das mãos e bebedouros, além de tapetes higienizadores para eliminar vírus e bactérias de calçados, visando o bem-estar de caminhoneiros e de quem circula pelo local.

Em menos de um mês, o Pátio de Triagem de Paranaguá recebeu três fases da campanha de vacinação contra a gripe. Na última, foram disponibilizadas 5 mil doses aos caminhoneiros.

ALIMENTAÇÃO – Preocupada também com a dificuldade de encontrarem restaurantes abertos nas estradas durante a pandemia, a Portos do Paraná distribuiu 55 mil kits de alimentação aos motoristas. Eles foram entregues no acesso ao Pátio de Triagem de Paranaguá e continham óleo, ovo, arroz e feijão.

RECORDE – Em abril, o Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu 58.499 caminhões, superando em mais de 3 mil veículos o recorde de 55.835, registrado em março de 2020.

Até 14 de setembro desde ano, 379.869 caminhoneiros já haviam passado pelo Pátio de Triagem de Paranaguá – durante todo o ano passado foram 405.017. Considerando que a média é de cerca de 30 mil em trânsito no local por mês, o número de 2019 será facilmente batido.

Em relação ao segundo semestre de 2020, em junho passaram pelo Pátio de Triagem 37.299 caminhoneiros, em julho 43.906 e em agosto 40.104.

PARCERIA – Através do Sistema Sest/Senat, também foram distribuídos em torno de 3 mil kits de higiene para esses profissionais. Empresas e sindicatos também colaboram, oferecendo lanches em ação que reuniu a Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp), Associação dos Operadores Portuários do Corredor de Exportação (Aocep), AGTL, Bunge, Cargill, CentroSul, Cimbessul, Coamo, Cotriguaçu, Interalli, Louis Dreyfus, Pasa e Rocha.

APROVAÇÃO – O caminhoneiro Eliézer Rodrigues, que veio de Ponta Grossa trazendo de soja, é um dos que avalia que é diferente carregar e descarregar nos Portos do Paraná. “Aqui se preocupam conosco desde a chegada até nossa partida. O serviço de saúde disponibilizado e a doação de alimentos também agradaram a todos. Assim como as demais classes, os caminhoneiros gostam de se sentir valorizados”, disse Rodrigues.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA