InícioPARANÁPlanos operacionais das 15 regiões turísticas do Paraná passam por atualização

Planos operacionais das 15 regiões turísticas do Paraná passam por atualização

Os planos operacionais das 15 regiões turísticas (RTs) do Paraná passam por atualização. O trabalho é realizado pela Paraná Turismo e conta com a parceria das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), através de oficinas com a participação de representantes de prefeituras, do setor turístico, do Governo do Estado, realizadas em todas RTs.


As IGRs são organizações com participação do poder público e de atores do setor privado, com envolvimento municipal. Elas têm o papel de coordenar e fomentar o que foi definido na Política Estadual do Turismo.


As atividades de atualização dos planos começaram no mês de julho e seguem até dezembro deste ano. A primeira foi na Região Turística Sul do Paraná, a mais recente criada no Estado. As oficinas também já aconteceram nas Rts dos Campos Gerais, Vales do Iguaçu (Sudoeste) e Região Riquezas do Oeste. Estão programadas para ainda este mês nas regiões do Vale do Ivaí, Norte Pioneiro, Norte do Paraná, Corredores das Águas, Terra dos Pinheirais, Entre Matas e Morros e Rios.




ESTRATÉGIAS – A atualização dos planos operacionais faz parte do Masterplan Paraná Turístico 2026: Pacto para um Destino Inteligente, programa responsável por colocar em prática a Política Estadual de Turismo e que foi consolidado pelo Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur).


O intuito principal dos trabalhos é monitorar e avaliar se os objetivos, estratégias e macroprogramas dispostos na concepção do Paraná Turístico 2026 seguem no caminho desejado, que é transformar o Estado em um Destino Turístico Inteligente.


Um destino turístico inteligente é definido como espaço turístico inovador, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda, que garante o desenvolvimento sustentável do território, facilita a interação do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.




Para a assessora técnica da Paraná Turismo, Priscila Cazarin Braga, a principal missão desses eventos é rever o que foi construído a partir de 2016 com o Masterplan. “É momento para revisarmos o que foi construído como uma política de estado para o turismo paranaense”, diz. “O Paraná sai à frente quando se trata de política de estado para o turismo. Já temos uma política estadual consolidada desde o ano de 2008 e um plano com estratégias para os próximos anos”.




REPERCUSSÃO – A Região Vales do Iguaçu, que tem como sede Francisco Beltrão, já recebeu a oficina de atualização e, de acordo com Célio Boneti, diretor da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste – IGR Vales do Iguaçu, os objetivos foram alcançados. “O encontro oportunizou e contribuiu para o fortalecimento e relacionamento da IGR com os municípios, além das organizações parceiras e dos empresários dos segmentos turísticos aqui da região”, disse.


VISÃO – O Masterplan Paraná Turístico tem como horizonte o ano de 2026. A expectativa é de que, até lá, o Paraná seja reconhecido nos mercados nacional e internacional como um destino inteligente e inovador. Para isso, o programa atua com base na melhoria contínua da promoção do turismo, valorizando e respeitando as características de cada região. São discutidos programas, projetos e ações que permitam que cada região possa alcançar suas respectivas metas. Depois, o material resultante são atrelados para formar macroações estruturantes.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA