InícioPARANÁPedala Paraná reúne mais de 200 ciclistas em desafio de 27 quilômetros,...

Pedala Paraná reúne mais de 200 ciclistas em desafio de 27 quilômetros, no Litoral

Vindos de todo o Paraná, 215 ciclistas participaram do circuito Pedal em Pontal, de 27 quilômetros, neste sábado (22), em Pontal do Paraná, pelo Verão Paraná Viva a Vida – 2021/2022. O evento foi coordenado pela Superintendência do Esporte, com apoio da Polícia Militar e da prefeitura da cidade, e proporcionou aos ciclistas uma rota que passou por asfalto, mata, areia e pela terra para que pudessem desafiar a si mesmos. Policiais e bombeiros militares também participaram. 

O superintendente do Esporte, Hélio Wirbiski, ressalta que eventos de ciclismo sempre recebem uma adesão fora do comum da população que, há tempos, tem mudado seus hábitos para inserir o esporte e a atividade física no seu dia a dia, o que tem se tornado um hábito.

“O pedal em si já é um sucesso entre os veranistas. Nesta edição, tivemos um apoio incrível na organização tanto da Polícia Militar quanto da prefeitura de Pontal do Paraná para fazer o circuito acontecer”, diz. “Inovar, com rotas alternativas que mostram um pouco da história da cidade e que passam por pontos turísticos locais, também valoriza o turismo, e torna o evento, para alguns, inesquecível”. 

Esta etapa de Shangrilá proporcionou aos ciclistas uma rota que segue por uma das ruas mais antigas da cidade, que ligava Pontal do Sul às demais cidades do Paraná, passando, em seguida, pelo local onde encontram-se duas tribos indígenas locais, e finalizando o percurso no rio Guaraguaçu, ainda em Pontal do Paraná. Após chegarem neste ponto, os ciclistas retornaram ao local de saída e completaram os 27 quilômetros de percurso. 

Vindo diretamente de Curitiba, Fernando Jorge conta que sua energia para superar desafios é de família. “Vim com minha filha, Fernanda, e com a minha prima, Cibele, para fechar esse trajeto com as minhas fiéis companheiras de pedal”, diz. 

“Andar de bicicleta tornou-se uma tradição para nós. Dia após dia, e com a consciência dos nossos limites físicos, sempre estamos buscando nos desafiar e aumentar a dificuldade do ato de pedalar ao entrarmos em novas trilhas e rotas diferentes como essa. Isso acaba nos unindo ainda mais no final de cada jornada”, explica a prima Cibele Gunha.

O ciclista Carlos Dagostin, de Matinhos, relata que, após um tempo, conseguiu trazer o filho, Victor Eduardo, para o estilo de vida da atividade física com a bike. “Tem sido muito gratificante para nós ter momentos como esse, juntos, em que podemos nos exercitar ao mesmo tempo em que estreitamos os laços de pai e filho. Agora que o Victor já está nesse mundo das bikes, vai ser difícil sair dele, e isso me deixa muito feliz, principalmente por conta dessa cultura que conseguimos criar”, diz o pai. 

“Uma amiga leva a outra”, diz Renata Valquíria, de Curitiba, que foi convencida pela amiga, Juliana Abreu, de Pontal do Paraná, a participar deste desafio. “Estes eventos que o Governo do Estado tem disponibilizado para todos, sejam eles relacionados à bicicleta ou não, sempre nos motivam a sair de casa e nos exercitar. Mais uma vez, viemos participar e concluímos o circuito cansadas, mas dispostas a voltar sempre que pudermos, pois os benefícios para a saúde são claros”, conta Renata. 

PM E BOMBEIROS – O chefe da 5° Seção do Estado-Maior, major Giuliano Freitas, reforça que a participação das equipes de militares estaduais veio justamente para fortalecer a relação que a comunidade possui com a PM. “É muito importante para o cidadão vir fazer seu exercício físico ao lado dos policiais, ver que todos somos iguais e que fazemos parte da comunidade como um todo. Além disso, temos a chance de mostrar que nossos policiais e bombeiros também encontram-se fisicamente aptos para atuar nas suas atividades diárias, ao mesmo tempo em que criamos um clima amistoso com a população”. 

Confira o cronograma de atividades.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA