Mais de 100 empregados do Serviço Social Autônomo – Paranacidade, vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) -, se reuniram virtualmente para a apresentação de seis projetos realizados para a modernização da própria Empresa e, em especial, para o aprimoramento do SAM (Sistema de Assistência aos Municípios).
Entre os Projetos elaborados estão: “O Sucesso do Cliente; Programa de Avaliação; Escritório de Processos; Estratégia de Comunicação; Sistema de Workflow; e APP Mobile de Medição de Obras”. Ao fim das apresentações, o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini, mostrou a sua satisfação.
“Vocês elaboraram o caminho para uma nova empresa, com sustentabilidade. Aprimoram o que já sabem fazer. Usaram um conceito de maratona, conhecimento agregado, guiado por metodologia segura, que cumpre a estratégia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (o BID III), para andar mais rápido, com a mesma credibilidade, eficácia e eficiência. O SAM é um legado que muito nos orgulha e chegou o momento de ser revigorado”, enfatiza.
Além dos empregados e da diretoria do Paranacidade, também participam da estruturação do trabalho uma equipe de técnicos da Celepar. Entre eles, Rainer Junges, Mauro Sorgenfrei, Marcia Cavalcante e Gisele Rawlik.
OS LÍDERES – Mauro Sorgenfrei lembrou que, a partir de agora, é preciso indicar os líderes de cada Projeto para que sejam implantados. Todos os projetos foram elaborados com o apoio da equipe da Celepar, e desenvolvidos pela metodologia “Project Model Canvas”, de José Finocchio Júnior, que prevê o desenvolvimento de projetos sem burocracia, com simplicidade e agilidade. Dessa visão interna, se passa à externa. Informações externas, coletadas em etapas anteriores, também são consideradas. Foram ouvidos os clientes, em alguns casos, prefeitos.
Cada grupo tinha um coordenador. Com uma visão ampla, um a um, os projetos foram apresentados. “O Sucesso do Cliente” foi coordenado e apresentado pelo coordenador do Escritório Regional de Ponta Grossa, André Cotrin Abdo, que justificou terem trabalhado sobre uma ideia abstrata. Além dessa dificuldade, o tempo para a apresentação foi de apenas 10 minutos para cada um. “O Programa de Avaliação” foi coordenado e apresentado pela analista de Desenvolvimento Municipal, Vera Maria Wendler. Ela explicou que há falta de instrumento de avaliação para melhor orientar decisões. E a equipe usou uma linguagem simples, acessível, vinculada a etapas do processo, relatórios e painéis em busca desse Processo de Avaliação, com o comprometimento de toda a equipe.
NOVAS IDEIAS – O “Escritório de Processos”, coordenado e apresentado pelo advogado Ademir Lopes dos Santos Paz, que disse se tratar de um “retrabalho”. Mas, apesar das dificuldades, riscos, restrições, com planejamento e comprometimento, ele e a equipe prometeram entregar o “Escritório de Processos” no Paranacidade, com novas ideias, até dezembro de 2021. “O próprio Planejamento é um Processo”, argumentou o advogado.
“A Estratégia de Comunicação”, coordenada pela secretária Vera Morais Ferreira, foi apresentada pelo jornalista Nelson Martins, com foco nos clientes, usuários e benefícios. Nelson destacou algumas soluções, como a criação de uma Biblioteca Digital, contendo toda a documentação, fotos e memória do Paranacidade, a aplicação de técnicas de marketing de conteúdo, uma Linha do Tempo na entrada da Empresa, HotSite visual.
O “Sistema de Workflow, coordenado e apresentado pela técnica de TI, Adriana Saldanha Woski, que citou a proposta para um novo Sistema de Informações do Paranacidade, detalhado, eficiente, ágil, mais barato e mais confiável. Mas ela destacou que para o serviço ser tudo isso, “é necessário ter um gerente com dedicação exclusiva”. Este foi o último grupo a ser mostrado. Ao fim dessas apresentações Cabrini foi enfático: “O processo não acabou. Apenas chegamos a uma fronteira e temos de ir avante. E, com todo esse comprometimento dos participantes, tenho certeza de que, no fim de 2022, já teremos uma Empresa Revigorada, muito mais moderna e com um audaz Novo SAM”.