O 30º Rally Transparaná começou oficialmente com a largada da primeira etapa de 2024 em Guaíra. A programação teve início na manhã de sábado (10), com a retirada dos kits no Parque das Marinas, seguida por uma reunião da organização com todas as categorias. E no início da tarde deste domingo (11) os cerca de 300 competidores iniciaram o chamado prólogo, inaugurando mais um ano da competição.
A primeira etapa em Guaíra teve o objetivo de definir as posições de largada para o primeiro trajeto (Guaíra-Umuarama), que será realizado nesta segunda-feira (12) de Carnaval. O início está previsto para 8h, do Parque das Marinas com destino ao Lago Aratimbó, na região Noroeste do Paraná.
O roteiro deste ano inclui sete grandes etapas e pelo menos 114 cidades envolvidas, desafiando pilotos de Rally 4×4, Trilha 4×4, Adventure e Motos a demonstrarem suas habilidades em condições variadas de terreno e clima. Durante a semana, os competidores enfrentarão desafios que os levarão de Guaíra a Guaratuba, passando também por Umuarama, Apucarana, Guarapuava, Castro e Curitiba.
Eduardo Saçaki, o japonês voador, multicampeão de motocross e atual coordenador de Esportes a Motor da Secretaria do Estado do Esporte, afirma muita coisa mudou nessas três décadas, menos a empolgação de todos os envolvidos. “Hoje os competidores têm os equipamentos mais modernos e contam com um investimento maior. Mas essa segue sendo uma competição que mobiliza as pessoas, inclusive motivando o turismo no nosso Estado”, disse.
Além da competição esportiva, o Rally Transparaná também promove valores como solidariedade e preservação ambiental. Entre as ações sociais planejadas estão a entrega de kits de higiene pessoal para mulheres em condição de vulnerabilidade, distribuição de cestas básicas e o lançamento de sementes de mata nativa ao longo da trilha. Alunos da APAE também terão a oportunidade de conhecer os veículos de perto e dar uma volta, proporcionando momentos únicos e inspiradores.
O evento conta com o apoio do Jeep Clube de Curitiba, do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, da Federação Paranaense de Automobilismo, Federação Paranaense de Motociclismo, além de patrocinadores como Itaipu Binacional, Copel e Sanepar.
Fonte: Agência Estadual de Notícias