O Governo do Estado reuniu nesta quinta-feira (28), em Curitiba, representantes das 15 Regiões Turísticas do Paraná e repassou os planos operacionais do setor até 2024. Cada documento destaca os potenciais da respectiva região. Eles foram desenvolvidos pela Paraná Turismo e são instrumentos que visam o desenvolvimento sustentável do setor. A entrega fez parte das atividades do Fórum Paraná Turístico 2026, promovido pela Paraná Turismo e realizado no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná.
As 15 Regiões Turísticas do Paraná são representadas por Instâncias de Governança Regionais (IGR’s). Eros Tozzeto, coordenador da IGR Vale do Pinhão, destacou a aproximação do Governo do Estado, através da Paraná Turismo, com as coordenações locais.
“É um grande salto o que está acontecendo nessa versão do Plano, com o Fórum Turístico. Isso é uma aproximação do Estado com as IGR’s e esse trabalho conjunto é que vai dar uma velocidade maior para o desenvolvimento do turismo no Paraná”, afirmou.
Para a diretora executiva da Adetur Litoral, Patricia Assis, o fórum é o resultado de uma união de esforços para que cada vez mais as regiões tenham visitantes que consumam produtos locais. “Esse é um trabalho de um longo período que, mesmo durante a pandemia, já estávamos executando com o Estado. Isso é fundamental para a sociedade compreender que tem trabalho sendo realizado e quem são esses atores”, disse.
FÓRUM – O fórum integra as ações do Masterplan Paraná Turístico 2026, que oferece um direcionamento estratégico do setor no horizonte de dez anos, iniciado em 2016. O fórum prossegue com ampla programação até esta sexta-feira (29), com palestrantes de renome nacional e internacional, mostra de produtos, arte, artesanato, vídeos, mostra fotográfica.
No hall, uma mandala artística aponta produtos que representam o Paraná e as identidades das regiões turísticas do Estado. “São dois dias em que as pessoas diretamente ligadas ao setor do nosso Estado podem trocar experiências, receber informações e se capacitar para atuar de maneira articulada com o Governo do Estado”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza. “O objetivo é que essas ações conjuntas dentro do Masterplan resultem em geração de emprego e renda”.
O Masterplan, segundo o secretário, além de adotar um modelo estratégico participativo, apresenta uma visão de futuro desafiadora com objetivos e metas a atingir e estratégias de atuação.
Ele foi desenvolvido com a participação de mais de 600 atores do turismo paranaense, com discussão em todas as regiões turísticas do Estado, e tem como resultado o plano orientador das ações a serem implementadas em nível estadual, regional e municipal.
O fórum também é o primeiro encontro presencial, pós-pandemia, com representantes das regiões turísticas.
Para o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, esse momento é fundamental para entender as demandas e as tendências do setor nesse processo de retomada. “Quem conhece o Estado do Paraná são os representantes das regiões. Nos cabe compilar as informações, sentir as dores deles, para então transformar o Estado em um local de destinos turísticos a serem apresentados para o Brasil e para o mundo”, disse.
RETOMADA – A pandemia da Covid-19 apresentou uma característica inédita para o turismo, pois foi a primeira vez em que as atividades do setor foram paralisadas em todo o mundo. Com objetivo de mitigar o impacto socioeconômico desta crise e acelerar a retomada e a recuperação do setor, foi elaborado o Projeto de Retomada do Turismo no Paraná, que é dividido em três etapas.
A primeira delas foi a elaboração dos manuais de conduta segura, que apoiaram e orientaram os empresários para se adequar às medidas de segurança sanitária. A segunda foi o apoio aos produtos e roteiros paranaenses em âmbito regional, dentro de um raio de 200 quilômetros, além da capacitação dos empresários.
Já a terceira etapa foi a conclusão de um convênio com o Ministério do Turismo para a campanha Paraná Para o Paranaense, com vídeos que convidam os paranaenses a conhecerem o próprio Estado, folders para as 15 regiões turísticas, anúncios em revistas e ações potentes de divulgação com a participação ativa na operação Verão Paraná – Viva a Vida, participação em eventos em âmbito estadual e nacional.
Além disso, a Paraná Turismo promoveu a campanha “Paraná, seu Próximo Destino”, que expandiu os horizontes de divulgação com o objetivo de atender ao público nacional e do Mercosul.
Fonte: Agência Estadual de Notícias