A Fundação Araucária (FA) anunciou o investimento de até R$ 2,5 milhões no Programa de Apoio a Periódicos Científicos. O objetivo da iniciativa é apoiar publicações mantidas por instituições de ciência e tecnologia do Paraná, visando sua qualificação, fortalecimento e a consolidação de revistas científicas paranaenses. Também visa incentivar a produção de periódicos que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico, em meio impresso e/ou digital. Os recursos são do Governo do Estado.
A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Araucária, Fátima Padoan, destacou que este investimento reflete o compromisso da Instituição em fomentar a ciência e a inovação, pilares essenciais para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná.
“Este é um investimento fundamental para fortalecer a pesquisa e ampliar a visibilidade da produção acadêmica do nosso Estado. Importante ressaltar que os periódicos científicos são a principal plataforma para disseminar o conhecimento gerado pelas nossas universidades e este edital visa garantir a qualidade e a sustentabilidade destas publicações”, disse.
Cada periódico poderá receber o fomento de até R$ 11.700,00. Fátima salientou ainda que, com o apoio, a Fundação Araucária também busca promover a ciência aberta. “Democratizando o acesso ao conhecimento e ampliando a projeção nacional e internacional das pesquisas realizadas aqui no Paraná”, observou.
O presidente do Conselho Paranaense de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG), Mauro Ravagnani, enfatizou que o programa contribui para a qualificação e fortalecimento das revistas científicas mantidas pelas universidades paranaenses.
“Nós do CPPG entendemos que é uma grande estratégia para aumentar a produção científica no Paraná qualificando nossas revistas e dando, aos nossos pesquisadores, mais alternativas para publicarem os resultados dos seus trabalhos”, afirmou o presidente.
O prazo para submissão de propostas é até 17 de outubro e a divulgação do resultado ocorrerá a partir de 10 de dezembro. Todas as informações estão disponíveis no site da Fundação Araucária, em Programas/Programas Aberto.
Fonte: Agência Estadual de Notícias