InícioPARANÁEspaço Cultural BRDE reabre com novas exposições

Espaço Cultural BRDE reabre com novas exposições


O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões anunciou nesta segunda-feira (22) sua reabertura ao público com a exposição “O que resta”, da artista Teca Sandrini, individual com oito pinturas, dois desenhos, três esculturas em mármore e um voil que convidam o espectador para um universo de detalhes.

O espaço reabre adotando um plano gradual de volta ao atendimento presencial.

Nas palavras da crítica de arte Maria José Justino, que assina a curadoria da exposição, o trabalho de Teca “é inseparável de sua existência” e os papéis de criadora e criatura se confundem constantemente. “As retinas fatigadas de Sandrini prosseguem executando a sua reforma doméstica. A pintura continua passional, dramática, brutal, moldada quase que exclusivamente pela cor, que inscreve, no branco da tela, traços cruéis e fortes”, escreve Justino em seu texto “Teca Sandrini, água de todas as possibilidades”.

Estela Sandrini é formada em pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e tem especialização em Antropologia Filosófica pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou no ateliê do professor Juan Carlo Labourdette, em Buenos Aires (Argentina), e no Maryland Institute of Art, nos Estados Unidos. Entre 2011 e 2017, foi diretora cultural do Museu Oscar Niemeyer. Participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior e possui obras em importantes acervos institucionais. 

A exposição foi selecionada pelo Programa de Artes Visuais do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões e foi viabilizada por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da Ademilar Consórcio de Imóveis. A exposição conta com um formato híbrido de atividades, com uma programação online para ser acessada nas redes sociais do Espaço Cultural. As visitas presenciais devem ser agendadas pelo site www.brde.com.br/palacete.

A partir de 1° de março, “Mãe, mar”, exposição da artista Livia Fontana, será apresentada na Sala da Torre, antiga cozinha da fase de moradia do Palacete. O trabalho realizado por Livia é uma reflexão sobre a fotografia na sociedade contemporânea, a partir de uma poética crítica que envolve a manipulação de imagens antigas e atuais, que partem de apropriações e acontecimentos da internet. “É uma exposição sobre a vida cada vez mais vigiada, o imperativo de representar e a impossibilidade de desconexão”, diz Amélia Correia. A exposição aborda essa temática a partir da evolução dos usos da fotografia, como em sua série “Loading”, que lida com o estado de ansiedade de imagens que ainda não se formaram. Amélia Correia assina o texto crítico da mostra.

O tema da erva-mate também estará presente na programação, com a exposição “Narrativas e poéticas do mate”, que integra o programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação, uma iniciativa de cooperação institucional idealizada pelo Museu Paranaense e pelo Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões. O programa tem como objetivo incentivar a pesquisa em acervos, estimular novos recortes curatoriais e proporcionar a ampliação de públicos com a circulação de acervos de Curitiba. A primeira iniciativa nesse sentido foi fomentar pesquisas sobre acervos relacionados à erva-mate, buscando amplificar as percepções sobre o patrimônio ervateiro a partir da perspectiva histórica, antropológica, artística e cultural. “Narrativas e poéticas do mate” apresentará um conjunto de rótulos ervateiros provenientes do acervo do Museu Paranaense, uma sala botânica, além de obras do artista Alfredo Andersen relacionadas à erva-mate. Durante a exposição, a Sala da Torre receberá a instalação “O verde é o verde”, da artista Eliane Prolik.

PALACETE DOS LEÕES – Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Oferecendo uma programação gratuita, realiza exposições e atividades relacionadas à arte contemporânea, arquitetura, história e patrimônio cultural. Sua programação contempla um programa de mostras temporárias de artistas nacionais e de exposições em parceria com outras instituições culturais. 

SERVIÇO

Exposição “O que resta” – Teca Sandrini.

Com curadoria de Maria José Justino

Período expositivo: de 22 de fevereiro até 31 de março.

Local: Salas 1 e 2.

Exposição “Mãe, mar” – Livia Fontana.

Com texto de Amélia Correia.

Período expositivo: de 1° a 31 de março.

Local: Sala da Torre.

Exposição “Narrativas e poéticas do mate”.

Programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação / Em parceria com o Museu Paranaense.

A partir de 12 de abril, por todo o Palacete.

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões – Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória – Curitiba/PR.

Entrada gratuita

Horário de visitação: horários variados, de segunda a sexta, somente mediante agendamento: www.brde.com.br/palacete.

Os horários para agendamento são semanais e abertos às quintas-feiras, a partir de 14h.

VISITA SEGURA – Em sua reabertura, o Palacete adotou o agendamento das visitas. São obrigatórios o uso de máscara durante todo o período no Palacete, a medição da temperatura corporal, seguir as regras de distanciamento social, entre outras medidas. Mais informações podem ser encontradas no site www.brde.com.br/palacete e nas redes sociais @EspacoCulturalBrde.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA
kaisarlangit77 Patriot88 Patriot88 Patriot88 Patriot88 Patriot88 kaisarlangit77 kaisar langit 77 Patriot88 Patriot88 Rtp Patriot88 Situs Slot Gacor Situs Slot Gacor Patriot88 Patriot88 Patriot88 Situs Toto Togel 4D Patriot88 Patriot88 Patriot88 Patriot88 Slot77 Patriot Slot77 Patriot88 Patriot88 Patriot88 Patriot88 slot gacor Micin88 Patriot88 Patriot88 kaisarlangit 77 Patriot88 kaisarlangit77 kaisarlangit77 kaisarlangit77 kaisarlangit77 kaisarlangit77 kaisarlangit77 mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways mahjong-ways