InícioPARANÁDisque-Coronavírus da UEL e prefeitura de Londrina tem 41 mil atendimentos em...

Disque-Coronavírus da UEL e prefeitura de Londrina tem 41 mil atendimentos em 15 meses

O Disque-Coronavírus, implantado em parceria pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a prefeitura do município, contabilizou 41.396 atendimentos no período de março de 2020 até o mês de junho de 2021. O serviço presta orientações e informações a respeito da Covid-19 em Londrina.


Os dados levantados pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) da UEL, apontam que, nos últimos cinco meses, o Disque-Coronavírus registrou uma média de 3.363,2 ligações mensais. Além disso, o relatório aponta que, de março a junho de 2021, a maior parte das ligações foi para obter resultado de exames e, na sequência, receber informações sobre cadastramento e agendamento de vacina.




ORIENTAÇÕES – Os atendimentos também prestam orientações sobre os cadastros prévios para vacinação, atestados, Unidades de Saúde de referência para atendimento presencial, locais para entrega de envelopes de cadastro e sana dúvidas diversas envolvendo sintomas de Covid-19, vacinas, decretos, isolamento, intervalo entre vacinação de gripe e Covid-19, números telefônicos de outros serviços de interesse.


Segundo a pró-reitora da Proex, Mara Solange Gomes Dellaroza, desde o início deste ano, as ligações sobre vacinação e sobre cadastramentos aumentaram. “Junto aos canais de comunicação criados com a prefeitura, auxiliamos e direcionamos as dúvidas e problemas de cadastro que foram surgindo, de monitorar, agendar e cadastrar para a vacina contra Covid-19 a população que não tem facilidade de acesso ao Portal da Prefeitura. Também mantemos um canal ativo pelo e-mail [email protected] para ajudar no cancelamento e possível correções ou alterações no cadastro”, explicou.




ATENDIMENTO – Por meio do Disque-Coronavírus qualquer pessoa com sintomas gripais ou respiratórios pode ligar para o número 0800-400-1234 (opção 1), e será atendida por acadêmicos da área de saúde. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h .


Atualmente, por meio do serviço, é possível ser orientado quando ao uso do aplicativo de consulta por teleatendimento a saúde, caso o paciente tenha sintomas de Covid-19, além de orientações sobre medidas de prevenção e cadastro para vacinação.


Para obter o resultado de exames colhidos na rede municipal o usuário deve ligar no 0800-400-1234 e escolher a opção 3, que direciona para a Central de Resultado de Exame de Coronavírus.


O Disque-Coronavírus também oferta apoio psicológico à população, por meio de profissionais de Psicologia que atendem das 7 às 19 horas, também de segunda-feira a sexta-feira. As ligações para o 0800-400-1234 são gratuitas e podem ser feitas de telefone fixo ou celular.


Londrina também oferta o chat inteligente Corona AI. Por meio de sistema automatizado com mensagens instantâneas, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e obter informações, seguras e confiáveis, referentes ao coronavírus. A plataforma digital funciona 24 horas, no site – CORONAAIUEL.


 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA