Curitiba será a sede de dois eventos simultâneos da Associação Internacional de Água (IWA, na sigla em inglês): 17ª Conferência de Sistemas de Água e Esgoto de Pequeno Porte (SWWS) e 9ª Conferência de Saneamento Orientada a Recursos (ROS). Os eventos mundiais ocorrem pela primeira vez de forma simultânea na América Latina.
Cientistas, profissionais, empresários, acadêmicos e pesquisadores vinculados à indústria da água de dezenas de países se encontram na capital paranaense entre 10 e 14 de novembro. Apresentações orais, painéis e mesas redondas serão no Centro de Eventos do Sistema Fiep, Campus da Indústria, e as visitas técnicas, em unidades da Sanepar e da Prefeitura de Curitiba. Inscrições ainda podem ser feitas pessoalmente no evento.
As conferências são organizadas pelos Grupos de Especialistas da IWA, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estações de Tratamento de Efluentes Sustentáveis (INCT-ETEs Sustentáveis) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).
A Agência da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), a Global Water Intelligence (GWI), a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), o Consulado dos Países Baixos, a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), a Itaipu Binacional, o Curitiba Convention & Visitors Bureau e o Climatempo são parceiros da iniciativa.
As conferências concentram-se em questões globais e regionais atuais, com o intuito de promover a inovação e desenvolver tecnologias e suas aplicações para abordar soluções para os desafios inerentes ao saneamento ambiental sustentável, notadamente buscando a universalização dos serviços de água e esgoto para a população.
“Cada tema foi pensado e planejado para criar discussões relevantes e contemporâneas, reunindo perspectivas de lideranças e profissionais com notório conhecimento no cenário internacional, todos comprometidos com a pauta da universalização dos serviços de água e esgoto em bases sustentáveis”, comenta o engenheiro e especialista da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, presidente do Comitê de Programa Internacional dos eventos.
“Trabalhar em equipes multidisciplinares, pensando de forma inovadora e ousada, é fundamental para elaborar soluções criativas que possam ser implementadas visando a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a gestão integrada dos recursos naturais e a geração de valor para a sociedade”, ressalta.
PROGRAMAÇÃO – A cerimônia de abertura será no domingo (10), a partir das 17 horas. Na segunda-feira (11) as apresentações iniciam às 8h30, com painéis e mesas redondas a partir das 10h30 e sessões orais e de pôsteres a partir das 14 horas. Na terça-feira (12), as sessões serão das 8h30 às 18 horas e, simultaneamente, ao longo do dia haverá visitas técnicas.
Nas dependências da Sanepar serão realizadas as seguintes visitas: Usina Sanepar de Bioenergia e a Estação de Tratamento de Esgoto Belém, primeira do País a usar lodo de esgoto e resíduos orgânicos simultaneamente para geração de energia renovável; práticas sustentáveis e soluções baseadas na natureza na Bacia do Miringuava; Estações de Tratamento de Esgoto Passaúna, Padilha Sul e Atuba Sul; Mananciais da Serra, onde se encontra o primeiro sistema de reservação e distribuição de água da Sanepar; Centro de Controle Operacional da Sanepar; Laboratório Central da Sanepar; e o Museu Planeta Água, instalado na primeira Estação de Tratamento de Água do Paraná. Também será visitado o Aterro da Caximba, que abriga uma pirâmide solar e um sistema de wetlands para tratamento de chorume.
Ainda na terça, ocorrem as mesas redondas e o segundo Workshop Regional da América Latina do Grupo de 300 Líderes de Água, fechado aos membros do grupo. Na quarta (13) e na quinta-feira (14) seguem-se as apresentações orais e de pôsteres. Além da exposição de trabalhos e artigos, todos os dias haverá uma palestra nos períodos da manhã e da tarde com especialistas do setor. A programação completa do evento está disponível no site da Conferência.
IWA – A International Water Association (Associação Internacional da Água) é uma organização autônoma sem fins lucrativos e um centro de conhecimento para o setor. Trata-se de uma rede que conecta profissionais e empresas na busca de soluções para os desafios hídricos do mundo e de gestão da água de forma sensata, sustentável e equitativa.
A IWA reúne profissionais extremamente capacitados de mais de 140 países. É a maior comunidade de associados do setor hídrico global e referência internacional para a indústria de água e saneamento, orientada para a ciência e com a publicação ordinária de 12 revistas científicas e mais de 40 livros por ano pela IWA Publishing.
Fonte: Agência Estadual de Notícias