Quem está construindo e precisa pedir a ligação de energia elétrica agora tem uma opção para agilizar o processo de vistoria da entrada de serviço. A conferência, necessária para garantir a segurança das instalações, pode ser feita com base em fotos encaminhadas pelo cliente, junto com a solicitação. Desta forma, a equipe de campo visita o imóvel diretamente para fazer a ligação, sem a necessidade de realizar a etapa anterior presencialmente.
A opção é válida para todos os domicílios atendidos em baixa tensão e que tenham entrada de serviço individual, ou seja, sem a formação de condomínio. Na vistoria, verifica-se o atendimento às normas estabelecidas para o funcionamento do sistema elétrico.
Ao solicitar a ligação pelo site da Copel, basta que o cliente anexe cinco fotos, mostrando a numeração predial, o poste da Copel e o postinho da entrada de serviço, o posicionamento da caixa de medição, a caixa tampada e o seu interior.
O site da Copel foi reformulado há cerca de um ano, com o objetivo de facilitar a experiência do cliente no acesso a serviços. Hoje, a página é a principal porta de entrada das solicitações de atendimentos pela distribuidora de energia, com quase um milhão de acessos mensais.
A reformulação facilitou o acesso aos serviços mais procurados, simplificou a linguagem e descomplicou a solicitação de informações e atendimentos. Em termos de volume de pedidos, o site www.copel.com recebeu 34% de todas as solicitações encaminhadas para a Copel ao longo do primeiro trimestre deste ano, seguido pelo aplicativo para celulares, com 32%. O atendimento telefônico e os escritórios presenciais aparecem atrás, com 7% cada.
Entre as ações adotadas ao longo do último ano, estão a substituição do e-mail como forma de comunicação pelos formulários online, a organização de informações e links para serviços e a elaboração de orientações breves em linguagem acessível para que o cliente já possa preparar a documentação necessária, antes de abrir sua solicitação.
SEGUNDA VIA – A campeã em volume de solicitações é a segunda via da conta de luz. O serviço, gratuito pelo site e pelo aplicativo, indica que os clientes extraviam com frequência a fatura impressa – são, em média, 300 mil pedidos por mês. A solução para evitar o transtorno pode estar na troca da conta no papel pela versão enviada por e-mail.
A fatura digital fica no histórico de e-mails e pode ser facilmente recuperada, inclusive para comprovação de endereço. A escolha por essa modalidade de entrega pode ser feita pelo site copel.com, na opção disponível logo na primeira página.
Além de beneficiar o meio ambiente, cada adesão à conta por e-mail e ao débito automático contribui com a campanha Fatura Solidária, através da qual a Copel faz doações para o combate à Covid-19 no Paraná. Em abril, o fechamento de um resultado parcial da campanha garantiu a doação de 10 respiradores de leito e 11 ventiladores de beira de leito para auxiliar pacientes atendidos pela rede pública de saúde.
Fonte: Agência Estadual de Notícias