- PUBLICIDADE -

PARANÁ

Com ação especial, Projeto Paradesporto nas Cidades começa neste sábado

Publicados

em

O programa Paradesporto nas Cidades começa neste sábado (16), às 14h, no Ginásio Gurizão, em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba. O local receberá uma ação especial: o amistoso entre os Titans (Pinhais) e o Leões do Iapó (Castro), do basquete em cadeira de rodas. A iniciativa será em parceria com a Secretaria de Esportes e Juventude de Fazenda Rio Grande.


O Paradesporto nas Cidades, iniciativa de Paraná Esporte, é uma das ações de fomento ao esporte para pessoas com deficiência, que incluem a implementação de equipamentos, com cadeiras de rodas, kits multimodalidades paradesportivas e capacitações.


PROGRAMA – O Paradesporto nas Cidades está alinhado ao Plano Paraná Mais Cidades (PPMC), que foi instituído pelo Governo do Estado com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos municípios paranaenses, sendo implementado pelas secretarias e autarquias em suas respectivas áreas de atuação. Por meio do PPMC, em 12 municípios já foram entregues 160 kits de cadeiras de rodas para a prática do basquete, tênis, handebol e rúgbi.




Leia Também:  Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 37 milhões

“Escolhemos, inicialmente, as cidades em que atendemos com o programa Paraná Mais Cidades com o incentivo através do fornecimento de cadeira de rodas. É um evento para contemplar o Dia do Paradesporto. Serão várias vivências e atividades paralímpicas. Teremos atletismo, esgrima, paraciclismo, além de um amistoso de basquete com duas cidades contempladas com o projeto Paraná Mais Cidades”, destacou o assessor regional de Paradesporto, Moisés Batista.


PARADESPORTO EM NÚMEROS – Na última década, o Governo do Paraná, por meio do Programa Geração Olímpica – patrocinado exclusivamente pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) – concedeu 1.136 bolsas para atletas de 18 modalidades paralímpicas. É o maior incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta em nível estadual.


No Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), 14 projetos paradesportivos já foram contemplados, se somadas as edições de 2018 e 2019. Na edição atual, Edital 2020, passaram pela fase de habilitação 19 projetos que concorrem, tendo ainda as etapas de Análise Técnica e de Mérito e a de Aprovação de Projetos pela frente.

Leia Também:  Segurança retira veículos do pátio da Delegacia Alto Maracanã




Outro legado importante é a criação dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps). Realizados desde 2012, é disputado em etapa única e conta com cerca de 2 mil competidores e dirigentes (números de 2019), com 17 modalidades em disputa, um crescimento de 100% em relação à adesão na primeira edição.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Propaganda
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA