- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
InícioParaíbaEscola Estadual faz ação solidária de Natal e homenageia alunos

Escola Estadual faz ação solidária de Natal e homenageia alunos


Um evento realizado pela Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Daura Santiago Rangel (Ecit) e a ‘Rádio Escola Nas Ondas do Daura’ mesclou uma ação solidária de Natal, com a distribuição de cestas natalinas para os estudantes, e o reconhecimento aos esforços dos que, mesmo com todas as dificuldades e desafios do ensino remoto em tempos de pandemia, superaram com êxito as atividades escolares. 

O evento, que foi rápido e aconteceu ao ar livre no pátio da Escola, localizada no bairro José Américo, em João Pessoa, contou com todos os cuidados necessários, cumprindo com as normas sanitárias do protocolo sobre a pandemia da Covid-19, como, por exemplo, o uso obrigatório de máscara, distanciamento, número agendado e reduzido de alunos e pais e a disponibilidade do álcool em gel a 70%.

Para a professora de Sociologia e coordenadora do Projeto da Rádio Escola, Acsia Lino de Alencar, a equipe da Rádio Escola encarou o desafio de encerrar este ano “marcado por tantas perdas, por lutas e dificuldades no campo pedagógico com uma ação de solidariedade e, ao mesmo tempo, de reconhecimento por superações”, declarou.

Segundo Acsia, a equipe da Rádio Escola e a gestão escolar planejaram um evento que mesclasse meritocracia sem deixar de lado a ação solidária. “Premiamos os alunos mais dedicados nas atividades acadêmicas em todos os bimestres, mas não nos esquecemos daqueles que passam por privações e dificuldades financeiras ao comprar o kit natalino. Enfim, o evento foi profundamente pedagógico para toda a equipe. O cartão natalino, que entregamos a cada aluno, expressou isso. Ver o sorriso nos rostos dos estudantes e de suas famílias por esse pequeno gesto mostra o quanto é pedagógico o exercício do doar”, comentou Acsia.

Uma das protagonistas da equipe da Rádio Escola Nas Ondas do Daura, do 9º ano do Ensino Fundamental, Larissa Raiane, que teve ótimo desempenho acadêmico durante todo o ano letivo e participou da organização do evento, revelou que o objetivo inicial era contemplar os alunos mais exitosos, como forma de trazer motivação em meio às dificuldades. “A sensação é de felicidade e de mais um dever cumprido”, reforçou Larissa.

Esforço recompensado – Para Rosicleide Alves da Silva, mãe de Larissa, “ter mais uma premiação e reconhecimento da escola à sua filha é muito importante. Vejo que ela é muito dedicada e se esforça para responder todas as atividades. Isso prova que a sua dedicação não foi em vão. Ao contrário, tem sido gratificante mais ainda este ano, pois ganhou diversas premiações como aluna”, comentou.

Superação exemplar – Destaque por sua dedicação exemplar nas atividades durante todo o ano, mesmo diante de inúmeras dificuldades de acompanhar o ensino remoto, foi também Rosilene Olegário, de 17 anos. Ela está concluindo o ensino médio e recebeu, por mérito, o certificado de aluna de alto rendimento. Rosilene conta que passou por um dos momentos mais difíceis em sua trajetória estudantil, quando o ensino migrou do presencial para o remoto. Para acompanhar e fazer as atividades, ela tinha apenas um celular e uma internet instável.

“Foi um ano muito difícil. A internet caía e tinha de esperar. Sem computador, fazia tudo do celular mesmo. Às vezes era difícil porque algumas coisas só abriam pelo computador, mas tentava até conseguir. Enfim, com fé em Deus, eu acreditei que poderia conseguir, por isso não desanimei, continuei meus estudos focando sempre em aprender cada dia mais e na esperança de dias melhores. Fiquei surpresa com esse convite da professora Acsia para ser homenageada”, revela a estudante, que vai fazer as provas do Enem em janeiro 2021 pensando em Medicina.

A costureira Otília Olegário, de 57 anos, mãe de Rosilene, confessa com orgulho a dedicação da filha durante a pandemia. “Ela nunca repetiu um ano e sempre foi estudiosa. Com esse convite da Escola em homenageá-la fiquei muito alegre”, declarou.

Para o diretor da Ecit Daura Santiago Rangel, André do Egito, “o evento foi um dos momentos mais importantes do ano da Escola, pois podemos chamar de culminância. Acredito que este evento veio para ficar na escola no mês de dezembro como mais um estímulo ao esforço daqueles que buscam, por meio da disciplina do estudo, chegar mais longe profissionalmente”, apontou.

Destaque em premiações no ano – Segundo André, reencontrar alunos “para entregar certificado por seu bom desempenho acadêmico ao longo de um ano letivo tão desafiador e complicado foi algo muito gratificante. Isso foi perceptível no olhar deles e dos pais, por isso não poderíamos ter uma culminância melhor do ano. Quero agradecer especialmente à professora Acsia Lino, que coordena a equipe da Rádio Escola da Ecit Daura Santiago, que teve um ano marcante de premiações como a do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’. A Ecit Daura Rangel, na verdade, foi a única escola estadual premiada com dois projetos da Afrafep do Estado e isso nos orgulha em fazer projetos  relevantes”, declarou.

A estudante Jamily Paula de Oliveira, do 2º ano do ensino médio, classificou a realização do evento como “uma ótima iniciativa. Fizeram com que cada aluno se sentisse privilegiado e elogiado este ano, até porque não foi um ano fácil. Sou muito grata pela atitude da Rádio Escola e da direção”, comentou a estudante que ganhou certificado e o kit.

Ensino integral ampliou aprendizagem – Para Ana Paula Ferreira dos Santos, aluno do 3° ano do ensino médio, que estuda há sete anos na Escola Estadual, ganhou certificado junto com a sua irmã, Maria Eloíza Ferreira dos Santos, disse que houve mudanças significativas nos últimos anos de ensino integral da Escola. “Não estou falando apenas da estrutura física da escola, mas do estudo em si, dos ensinamentos e das atenções dos professores para com os alunos. Sabemos que este ano foi um tanto complicado e que nem todos os alunos estiveram 100% no ensino remoto, por conta da pandemia e questões pessoais, mas as pessoas que realmente conseguiram e se esforçaram tiveram o prazer de serem reconhecidas este ano e eu fui uma delas”, confessou.

Para Ana Paula, o reconhecimento “pelos esforços de alguém é uma das virtudes mais incríveis que se pode ter e foi isso que a professora Acsia juntamente com a equipe do Daura pôde fazer pelos alunos destaques do ano de 2020. Para nós, alunos, não foram apenas kits e certificados, e sim o reconhecimento e a satisfação de poder fazer parte de uma comunidade escolar que admira e demonstra tamanho orgulho de terem alunos prestativos e atenciosos, mesmo estando em um ano complicado”, finalizou a estudante, que representou no evento todos os alunos de destaque do ano e dos formandos do 3º ano do ensino médio da Ecit Daura Santiago.

Fonte: Governo PB

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
MAIS LIDAS DA SEMANA