- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
InícioParaíbaAesa divulga previsão climática para o primeiro trimestre de 2021

Aesa divulga previsão climática para o primeiro trimestre de 2021


A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) divulgou o prognóstico climático para o primeiro trimestre de 2021 na Paraíba. A previsão é de que as chuvas ocorram dentro da normalidade, ou seja, de janeiro a março os índices pluviométricos devem ficar próximos da média histórica.

Na região do Litoral a média histórica para o próximo trimestre é 354 milímetros. No Brejo, 276 milímetros. Agreste, 198 milímetros. Cariri/Curimataú, 204 milímetros. Sertão, 385 milímetros e Alto Sertão, 480 milímetros. Os meteorologistas consideram como faixa de normalidade da pluviometria uma variação de até 25% (para mais ou menos) nestes valores.

A previsão foi realizada em conjunto por especialistas em meteorologia da Aesa, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os meteorologistas analisaram as condições climáticas durante a reunião virtual “Análise climática para o Nordeste”.

Semiárido – O primeiro mês do ano inicia a pré-estação chuvosa no semiárido paraibano e os meses de fevereiro e março fazem parte do início do período mais chuvoso das regiões Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú. De acordo com o prognóstico climático emitido pelo Aesa, “a configuração das condições oceânico-atmosféricas globais, bem como o resultado de modelos de previsão climática de instituições nacionais e internacionais, indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem dentro da faixa de normalidade”, nestas regiões.

O prognóstico climático completo está disponível no site aesa.pb.gov.br . Na página também estão disponíveis as previsões climáticas diárias para todas regiões paraibanas. Também é possível conferir a situação dos 134 açudes monitorados pelo Governo do Estado e as cidades onde mais choveu este ano na Paraíba.

Fonte: Governo PB

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
MAIS LIDAS DA SEMANA