InícioParáWebnário promovido pelo Procon Pará discute direitos do consumidor em tempos de...

Webnário promovido pelo Procon Pará discute direitos do consumidor em tempos de pandemia


No Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculada à Secretaria de Justiça e Diretos Humanos, realizou um webnário que discutiu os direitos e deveres do consumidor em tempos de pandemia, principalmente agora, que a região metropolitana de Belém está em lockdown.

A abertura do seminário online foi feita pelo secretário adjunto da Sejudh, Valber Milhomen, que reforçou a importância do Procon Pará na defesa e direitos do consumidor. “Nós, na condição de Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, precisamos ressaltar a importância das legislações que regulam o direito e defesa do consumidor”, disse.

O diretor do Procon Pará, Luiz Cavalcante, ressaltou que, mesmo com a pandemia, a Diretoria continua realizando atendimentos. “Nossas equipes estão nas ruas realizando fiscalizações e continuamos, mesmo que de forma diminuída, fazendo atendimentos pela defesa do consumidor”, afirmou.

O evento contou também com a participação da defensora pública que coordena o Núcleo de Defesa do Consumidor, da Defensoria Pública do Pará, Luciana Rassy.

Números

Segundo Luiz Cavalcante, durante a pandemia, os consumidores estão mais atentos aos seus direitos. “Ao todo, foram realizadas 23.621 ações em todo o Pará, número que só foi alcançado porque os Procons municipais estavam atendendo a população de forma efetiva”, frisou. Em se tratando de fiscalizações, mais de 1.600 foram feitas pelas equipes do Procon em 2020.

“Pretendemos ampliar as parcerias com municípios e outras instituições, como a Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e entidades civis ligadas ao direitos do consumidor”, disse Luiz Cavalcante, sobre a importância da atuação estratégica entre os órgãos que atuam na defesa do consumidor.

Pandemia

A coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor, da DPE, Luciana Rassy, explicou que os consumidores devem estar atentos ao seu direito. “Um dos primeiros serviços que consideramos essencial é a energia elétrica. O Decreto 1.311, de 8 de fevereiro de 2021, prevê a suspensão do corte quando certa região estiver em bandeiramento preto”, lembrou.

O webnário pode ser visualizado no canal da Sejudh no YouTube.

Serviço:

Por conta da suspensão das atividades, em função do lockdown, o Procon Pará está com as atividades presenciais suspensas. Outros canais de denúncia são os números (91) 3073-2824 / 151 – Email: proconatend@procon.pa.gov.br.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA