InícioParáTerPaz certifica moradores da Cabanagem em curso de Assistente Administrativo

TerPaz certifica moradores da Cabanagem em curso de Assistente Administrativo


Em tempos de difíceis adaptações em função da pandemia da Covid-19, as ações do Territórios Pela Paz (TerPaz), continuam levando benefícios para os moradores dos bairros de atuação do programa. E na manhã desta terça-feira (02), alunos do curso de Assistente Administrativo, receberam seus respectivos certificados de conclusão. O evento de encerramento da capacitação aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem, em Belém. 

“Essa é uma ótima oportunidade que o projeto proporciona para os moradores aqui do bairro da Cabanagem, muitos pais de alunos da Escola, participaram do curso’’, afirmou a diretora da Escola José Valente Ribeiro, Ivanilda Vieira. 

O curso profissionalizante foi ofertado pela Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para os moradores dos territórios acolhidos pelo TerPaz.

“Com a pandemia tivemos que reduzir o número de alunos e as aulas foram divididas em duas partes, uma presencial e a outra, por vídeo aula, obedecendo todos os protocolos de segurança’’, informou a titular da Câmara Técnica de Seduc, Luana Sarah.

O curso recebeu inscrições de pessoas da comunidade LGBTQI+, a exemplo de mulheres desempregadas, caso da aluna Eliane Souza, que é dona de casa e mora no bairro da Cabanagem, há 12 anos. ‘’Eu estou desempregada desde 2012, com a pandemia o emprego ficou ainda mais escasso, mas tenho certeza que com esse certificado de Assistente Administrativo, as minhas chances vão aumentar’’ afirmou Eliane Souza.

Essa foi a primeira vez que o curso foi ofertado e beneficiou 43 alunos dos bairros da Cabanagem, Terra Firme, Icuí Guajará e Jurunas. Foram 160 horas de qualificação. “Durante a capacitação os alunos aprenderam rotinas administrativas com conteúdos de fundamentos de informática, manipulação de arquivos em programa editor de texto, também, sobre fundamentos de Recursos Humanos, entre outras rotinas’’, relatou o gerente Executivo de Educação Profissional do Senai, Davis Siqueira.

Moradora há 17 anos do bairro da Cabanagem, Dayane Pompeu já trabalha como auxiliar de Tesouraria. ‘’O curso foi muito bom, e veio para agregar ainda mais no meu trabalho’’, ressaltou a aluna.

O certificado do curso tem validade em todo o País. A previsão é de que em abril deste ano, seja formada outra turma de Assistente Administrativo e também há a possibilidade de implantação de um novo curso, o de Gestão e Construção Civil.     

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA