InícioParáTécnicos da Sespa acompanham obras para instalação de mais 28 leitos de...

Técnicos da Sespa acompanham obras para instalação de mais 28 leitos de UTI em Parauapebas


No município de Parauapebas, na região Sudeste, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa) acompanhou na tarde desta terça-feira (16) as obras de ampliação de leitos exclusivos para pacientes de Covid-19 no Hospital Municipal. A parceria do governo do Estado com a prefeitura e a mineradora Vale acrescentará mais 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender a demanda da região.

“Estamos visitando os municípios e verificando quais são os maiores obstáculos que impedem de abrir leitos ou que estejam impedindo o paciente de conseguir um rápido acesso aos leitos. Nós estamos ampliando nossa rede, com a abertura de 500 leitos ainda esta semana, e contamos com o apoio de muitos municípios”, ressaltou o secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz.

O Hospital Municipal de Parauapebas conta com 40 leitos para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo 25 leitos clínicos e 15 de UTI. A expectativa é que os 28 novos leitos de UTI possam ser oferecidos ainda no início de abril.

Suporte – O aumento do número de leitos visa também dar suporte aos demais municípios da região Sudeste. “O entorno dessa cidade abrange os municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado (Eldorado do Carajás). Muitos pacientes chegam as nossas unidades de saúde. Para não sofrer a pressão no sistema de saúde temos que unir forças com o governo do Estado e com a mineradora Vale para enfrentar esse momento pandêmico que vivemos e salvar vidas”, ressaltou o secretário municipal de Saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras.

O governo do Estado continua reforçando as ações de combate à pandemia no Sudeste. A comitiva da Sespa segue nesta quarta-feira (17) para os municípios de Conceição do Araguaia e Redenção, ambos na região Sul, onde continuará verificando as necessidades de cada município e discutindo estratégias para manter o atendimento à população.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA