Quarta-Feira, 16 de Abril de 2025
InícioParáSetur lança campanha sobre presença da mulher na área do turismo

Setur lança campanha sobre presença da mulher na área do turismo


Neste mês de março, que celebra o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) lança uma campanha de conscientização acerca da figura da mulher na área do turismo nas redes sociais. A iniciativa tem como objetivo principal propor uma reflexão sobre a desigualdade de gênero e incentivar o debate de questões específicas sobre a mulher nesse setor econômico, seja como empreendedora, colaboradora, pesquisadora ou turista.

A campanha vai ao encontro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), traçados para transformar o planeta em um lugar mais justo para as próximas gerações, e tem relação direta com a ODS 5: Igualdade de Gênero. 

“O objetivo da ação é trazer uma chamada para o debate. O dia 8 de Março é, por si só, de muita luta e reflexão. Então, a gente aproveitou esse tema central para usar como gancho no nosso mercado do turismo paraense”, afirma a coordenadora de Marketing – Promoção da Setur, Rhuanne Pereira

Ela explica que entre os aspectos abordados estão a presença das mulheres em empresas do setor; dificuldades enfrentadas por mulheres que viajam sozinhas; turismo sexual e a mulher como atrativo; como o turismo pode apoiar a diminuição das desigualdades de gênero e tendências de mercado no contexto pós-pandemia.

Maior empregador – De acordo com a ONU, as mulheres representam 66% da força mundial de trabalho. No Brasil, o turismo é o mercado que mais emprega, com cerca de 6 milhões de trabalhadores, e os dados do Cadastur (cadastro de prestadores de serviços turísticos elaborado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo das 27 unidades da Federação) mostram que 53% das vagas de trabalho no turismo nacional são ocupadas por mulheres. Além de estarem em maior número no mercado, as trabalhadoras do turismo brasileiro mostram elevado nível de qualificação formal: 36% têm curso superior completo, 32% possuem pós-graduação, 14% já concluíram mestrado e 5% têm doutorado.

Para Eline Lhamas, consultora em Alimentos & Bebidas de restaurantes terceirizados em hotéis, as mulheres estão presentes em todos os setores da hotelaria de forma expressiva e ocupando cargos de chefia de departamento com bastante frequência.

Entretanto, ela questiona essa presença na cúpula diretiva das corporações e condições salariais equivalentes. “Ocupamos gerências de setores, como RH (Recursos Humanos), Compras, Vendas, Reservas, Recepção, Governança, A&B e Financeiro. Muitas já conquistaram, e desenvolvem com muita habilidade, a Gerência Geral. Porém, infelizmente os cargos de Diretoria nas grandes redes ainda são, em sua maioria, ocupados por homens. Salário é outro ponto ainda não equiparado. Como turistas, seja de lazer, seja de negócios, a presença da mulher é expressiva”, reitera Eline Lhamas.

As atividades em alojamento, hotéis, pousadas e afins é uma das que mais emprega mulheres – ocupação de 66% das vagas. “Pelo menos nos últimos 20 anos, que eu tenho acompanhado, a participação da mulher tem sido muito destacada. Quando eu comecei, a presença nos cargos de chefia era mais equiparada. A mulher tem crescido, sendo protagonista da cadeia hoteleira e no turismo em geral”, ressalta Ariane Mathne, gerente-geral de um hotel de grande porte em Belém.

“Na área do serviço temos muito a questão do cuidado e da empatia, de se colocar no lugar do cliente, de entender as necessidades do cliente. Turismo é uma área que mexe com a sensibilidade. É preciso ter feeling dos anseios, e exige muita flexibilidade da gente. A mulher tem muito isso”, destaca Ariane.

Na posição de gerente, ela frisa a importância de as novas contratações manterem o equilíbrio entre homens e mulheres, na busca por relação coerente entre razão e emoção na equipe de trabalho. “Quanto mais diversidade de gênero, idades e orientação sexual numa equipe, melhor”, garante Ariane Mathne.

O desafio da segurança é um ponto que também chama atenção no setor. De acordo com dados do Ministério do Turismo, apenas 18% das mulheres viajam sozinhas no Brasil. E segundo levantamento do Trip Advisor, em nível mundial 67% das mulheres priorizam a segurança na hora de escolher um destino, sendo este o maior obstáculo para mulheres viajantes. 

Aos interessados em participar da campanha e da pesquisa de opinião, basta seguir @seturpara no Instagram.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA