InícioParáSespa realiza atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra

Sespa realiza atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra


Em alusão ao Dia Nacional de Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira (20), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizará duas atividades em parceria com o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa).

A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, e foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi do Quilombo dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afrobrasileira.

Segundo a coordenadora estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais, Tatiany Peralta, a proposta é combater o racismo e promover estratégias e formas de produção de saúde no âmbito individual e coletivo. “Realizaremos palestras sobre saúde e racismo, evento virtual sobre o enfrentamento ao racismo e ações de saúde”, informou.

Programação – Neste sábado (21), acontecerá a Ação de Saúde na sede do Cedenpa, voltada à população da Cremação. Além de consulta médica, serão ofertados testes rápidos de Hepatite A, B e C, Sífilis e HIV, e Vacina contra Influenza. O evento também contará com o Balcão de Direitos da Defensoria Pública do Estado, com regularização e segunda via de CPF, segunda via de certidão de nascimento e de óbito e orientação jurídica.

Já no dia 26 de novembro, das 16h às 18h, haverá o Webinário “Saúde da População Negra e Enfrentamento ao Racismo”, que será transmitido via Google Meet. O evento será aberto ao público em geral que deverá acessar por meio de link específico.

A primeira mesa do webinário abordará o tema “Saúde Mental da População Negra”, com a psicóloga Flávia Câmara, que é mestre em Psicologia, doutoranda em Psicologia da UFPA e militante do Cedenpa; e da Rede de Mulheres Negras de Belém.

A segunda mesa trará como tema “Racismo Institucional”, com a advogada Darlah Mariana, militante do Coletivo Sapato Preto, Cedenpa e Coalização Negra por Direitos.

Por fim, a terceira mesa debaterá o tema “Saúde da População Quilombola no Estado do Pará”, com a participação da Coordenação Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu), representada pelo administrador e consultor de projetos da Malungu Magno Nascimento, que é mestre em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais.

Ações – Por meio da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais e Centros Regionais de Saúde, durante o ano de 2020, em função da pandemia de Covid-19, a Sespa criou o Grupo de Trabalho (GT-Quilombolas) com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, (Sejudh), Universidade Federal do Pará (UFPA), Malungu e líderes quilombolas, para intensificar as ações voltadas a essas comunidades. 

Além de monitorar os possíveis casos de Covid-19 por meio dos Centros Regionais de Saúde em parceria com os municípios; ao longo do ano, a Sespa fez repasses à Malungu de duas remessas de equipamentos de proteção individual (EPIs), totalizando 39 mil máscaras e 1.100 litros de álcool 70%, para distribuição entre as comunidades. Nos dias 28 e 29 de julho, ocorreram atendimentos nas comunidades quilombolas da região do Baixo Moju. A ação contou, ainda, com o apoio da Coordenação de Saúde Bucal da Sespa, que disponibilizou 800 kits de higiene bucal.

As ações ocorreram, respectivamente, nas comunidades África e Moju Miri, totalizando 245 atendimentos, 245 verificações de pressão arterial, oximetria e verificação de temperatura, 22 exames de RT-PCR e 135 testes rápidos. Também foram distribuídas 20 mil máscaras e 1.000 caixas de álcool 70%, atendendo as comunidades do entorno, ou seja, África, Laranjituba, Caeté, Samaúma, Cacoal, Espírito Santo, Fazenda São Jorge e 5 Réis, atingindo cerca de 1.000 famílias.

Entre os dias 2 e 5 de agosto, ação semelhante foi realizada nas comunidades quilombolas do município de Salvaterra. E nos dias 24 e 25 de setembro, as ações em saúde Covid-19 do governo do Estado atenderam as comunidades quilombolas da região do Baixo Tocantins. Os territórios abrangem os municípios de Oeiras do Pará e Baião.

Também foram doadas para a Federação das Organizações Quilombolas de Santarém- FOQS e Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do município de Oriximiná 8.825 mil máscaras e 306 pacotes de álcool 70º.

Nos dias 4 e 5 de novembro, a Saúde por Todo Pará do governo do Estado, em mais uma ação de combate à Covid 19, realizou no município de Colares e zona rural (comunidade de Jenipaúba da Laura) diversos procedimentos de atenção à saúde, além da distribuição de máscaras e álcool 70%.

A Sespa também capacita profissionais para assistência aos pacientes confirmados ou com suspeita da doença e esclarece as comunidades sobre o acesso regulado a leitos clínicos e de UTI em todos os hospitais de referência para a Covid-19.

Serviço: para participar do Webinário “Saúde da População Negra e Enfrentamento ao Racismo”, basta o interessado acessar o link ou abrir o Meet e digitar o código hbp-hcec-pqf.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA