O secretário de Justiça e Direitos Humanos do Pará, Zé Francisco, recebeu, na manhã desta segunda-feira (8), a nova coordenadora da Casa Dia, da Prefeitura Municipal de Belém, Barbara Pastana. Na pauta, a emissão de documentação a usuários do serviço de saúde municipal que não têm carteira de identidade, então, ficou decidido que o atendimento municipal enviará as informações à Sejudh sobre quais dos usuários dos serviços necessita da emissão do documento.
Em Belém, a Casa Dia atende pacientes portadores do vírus HIV, diagnosticados na rede municipal de Atenção Básica à Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Se o resultado é positivo, o usuário é encaminhado e matriculado automaticamente e recebe os atendimentos necessários com a equipe médica e multidisciplinar.
“Com essa parceria com a Secretaria, garantiremos também o pleno acesso à saúde das pessoas soropositivas”, ressaltou Bárbara Pastana.
Para o titular da pasta de Justiça e Direitos, Zé Francisco, é de extrema importância a participação da Sejudh, “pois estamos garantindo além dos direitos humanos, o direito à documentação da pessoa que necessitá de um direito básico”, afirmou.
Em Belém, a Casa Dia funciona na avenida Pedro Álvares Cabral, 3816, no bairro do Barreiro. Já o Centro de Testagem e Aconselhamento, fica na localizada na avenida Tamandaré, esquina com a São Pedro.