Em fiscalização realizada pela unidade fazendária de controle de mercadorias em trânsito de Carajás, da Secretaria da Fazenda, no km 09 da rodovia Transamazônica, em Marabá, sudeste estadual, foram apreendidas, nesta sexta-feira (6), 11.988 garrafas de cachaça sem documento fiscal, escondidas dentro de um caminhão baú.
A carga de 999 caixas de cachaça em garrafas pet de 500 mil estava escondida em meio a produtos hortifrutigranjeiros da cidade de Anápolis, no estado de Goiás. “Devido ao peso do caminhão as autoridades fiscais desconfiaram que havia alguma mercadoria além do declarado e foi feita a vistoria dentro do veículo, quando a mercadoria sem nota foi localizada”, explicou o coordenador da unidade, Volnandes Pereira.
A cachaça, que não tem destinatário conhecido, foi avaliada em R$ 35, 964 mil, e a autuação, ainda não recolhida, foi fixada em R$ 19, 420 mil, somando o imposto estadual e a multa.
A Secretaria da Fazenda intensificou o monitoramento do trânsito de mercadorias, principalmente bebidas, para evitar a circulação de cargas sem documento fiscal no sudeste do estado.