A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está mobilizando a sociedade civil organizada a participar, entre 26 e 31 de março, do Dia “D” do Documento Curricular do Estado do Pará – Etapa Ensino Médio (DCEPA-EM). Essa iniciativa tem como objetivo contextualizar a proposta curricular do Novo Ensino Médio no Pará, em consonância com a Medida Provisória nº 746/2016 e a Lei nº 13.415/2017. As principais temáticas que se pretende discutir durante o evento, são:
– Marcos Históricos (Conceitual e Legal da Reforma);
– Programas Estruturantes atuais do Ensino Médio;
– O Documento Curricular do Estado do Pará – Etapa Ensino Médio.
Realizada pela Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), juntamente com a Coordenadoria de Ensino Médio (Coem) e Comissão de Implementação do Novo Ensino Médio no Pará, a programação alusiva ao Dia “D” do DCEPA-EM tem como público-alvo servidores das secretarias adjuntas da Seduc (Saen; Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas – Sagep; Secretaria Adjunta de Logística Escolar – Sale e Secretaria Adjunta de Planejamento e Gestão – Sapg), além dos profissionais que atuam nas Unidades Seduc na Escola (USEs), Unidades Regionais de Ensino (UREs) e da sociedade civil em geral.
Membros de entidades parceiras, como o Conselho Estadual de Educação (CEE-PA), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PA), Fórum Estadual de Educação do Pará (FEE-PA), Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), Escola Bosque, secretarias municipais de Educação, instituições de ensino privadas e os sindicatos da área educacional também fazem parte do grupo-alvo da iniciativa.
A secretária adjunta de Ensino, Regina Pantoja, afirmou que, “assim cumprimos mais uma etapa de um processo democrático, com a participação de todos os envolvidos no processo educacional, em busca da melhoria na qualidade da educação paraense”, frisou.
“Pensamos num Dia ‘D’, antes de encerrar a consulta do DCEPA-EM, para ampla divulgação e acesso ao documento e sua concepção, com o intuito de contemplar o acesso e contribuições sob os diversos olhares e segmentos da educação. Todas essas ações visam a garantir o processo democrativo e participativo, objetivando ressignificar o processo de ensino-aprendizagem do Ensino Médio e o Projeto de Vida das juventudes”, explicou a coordenadora da Coem, Mari Eliza Almeida.
CRONOGRAMA
26 a 29/03 – Mobilização dos servidores lotados no prédio-sede da Seduc e nas secretarias adjuntas da Seduc (Saen, Sagep, Sale e Sapg). No mesmo período, a ação também será destinada às USEs e UREs, além de entidades parceiras, como o CEE-PA; FEE-PA; IFPA; Undime-PA; Escola Bosque e Sindicatos da área educacional.
26 a 29/03 – Dia de mobilização nas escolas da rede pública e privada;
26 a 30/03 – Dia de mobilização com as juventudes;
29 a 30/03 – Dia de mobilização com a comunidade escolar para as devidas participações na contribuição do DCEPA-EM.
DIA “D”
A próxima quarta-feira (31) será um dia dedicado às discussões sobre o DCEPA – EM, ocasião que deverá envolver a comunidade escolar, pais e alunos, diretores e vices, coordenadores pedagógicos, professores, especialistas das USEs, UREs e os gestores escolares. Além disso, novamente, os servidores lotados nas secretarias adjuntas da Seduc irão participar do evento, com o objetivo de aproximá-los da proposta preliminar do Documento Curricular, para em seguida formalizar o lançamento das contribuições ao DCEPA-EM que, atualmente, encontra-se disponível para Consulta Pública desde o dia 11 de janeiro, no site da Seduc. Essa iniciativa visa a também dar maior divulgação junto às entidades parceiras e ao público em geral, para posterior encerramento da consulta preliminar e análise das contribuições.
SERVIÇO
Para mais informações sobre a importância do DCEPA, a maneira correta para participar da Consulta Pública que está em andamento, além da programação a respeito do Dia “D”, confira no link abaixo:
http://www.seduc.pa.gov.br/site/probncc/noticia/10856-documento-curricular-estado-do-para-etapa-ensino-medio
Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)