InícioParáSeaster garante documentação a vítimas da enxurrada para acelerar liberação de benefícios

Seaster garante documentação a vítimas da enxurrada para acelerar liberação de benefícios


Vítimas da enxurrada no município de Ipixuna do Pará, 122 pessoas foram assistidas durante ação da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), que disponibilizou, durante três dias, encaminhamento com gratuidade para emissão de certidão de nascimento (1ª e 2ª vias) e certidão de óbito (2ª via). Desde a última sexta-feira, 20, o Centro Universitário do município sediou a ação social que integrou os serviços de vários órgãos estaduais para facilitar o acesso a novos documentos às famílias atingidas. 

Segundo o diretor de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza da Seaster, Ricardo Ganzer, “a secretaria tem desempenhado um papel muito importante ao garantir o direito ao registro civil. Através da busca ativa e da identificação de famílias, o governo do Estado tem atuado no combate ao sub-registro e permitido o acesso à gratuidade na emissão de certidão, seja através de ações do TerPaz ou em ações pontuais, em casos de calamidade pública, como em Ipixuna do Pará”. 

Durante o final de semana, quem esteve no Centro Universitário também teve acesso à carteira de identidade, CPF, orientação jurídica e foto 3×4. 

ASSISTÊNCIA

Com a emissão de documentos às famílias, o Governo do Pará acelera o cadastro das vítimas em benefícios assistenciais. Equipes da Seaster se reuniram com a Prefeitura e a Secretaria de Assistência do município, para assessorar e dar celeridade ao processo de concessão do benefício eventual. 

O levantamento feito pela Secretaria de Assistência do município aponta que 427 famílias da área rural e 223 famílias da zona urbana tiveram perdas parciais; 33 famílias tiveram perda total.

Segundo Sérgio Costa, gerente de benefícios assistenciais da Seaster, um relatório social com todo o detalhamento das famílias será enviado à Seaster para dar início ao processo de pagamento do benefício. “A secretaria de Assistência Social do município nos envia um diagnóstico com todo o detalhamento, caso a caso, anexa a cópia dos documentos de cada um, junto ao laudo da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Assim que o ofício chega, a nossa gerência já encaminha para o início do processo de concessão e pagamento”, explica. 

O secretário Inocencio Gasparim, titular da Seaster, reforça que as equipes tem atuado com rapidez, a fim de acelerar os trâmites e, consequentemente, o retorno positivo às famílias. “Além do suporte através do assessoramento e da emissão de novos documentos, a assistência estadual também fica responsável pelo benefício que é concedido em casos de calamidade pública e situações de vulnerabilidade. Este benefício consiste em um salário mínimo pago por três meses a famílias que tiveram perda total e a cota de um salário mínimo para quem teve perda parcial. Nós permanecemos empenhados para que todas essas pessoas tenham o total apoio do Estado nesse momento de retomada e recomeço”, enfatizou. 

Fonte: Governo PA

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