InícioParáQuase quatro mil pacientes de covid-19 já retornaram às suas famílias após...

Quase quatro mil pacientes de covid-19 já retornaram às suas famílias após alta hospitalar


Gratidão vem do latim e significa “graça”, e é esse sentimento de graça alcançada que expressa cada um dos quase 4 mil pacientes que tiveram alta após um período internados em um dos cinco hospitais de referência no tratamento da covid-19 no Pará, instalados em Belém (3), Santarém e Castanhal em um periodo de 12 meses da pandemia do coronavírus. 

Para Maria Baía de Souza,  61 anos, a graça veio duplicada. Além da alta prevista para esta terça (23), quando se encerra o ciclo do tratamento com antibióticos, ela também comemora o aniversário no hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, junto com a equipe de profissionais da saúde que cuida dela.

“Eu estou muito agradecida por tudo que vocês fizeram por mim. Vou rogar a Deus para que ele abençoe cada um de vocês”, disse, após ganhar parabéns e um bolo surpresa da equipe do hospital.

Neste domingo (21), o Hospital Abelardo Santos estava com 138 pacientes, 56 dos quais em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

No hospital de Campanha do Hangar estão internados neste domingo 344 pacientes, 120 dos quais em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

No total, 4.614 pacientes já foram atendidos, dos quais 262 foram transferidos para outras unidades. Somente neste domingo (21) 36 pacientes tiveram alta, um número recorde para a unidade. Desde que foi instalado, há cerca de um ano, o hospital do Hangar  garantiu que 3.202 recebessem alta e voltassem curados para suas famílias. 

O Hospital Galileu atendia, neste domingo (21),  43 pacientes, dez dos quais em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até agora nenhum paciente foi transferido e nem foi a óbito.  Em Castanhal, o Hospital Regional tem 107 pacientes, 37 dos quais em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

No total, 97 pacientes já foram atendidos e 71 receberam alta. No Hospital de Campanha de Santarém, que foi inaugurado no dia 19 de fevereiro, 141 pacientes foram atendidos 103 pacientes tiveram alta.   

Para o secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho, o empenho de todos os profissionais de saúde envolvidos no atendimento nos hospitais do Estado, aliado à fé dos pacientes e de familiares são fundamentais para que mais altas aconteçam no menor espaço de tempo.

“Esse é o resultado de um trabalho coletivo, de muito empenho de todos envolvidos. É um momento muito importante e feliz para nós da Sespa, do governo do Estado como um todo. Continuamos trabalhando para garantir atendimento para todos os paraenses e ressalto a importância de seguirmos firmes com as medidas de segurança, usando máscara, higienizando as mãos e respeitando o distanciamento social.”, destacou. Em  média, um paciente com covid-19 fica nove dias internado em UTI e 11 dias em leitos clínicos.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA