InícioParáProjeto "Em Frente Brasil" é avaliado em reunião na Segup

Projeto “Em Frente Brasil” é avaliado em reunião na Segup


Representantes das forças estaduais, do município de Ananindeua e do Ministério da Justiça e Segurança Pública dialogaram sobre as ações policiais da Força Nacional de Segurança Pública de forma ostensiva, judiciária e de perícia, por meio Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta (PNECV) Em Frente Brasil, em curso há pouco mais de um ano em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

O encontro ocorreu nesta terça-feira (10) na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em Belém. Na pauta, os pontos fortes e os aspectos que podem aprimorar as iniciativas do projeto bem como as oportunidades de melhorias, resultados e impactos do projeto. 

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, elencou a importância da integração entre os órgãos. “A Polícia Militar e a Força Nacional atuam para que o crime não ocorra, quando não for possível evitar a Polícia Judiciária está de pronto, e mais que isso, está atuando dentro da Polícia Civil para ter a possibilidade de conversar melhor. O crime ocorrendo, a resposta tem que ser dada porque a ausência da resposta é algo preponderante para que mais crimes ocorram”, ressaltou.

De 1º de janeiro a oito de novembro de 2020, comparando os anos de 2019 e 2020, é possível observar uma redução de 42% das ocorrências de homicídio; 69% dos registros de latrocínio; e de 26% nos casos de roubo nas quatro áreas de interesse operacional, ou seja, áreas que tiveram o reforço policial por meio do projeto.

Atualmente o projeto envolve 14 bairros, entre eles, Curuçambá, Distrito Industrial, Icuí-Guajará, Paar, Quarenta Horas (Coqueiro), Águas Brancas, Águas Lindas, Guanabara, Jaderlândia, Guajará e Levilândia. Nesses bairros, as ações da Força Nacional se somam às atividades já realizadas pelas instituições do Estado e do município.

A ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública ocorre em cinco cidades do Brasil: Paulista (PE), no Nordeste; Cariacica (ES), no Sudeste; Goiânia (GO), no Centro-Oeste, e São José dos Pinhais (PR), no Sul. E Ananindeua é o único município da região Norte a receber as ações do “Em Frente Brasil”.

A escolha dos municípios foi feita por critérios do ranking da violência, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e adesão dos governos locais ao projeto.

O coordenador-geral de Operações Integradas da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Rafael Caldeira, aprovou os resultados obtidos no Pará. “Nossa visita foi excelente. A presença de representantes de todas as forças, e até mesmo do secretário estadual de segurança demonstra a integração. Nosso objetivo é trazer o projeto para a realidade local, deixar o maior legado para todas as instituições do Estado”, pontuou.

Entre as medidas que deverão ser foco de reavaliação estão a divisão da cidade inserida no programa em áreas, a extensão do período da primeira fase do programa, que concentra as ações de policiais e o retardamento da segunda fase, que propõe a integração da Força Nacional com a comunidade, e o ingresso de ações dos demais ministérios.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA