InícioParáPosse do Conselho Superior de Administração Tributária

Posse do Conselho Superior de Administração Tributária


Os membros do Conselho Superior de Administração Tributária (Consat) foram empossados em sessão solene realizada nesta segunda-feira (10) na Secretaria da Fazenda (Sefa) do Pará. Criado no âmbito da Lei Orgânica da Administração Tributária do Estado do Pará (Loat), o Consat é uma das instâncias responsáveis pelas funções institucionais da Administração Tributária do Estado. 

Para o titular da secretaria, René Sousa Júnior, que preside o Conselho e deu posse aos novos membros, o Consat atua em conjunto com a direção da Sefa, e sua importância está em compartilhar as decisões a serem tomadas. A administração compartilhada realizada pela Sefa, contando com o apoio dos servidores, é um motivo dos bons resultados alcançados na área da receita própria, lembrou René Sousa Júnior.   

Os conselheiros também se manifestaram ressaltando que o Consat materializa a gestão compartilhada da administração tributária, funcionando como órgão consultivo e deliberativo junto a gestão da Sefa, e sendo o elo entre os servidores e a alta direção.

Na composição do Consat, há membros natos da administração fazendária e seis servidores da Carreira da Administração Tributária (CAT) eleitos por voto direto para um mandato de dois anos.

Os novos membros eleitos são: Auditores fiscais de receitas estaduais (Afres) José Guilherme Souza Moita Koury; Nivaldo Farias Brederode e Fernando Jorge Maia. Suplente: Amadeu Fadul Teixeira.
Fiscais de receitas estaduais (Fres) Alcirema Magalhães Barbosa; Carlos Augusto Alves Corrêia e Marco Antônio Nogueira Tavares. Suplente: Evandro Hitoshi Martins Eguchi.

Participaram do evento o secretário adjunto do Tesouro, Lourival Barbalho Junior; os diretores da área de Fiscalização, Paulo Veras; Tributação, Simone Cruz Nobre; Arrecadação, Rosemary Fernantes; diretor de Tecnologia da Informação, Gilvã Ribeiro; e do Corregedo Fazendário, Carlos Alberto Queiroz. 

O Conselho – O Consat é um órgão consultivo e entre suas competências estão a de manifestar-se sobre matérias conflitantes referentes à Administração Tributária e seus servidores; auxiliar na elaboração e acompanhar o Plano Anual de Investimento da Administração Tributária Estadual, inclusive o Programa Anual de Aperfeiçoamento e Extensão Profissional dos servidores, a ser financiado com os recursos do Fundo de Investimento Permanente da Administração Tributária Estadual (Fipat).

A cerimônia contou com a presença dos representantes da Associação do Fisco Estadual do Pará (Asfepa), Geraldo Nogueira, e do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco), Antonio Catete.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA