InícioParáParcerias fazem a diferença na doação de sangue nos finais de semana...

Parcerias fazem a diferença na doação de sangue nos finais de semana em Belém e interior


Próximo de 300 doações de sangue, que vão beneficiar cerca de 1.200 pacientes internados na rede hospitalar, foram feitas no sábado (27), em uma verdadeira onda de solidariedade que tomou a sede da Fundação Hemopa, em Marabá e Capanema, municípios nas regiões sudeste e nordeste estadual. Ações como essa são essenciais para manter o estoque de sangue regular no atendimento satisfatório da demanda transfusional.

Em Belém, o dia de coleta, de 7h30 às 17h, resultou em 242 comparecimentos e 396 doações de sangue, reforçando o estoque para o atendimento transfusional. Somente na capital são cerca de 100 hospitais abastecidos pelo Hemopa.  

No Hemocentro Regional de Marabá, a campanha de 7h às 15h, contou com a participação de 65 voluntários e um total de 59 coletas. Entre as doadoras, a moradora do município de Eldorado dos Carajás, também no sudeste do Pará, a agricultora Rosa Ribeiro, 54. “Sou doadora e me sinto muito feliz e bem em ajudar as pessoas que precisam de transfusão de sangue”, ressaltou a voluntária, que reside a mais de 85 Km de Marabá.

Para a gestora do hemocentro, a biomédica Regiane Chamon Avancini Izaias, a viabilidade de funcionamento da coleta no sábado, oportuniza a possibilidade da doação às pessoas que não podem comparecer à unidade, durante a semana, devido ao trabalho e outros compromissos. “Temos caravanas de outros municípios vizinhos. Os grupos de doadores sempre vêm aos sábados. E, com isso, aos poucos, a população vai tomando consciência da abertura (da unidade, aos sábados) e vai aderindo cada vez mais ao comparecimento neste dia, nos ajudando a manter o estoque para salvar vidas. Isso é o mais importante”.

Hemonúcleo Capanema – O hemocentro recebeu 43 voluntários, das 7h às 17h, o que resultou em 37 doações voluntárias de sangue efetivadas, fazendo com que a unidade inicie a semana com estoque reforçado para atendimento das solicitações de transfusão na rede hospitalar do nordeste paraense.

A ação estratégica contou com a colaboração da Caravana Solidária de Bragança, a 50 Km de Capanema, que trouxe voluntários do Tiro de Guerra do Município e do Lions.

De acordo com a assistente social, Luiza Helena Progênio de Santana, da Captação de Doadores do Hemonúcleo, a gestão da unidade optou pela  estratégia de abrir no último sábado de cada mês para reforçar o estoque de sangue e compensar a redução do número de coletas por causa das restrições impostas para o enfrentamento da Covid-19.

“A coleta no sábado, dá possibilidade para pessoas doarem sangue e com um horário estendido até às 17h. Dia de semana, coletamos sangue até às 12h30. O funcionamento no sábado tem sido de fundamental importância. Ouvindo os doadores, eles afirmam que estão gostando dessa possibilidade de doar sangue, porque assim eles não faltam ao trabalho e podem salvar vidas, no final de semana”, comentou a assistente social do hemocentro.

A voluntária Maria Elis, do Lions Clube de Bragança, afirmou se sentir bem ao doar sangue. “Muitas pessoas precisam dessa ajuda. Nós precisamos fazer a diferença na vida de outras pessoas com a doação de sangue”. O colega de Maria Elis, Ryan Silva Afonso, também doou. “É preciso que todos possam conhecer a unidade e doar sangue. Tem muitas vidas que dependem de nós. Salvem vidas. Doem sangue”, disse ele.

Segundo a assistente social, Luiza Helena Santana, da Captação de Doadores do Hemonúcleo, o objetivo é colocar a última sexta-feira do mês no calendário da doação de sangue dos cidadãos de Capanema e municípios vizinhos. “Quero agradecer e parabenizar os doadores e também às prefeituras da região que incentivam esse ato solidário ao disponibilizar transporte para grupos de doadores até o Hemonúcleo”.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA