InícioParáOperação do Detran orientou mais de 15 mil condutores sobre riscos de...

Operação do Detran orientou mais de 15 mil condutores sobre riscos de acidentes no trânsito


Atividades ocorreram ainda em Moju, Bragança, Santarém, Marapanim e XinguaraA Operação Fim de Ano, realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) entre os meses de dezembro e janeiro, alcançou mais de 15 mil pessoas. Os números são da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED), que encerrou as ações no último dia 11, em Salinópolis e Mosqueiro. Em 2020, além dos dois balneários mais procurados no Estado, o Detran também promoveu educação de trânsito nos municípios de Moju, Bragança, Santarém, Marapanim e Xinguara.

Ao todo, foram abordados mais de 3,5 mil veículos nas blitz educativas. O objetivo da educação de trânsito durante a Operação Fim de Ano foi orientar pedestres e condutores sobre os fatores de riscos de acidentes, em especial a alcoolemia. “Desenvolvemos esse trabalho paralelamente e em conjunto com as ações de fiscalização para conscientizar os condutores sobre como trafegar de forma segura e evitar acidentes de trânsito”, explica a coordenadora da CED, Isabella Mesquita.

Dirigir sob o efeito de bebida alcoólica ainda é o fator de risco mais presente durante as festas de fim de ano, juntamente com outras infrações, como o uso de celular ao dirigir, conduzir veículo com o farol desligado, transporte inadequado de animais, não uso do cinto de segurança e do dispositivo de retenção para crianças e objetos soltos no interior do veículo. Além dos carros, as motocicletas também foram alvo das equipes de educação do Detran, em especial em Bragança e Moju, onde o veículo é um dos principais meios de transporte dos moradores.

Em Mosqueiro, a equipe realizou uma orientação específica para grupos de ciclistas que estavam na ilha. Entre os fatores de risco mais observados, estão conduzir o veículo com viseira levantada, cinta jugular solta, não uso do capacete e excesso de passageiros. Durante as abordagens, as equipes do Detran observam esses fatores e orientam os usuários sobre como trafegar de forma segura.

Em Xinguara, a orientação integrou o Programa de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito como parte da Operação Festas SegurasXinguara – Em Xinguara, o Detran integrou o Programa de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito como parte da Operação Festas Seguras. Realizada em parceria com demais órgãos municipais e estaduais, a iniciativa concluiu as atividades do calendário anual do Programa de Educação de Trânsito de 2020, com o propósito de reduzir acidentes de trânsito, zerar as infrações nas vias e formar agentes locais, além de trabalhar os principais fatores de acidentes nas vias, a fim de reduzir as ocorrências.

O público-alvo é direcionado a professores, profissionais da saúde, segurança, assistência social, gestores municipais, coordenadores pedagógicos, etnias indígenas, representantes de igrejas, alunos, universitários e lideranças comunitárias.

Foram mais de 570 abordagens, além de palestras desenvolvidas nos municípios de Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte, Tucumã e Xinguara. O trabalho contou com a parceria de diversos órgãos, como Ministério Público (MPPA), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), Seduc (Secretaria Estadual de Educação), rádios locais, Câmara de Vereadores, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Polícia Civil.

As abordagens foram praticadas através de materiais educativos e informativos, sobretudo com orientações preventivas e aspectos constatados pelos agentes educadores do órgão, entre eles, não uso dos itens de segurança, calçado inapropriado para conduzir veículo, documentação irregular e o combate à alcoolemia. Além disso, como encerramento, houve a prática de uma atividade lúdica simulada de trânsito.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA