Para reforçar o atendimento médico da população da região metropolitana de Belém, o Governo do Pará mudou o perfil do programa TerSaúde, que passou a reforçar, aos finais de semana, o combate ao novo coronavírus. Desde o dia 6 de março, 7.764 atendimentos já foram realizados em todos os territórios do TerPaz.
“O TerSaúde é uma das formas que a política pública Territórios pela Paz encontra de continuar viva, presente e atuante no seio das comunidades atendidas pelo programa TerPaz, neste momento de enfrentamento das duras consequências da pandemia. Por meio do ‘TerSaúde’, nós estamos levando acolhimento, carinho, atenção e eficiência em serviços de saúde para a comunidade, sempre com as bravíssimas equipes da Secretaria Estadual de Saúde e com o apoio também da Seac”, afirmou o secretário Estratégico de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri.
A mudança ocorreu no último dia 6 de março, quando as ações do ‘TerSaúde’, dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), ficaram voltadas ao atendimento exclusivo para casos leves e moderados da Covid-19. A medida foi adotada após o crescimento no número de casos da doença.
“Já realizamos 7.764 atendimentos, como triagem, consulta de enfermagem, realização de exame complementar RT/PCR, atendimentos médicos e entrega de medicamentos, nas ações ‘TerSaúde’ em todos os territórios do TerPaz neste mês. Além disso, iremos inferir testes rápidos para verificarmos IGG e IGM neste final de semana, a partir do dia 20 de março”, afirmou a representante da Câmara Técnica do TerPaz na Sespa, Alessandra Amaral. “Durante o atendimento, caso seja comprovado o diagnóstico clinico, o paciente já leva o medicamento para se tratar em casa, caso haja recomendação médica, evitando assim que o quadro agrave”, explicou Alessandra.
As ações ocorrem nos sete territórios beneficiados pelo programa: Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí-Guajará e Marituba. São disponibilizados 500 atendimentos somente para as pessoas que estiverem com sintomas leves e moderados da doença, como coriza, tosse, febre, dor de garganta, perda de olfato e paladar.
A funcionária pública Maria Santos, de 70 anos, foi uma das pessoas atendidas. “O atendimento que recebi foi muito bom, tanto para mim quanto para as minhas filhas que também foram atendidas. As pessoas me receberam com muita atenção, tudo muito organizado e sem demora. Como eu estava apresentando alguns sintomas, foi feito o exame RT-PCR, agora estou aguardando o resultado”, afirmou.
A doméstica Ângela Motta tem asma e já realiza tratamento para esta doença crônica. Ela contou que ficou com medo quando começou a sentir alguns sintomas e suspeitou de Covid-19. “Eu resolvi procurar atendimento médico depois que tive febre, dor de cabeça, dor no corpo, garganta inflamada e diarreia”, explicou.
Os atendimentos seguem por tempo indeterminado, até que haja uma melhora no quadro epidemiológico.
Veja abaixo os dias e locais das próximas ações:
Sábado 20/03 – TerPaz Cabanagem
Escola Estadual José Valente Ribeiro
Endereço: Estrada do Benjamin, S/N
Sábado 20/03 – TerPaz Icui – Guajará
Escola Estadual Maria de Nazaré Marques Rios
Endereço: Rua São Pedro Quadra 6, próximo à Rua Santa Fé, s/n
Domingo 21/03 – TerPaz Jurunas
Escola Estadual Artur Porto
Endereço: Rua Fernando Guilhon, n°450
Domingo 21/03 – TerPaz Guamá
Escola Estadual Barão de Igarapé Miri
Endereço: Passagem Barão de Mamoré, n°767.