InícioParáHospital de Clínicas mostra necessidade de prevenir lesão por pressão

Hospital de Clínicas mostra necessidade de prevenir lesão por pressão


Terceiro tipo de problema mais frequentemente notificado pelos serviços de saúde do Brasil, a lesão por pressão foi tema de uma campanha de sensibilização nesta quarta-feira (25), promovida pela Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). A ação, alusiva ao Dia Mundial de Prevenção à Lesão por Pressão – 21 de Novembro, busca reforçar entre profissionais da assistência, pacientes e acompanhantes a necessidade de atenção e cuidados para a prevenção desse tipo de lesão, comum em pacientes internados, acamados e com mobilidade prejudicada.

Neste ano, a Fundação – referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria – estimula a mobilidade como tema central para a campanha. Quando associada à observação diária da pele, principalmente em regiões de proeminências ósseas, como quadril, calcanhares e região dorsal, essa é umas das principais formas de prevenção de lesão por pressão.   

Andrezza Motta, chefe de Enfermagem no Hospital de Clínicas, ressaltou a importância da sensibilização sobre o tema e o alcance aos familiares de pacientes. “A lesão por pressão é um tipo de evento adverso grave, e uma das suas consequências é o aumento no tempo de hospitalização do paciente. Por isso, reforçamos as orientações junto aos nossos profissionais, que serão multiplicadores para pacientes e seus acompanhantes”, explicou a enfermeira.

Ainda sobre os objetivos e resultados da campanha, Andrezza Motta lembrou que a prevenção da lesão por pressão é permanente e deve ser continuada fora do ambiente hospitalar. “Em alguns casos, após a alta clínica, a recuperação do paciente é complementada em casa, onde esse tipo de lesão também pode acontecer. Daí a importância da família ou do cuidador receber a orientação correta dos profissionais que estão em contato direto com o paciente”, complementou a profissional.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA