InícioParáHospital de Clínicas humaniza ambientes com pintura e paisagismo 

Hospital de Clínicas humaniza ambientes com pintura e paisagismo 


Característica comum entre muitos espaços de saúde, as tradicionais cores verde, azul ou branca estão sendo substituídas no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC). A mudança é uma estratégia da instituição visando a humanização de ambientes, a partir da transformação e revitalização de áreas verdes e da inserção de pinturas especiais em áreas assistenciais.

A estratégia foi adotada inicialmente nas áreas da Brinquedoteca e UTI Pediátrica que, depois de passarem por reformas estruturais, receberam cores e desenhos temáticos de acordo com o perfil do público atendido e do conceito de ambiência proposto pela Política de Nacional de Humanização (PNH). A ideia é que com a requalificação dos ambientes possa influenciar no tratamento médico.

“Ambientes hospitalares humanizados estão diretamente ligadas à evolução positiva do processo terapêutico do paciente. Pelo tamanho do Hospital, essa é uma demanda desafiadora que assumimos com objetivo de fornecer um atendimento de maior qualidade, alterando o modo de como pacientes e profissionais da saúde interagem entre si”, frisa o arquiteto do Hospital de Clínicas, Felipe Azevedo.

Na UTI Pediátrica, os traços florais feitos pela arquiteta Erica Saraiva foram feitos a partir de um estudo prévio do ambiente. “Cada painel é único e para fazê-los é preciso, antes de tudo, pensar o ambiente, projetar desenhos, proporções de acordo com a luminosidade. Outro diferencial para que o trabalho possa realmente influenciar no acolhimento dos usuários, está na escolha das cores e suas diferentes tonalidades”, explica Érica.

Karla Aita, Terapeuta Ocupacional no HC complementa sobre como esse tipo de iniciativa pode influenciar no tratamento. “O cuidado com o usuário deve ser considerado com muita delicadeza através de diversos estímulos ofertados e apreendidos. A arte em suas mais variadas formas de expressão propicia conforto, satisfação, acolhimento e melhoria nas relações entre o usuário e a equipe profissional e, quando alinhada com a Política Nacional de Humanização (PNH), se torna importante para a recuperação de pacientes e melhoria dos processos de trabalho” destaca a profissional.

Além da humanização de ambientes com pinturas, o Hospital de Clínicas iniciou a revitalização de suas áreas verdes, visando futuramente disponibilizá-las para o uso em atividades terapêuticas. “Hoje nós temos experiências bem-sucedidas com um trabalho multiprofissional utilizando o campo de futebol para pacientes da Clínica Psiquiátrica. Temos outras áreas verdes que ainda podem ser exploradas para esse tipo de atendimento a pacientes de outras clínicas”, destaca Claudia Fragoso, gerente do Grupo Técnico de Reabilitação da instituição.  

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA