InícioParáHospital da Transamazônica conquista renovação do selo 'Acreditado com Excelência'

Hospital da Transamazônica conquista renovação do selo ‘Acreditado com Excelência’


O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), irá concluir o ano de 2020 com uma importante conquista: a unidade renovou a certificação de qualidade em serviços de saúde no Brasil. Com a certificação Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o reconhecimento atesta que o HRPT atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedicados aos pacientes.

Associada à ISQua, sigla em inglês para a Sociedade Internacional de Qualidade e Cuidados na Saúde, e com atuação ao lado de instituições com sede nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá, a ONA é a mais respeitada entidade avaliadora dos serviços de saúde no Brasil.

A organização avalia as unidades de saúde em três níveis de abrangência: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. Antes de confirmar o título, a auditoria apura centenas de processos internos que envolvem o atendimento.

“O reconhecimento obtido com a certificação é uma demonstração da qualidade assistencial de toda a nossa equipe e refirma o nosso compromisso com toda a população atendida na unidade”, ressalta Edson Primo, diretor hospitalar.

O Regional Público da Transamazônica é uma unidade de referência para casos de média e alta complexidades na região do Xingu.

Auditoria pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini

Para renovar a certificação, o HRPT passou por auditoria entre os dias 20 e 21 de outubro, realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, associada à ONA.

Ao todo, a fundação avaliou a qualidade e eficácia dos 1.160 processos e rotinas internos nos 50 setores da unidade, atestando a qualidade da gestão. 

Para Thais Álvares, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), um sistema de gestão de qualidade cumpre seus objetivos de forma adequada, focado na sustentabilidade, inovação e perenidade da instituição de saúde. 

“Temos, como suporte, diretrizes institucionais que alicerçam o nosso trabalho e integram no dia a dia da unidade, um esforço contínuo pela excelência assistencial, ao lado da segurança e humanização no cuidado ao paciente”, comenta.

Atuação na pandemia

A atuação do HRPT na luta contra o novo coronavírus na região do Xingu foi um dos itens destacados durante a auditoria da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

A unidade foi um dos hospitais selecionados pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e Ministério da Saúde para atender casos graves da Covid-19 na região.

Para cuidar dos pacientes com a doença, o hospital passou por uma série de adequações, desde a estrutura física até a capacitação dos profissionais e protocolos de atendimento, exigindo dedicação e experiência de todos os profissionais de saúde.

“O HRPT conseguiu demonstrar uma gestão de qualidade, com melhoria contínua da qualidade e segurança assistencial. Esse trabalho garante eficácia e eficiência no atendimento”, parabenizou a auditora Angelina Helena Francisco.

Outra importante menção ao trabalho realizado pelo hospital foi o protocolo para Covid-19 no atendimento de indígenas. “A unidade demostrou respeito e valorização a cultura indígena”, afirmou a também avaliadora, Suzana Silveira.

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a auditoria foi realizada remotamente. Três salas do HRPT foram preparadas com equipamentos de informática para transmitir, ao vivo, as apresentações dos setores.

Além do HRPT, outros três hospitais públicos no Pará detêm a mais alta certificação da ONA, Acreditado com Excelência: Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) e Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA