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Governo do Estado já ampliou e reconstruiu 22 escolas na região nordeste do Pará


Desde janeiro de 2019, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realiza uma verdadeira transformação na educação pública paraense; seja investindo em alimentação escolar, iniciativas para garantir o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em tempos de pandemia, formação continuada dos educadores, além de ampliar e reconstruir diversas escolas em todas as regiões do Estado.

O nordeste paraense compreende 52 municípios e, até o momento, 22 unidades de ensino da localidade já foram construídas, ampliadas ou totalmente reconstruídas pelo Executivo Estadual, em 18 cidades. Todas essas obras representam um investimento de 56,4 milhões de reais, com recursos oriundos do Tesouro Estadual, do Fundo Nacional de Desenvolvimento  da Educação (FNDE) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que beneficiam diretamente mais de 19 mil estudantes.

Em Acará, Primavera, Salinópolis e Vigia, duas escolas em cada município já receberam os serviços do Estado. Já em Abaetetuba, Bragança, Cachoeira do Piriá, Cametá, Colares, Ipixuna do Pará, Maracanã, Marapanim (Distrito de Marudá), Nova Timboteua, Oeiras do Pará, Primavera, Santa Luzia do Pará, Santa Maria do Pará, São Caetano de Odivelas e Terra Alta, uma escola de cada cidade já passou por obras de infraestrutura.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou a importância dos investimentos que estão sendo realizados nas unidades da rede estadual. A dirigente ressaltou que, com espaços de aprendizagem adequados e modernos, que proporcionam mais conforto à toda comunidade escolar, os resultados no aspecto educacional e na vida das pessoas beneficiadas, é bastante positivo.

“A reconstrução de diversas escolas estaduais possibilita que a comunidade escolar tenha acesso a ambientes físicos muito bons, com salas de aulas refrigeradas, quadras cobertas, laboratórios de informática, bibliotecas, entre outros. Tudo isso é extremamente importante para melhorar a qualidade educacional do nosso Estado, o que nos possibilita dar condições de ofertar para o alunado espaços educacionais alternativos, independentemente de qual seja a atividade escolar”, afirmou.

A titular da Seduc também enfatizou que o Governo do Pará trabalha de forma incansável para disponibilizar instalações adequadas para o aprendizado dos estudantes, o que favorece, por sua vez, um avanço significativo nos índices da educação pública paraense. Por fim, Elieth de Fátima Braga ressaltou que não há como pensar em transformação social sem educação.

“Desde janeiro de 2019, o Governo definiu, dentro dessa política de reestruturação, como prioridade, a construção de novas escolas, além da ampliação e reconstrução das que já eram existentes. Portanto, sem dúvida nenhuma, com o fortalecimento do esporte, das atividades complementares, com a melhoria dos nossos ambientes escolares, nós iremos caminhar ainda mais em direção à uma educação pública de qualidade”, complementou a secretária de Estado de Educação.

O secretário adjunto de Logística Escolar, Alexandre Buchacra, frisou que as escolas beneficiadas receberam investimentos significativos, seja em infraestrutura, mobiliário e em materiais didáticos inovadores, tudo isso para que os alunos da rede estadual de ensino possam contar com mais comodidade e recursos pedagógicos modernos, durante o processo de ensino-aprendizagem.

CRONOGRAMA DE OBRAS

Em 2021, o Executivo Estadual seguirá com o cronograma de entregas pela região nordeste e nas demais localidades do Pará. A previsão para este ano é que dezenas de unidades escolares sejam entregues e outras recebam investimentos consideráveis, para que mais estudantes da rede estadual também possam ser beneficiados com tudo que há de mais moderno em infraestrutura escolar.

PREVENÇÃO À COVID-19

Com o intuito de prevenir a propagação da Covid-19, todas as 927 escolas da rede estadual de ensino já receberam suprimento de fundos para a aquisição de equipamentos de limpeza e de produtos de higiene, que possam assegurar a continuidade dos protocolos de biossegurança estabelecidos pelos órgãos sanitários.

Dessa maneira, os recursos destinados às escolas possibilitaram a instalação de pias com água e sabão, totens com álcool em gel, além da demarcação dos espaços para restringir aglomerações, a fim de evitar a contaminação pelo vírus dentro das unidades escolares.

*Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc).

Fonte: Governo PA

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