Ainda em Breves, governador e comitiva vistoriaram as obras de construção e pavimentação da PA-159. A via deve ficar pronta ainda no primeiro semestre de 2021. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) está pavimentando mais de 20 quilômetros da rodovia, na área urbana do município. Atualmente, estão sendo realizados serviços de terraplanagem, execução de base e sub-base, além de pavimentação asfáltica.
O trecho que está sendo pavimentado, entre o perímetro urbano de Breves até a Vila Aprocotane, próximo ao Rio Tucano-Açu, facilitará o deslocamento rodoviário dos moradores do entorno da PA-159 ao centro do município de Breves, que é a maior cidade do arquipélago, com um pouco mais de 100 mil habitantes.
“A PA está sendo toda pavimentada no trecho de 15 quilômetros. Ainda em 2019, o Governo do Estado entregou os primeiros 5 quilômetros que ligam a sede do município até a entrada do aeroporto, e agora estamos na segunda etapa da obra, fazendo a base e a sub-base para realização da pavimentação. Essa é uma estrada que vai até o Rio Tucano-Açu que segue até omunicípio de Anajás. Uma obra de extrema importância que interliga os municípios da região do Marajó, um investimento de mais de R$ 20 milhões de reais que vai fazer a diferença na vida das pessoas”
Em 2019, foi inaugurado um trecho de seis quilômetros da PA-159. O pacote de obras faz parte do investimento feito pelo Governo do Pará na infraestrutura viária na região do Marajó. O primeiro trecho pavimentado liga a cidade de Breves ao aeroporto.
Carmino dos Santos Silva, produtor de farinha, mora às margens da PA-159, há 19 anos, e disse que esperava há muito tempo pelo asfalto na via.
“Desde o mandato do governo passado, eu espero esse asfalto. Eu moro aqui, há 19 anos, e sempre ouvimos promessa de asfaltamento na nossa estrada, mas nunca começou uma obra. Ano passado, chegaram as máquinas e eu fiquei muito feliz , e com a certeza que o asfalto ia sair. O governador Helder Barbalho se interessa em melhorar a vida da população. Com o asfalto, a nossa vida vai facilitar bastante, principalmente no meu trabalho”, contou o produtor de farinha.
HEMODIÁLISE
Ao final da agenda no município, o governador informou que, no próximo ano, uma importante demanda da população marajoara será atendida, com o início dos procedimentos de hemodiálise no Hospital Regional de Breves.
“Assinamos ontem o aditivo de 890 mil reais e está autorizada a conclusão da hemodiálise aqui para o Hospital Regional de Breves, já está assinado o contrato e o recurso está garantido, e a empresa contratada tem até 90 dias para começar a hemodiálise no hospital. Eu sei que essa é uma demanda muito antiga. Conseguimos dar a solicitação, e até fevereiro vamos voltar para dar início aos serviços de hemodiálise”, disse o governador.