O Estado do Pará recebeu, na tarde desta quarta-feira (10), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, 61.600 doses da vacina CoronaVac/Sinovac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan, chegaram a Belém. Essa é a sétima remessa recebida pelo Pará, contabilizando 542.640 doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado.
O novo lote vai reforçar a quantidade de vacinas para os grupos prioritários, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, segundo ressalta o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.
“A Sespa continua avançando nas medidas necessárias para combater o aumento do número de casos da Covid-19 e garantir assistência à população do Pará. Estamos abrindo mais leitos, realizando transferências de pacientes, implantando medidas restritivas nas regiões com maiores números de casos da doença, mas as vacinas são essenciais ao enfrentamento da pandemia, quanto maior o número de pessoas imunizada, menos proliferação do novo coronavírus teremos”, informou o titular da Sespa.
Já está sendo organizada a estratégia de distribuição das doses aos municípios. O envio será feito por via terrestre, aérea e marítima, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Em reunião, na sexta-feira (05), dos estados que compõem o Consórcio da Amazônia Legal, o governador do Pará, Helder Barbalho, solicitou ao embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, para que o país norte-americano ajude os estados da Amazônia na articulação para compra de vacinas para a população que sofre com a pandemia da Covid-19.
Desde o início do ano, o governador Helder Barbalho segue conversando com os institutos e empresas que fabricam imunizantes, mas por enquanto não há vacinas disponíveis no mercado para compra emergencial. No início da semana passada, o governador visitou a fábrica da vacina russa Sputnik V.
Calendário de chegada ao Pará dos lotes de vacinas já enviados pelo Ministério da Saúde:
– 18 de janeiro: 173.240 doses da CoronaVac/Sinovac
– 24 de janeiro: 49 mil doses da Oxford/AstraZeneca
– 25 de janeiro: 29.200 doses da CoronaVac/Sinovac
– 06 de fevereiro: 64.400 doses da CoronaVac/Sinovac.
– 24 de fevereiro: 98.200 doses da CoronaVac/Sinovac (37.200) e Oxford/AstraZeneca (61 mil).
– 03 de março: 67.000 doses da CoronaVac/Sinovac.
– 10 de março: 61.600 doses da CoronaVac/Sinovac.