InícioParáEstação de Piscicultura de Santarém distribui 435 mil alevinos em março

Estação de Piscicultura de Santarém distribui 435 mil alevinos em março


Governo do Pará continua cumprido um de seus principais compromissos: O investimento no setor de aquicultura. A estação de reprodução instalada na Unidade Agrícola (Uagro), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) de Santarém, realizou a produção e distribuição de 435mil alevinos, beneficiando 720 produtores em 10 municípios.  

A distribuição de alevinos é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da piscicultura na região do Baixo Amazonas e Tapajós, pois apresenta-se como uma alternativa rentável para o incremento na fonte de renda para o produtor rural que baseia muitas das vezes sua única atividade econômica na agricultura e/ou na pesca, além de o “peixe” ser uma importante fonte de proteína para a dieta alimentar no dia a dia dos produtores, sendo assim a piscicultura aliada as boas práticas gera renda e segurança alimentar para as famílias.  

Mesmo com a pandemia do coronavírus presente, ano passado foram distribuídos 1,2 milhão de alevinos aos produtores. Os municípios beneficiados foram: Santarém, Mojuí, Altamira, Terra Santa, Belterra, Monte Alegre, Novo Progresso, Juruti, Rurópolis e Trairão. 

O Coordenador Regional da Sedap em Santarém, Alisson Castro, espera que a Uagro Santa Rosa possa contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da Piscicultura regional com produção, melhoria de conhecimento técnico dos criadores, repasse de tecnologias e garantia no fornecimento de alevinos.  
Para Antônia Ribeiro, do Assentamento Tapera Velha, comunidade Água Azul, a Sedap tem grande importância. “Nos dão uma oportunidade para criar os nossos alevinos e aumentar a chance de ter uma alimentação saudável e mais garantia, para mim isso é fundamental e que isso continue sempre para que possamos ter dias melhores com as nossas famílias”.

As espécies distribuídas foram: Tambaquí (Colossoma macropomum): 330.000 Alevinos e Tambatinga (Colossoma macropomum (fêmea) + Piaractus brachypomus (macho)): 105.000 Alevinos. 

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA