InícioParáEmater emite Cadastros Ambientais Rurais para agricultores em São Miguel do Guamá

Emater emite Cadastros Ambientais Rurais para agricultores em São Miguel do Guamá


Doury Edson Veras Lima mora na localidade de Urucuriteua, município de São Miguel do Guamá, no nordeste estadual. O agricultor, de 42 anos, trabalha com pecuária, cultivo de mandioca e de açaí. Ele foi um dos 30 agricultores beneficiados com a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) no município. 

“Era um documento que estava faltando para minha propriedade e acredito que com a ele vou conseguir muito mais benefícios para o meu trabalho”, afirmou o agricultor Doury Edson. Além dele, outros 29 trabalhadores rurais das comunidades Ladeira-Alto Urucuri e Prainha do Tatuaia receberam o Cadastro Ambientai Rural agora em março. 

CAR 

O documento é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e representa o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel. Além disso, o cadastro é indispensável para que o agricultor possa acessar uma série de políticas públicas e benefícios. 

O chefe do escritório local de São Miguel do Guamá, Odiwaldo Portela da Silva, resume alguns dos mais demandados pelos agricultores atendidos pelo escritório.

“Todas as políticas voltadas para o nosso agricultor familiar dependem CAR, como por exemplo a emissão da Guia de Transporte Animal pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepara), para quem trabalha com pecuária”, explicou Odiwaldo Silva.

O representante da Emater em São Miguel do Guamá informou que “o cadastro também é necessário para conseguir o crédito rural junto aos bancos e até para quem precisa dar entrada em aposentadoria, assim como o posseiro para dar entrada no processo de titulação (do terreno rural). Portanto, ele (o documento) é essencial para que o produtor acesse as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar”.

Por convênio com o Programa Municípios Verdes ( PMV), desde o ano de 2018, o escritório local da Emater em São Miguel do Guamá já emitiu 269 CARs. A meta é alcançar 400 cadastros até setembro de 2021, mantendo a média de 30 emissões por mês. 

As ações para a emissão do CAR vêm sendo realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de São Miguel do Guamá. Além da emissão do cadastro, o escritório mantém o atendimento aos agricultores com outros serviços, sempre respeitando as normas definidas pelo decreto estadual contra a Covid-19.

“Além do CAR, emitimos a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Este ano, a expectativa é elaborar 100 projetos para atender os nossos agricultores, além de mantermos o trabalho de orientação técnica aos nossos agricultores”, conclui o chefe local.

Atendimentos – O escritório local da Emater em São Miguel do Guamá atende, em média, 700 agricultores por ano. A produção agrícola do município se concentra no cultivo de mandioca, pimenta do reino e açaí; além de pecuária de corte e manejo de açaizal nativo.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA