InícioParáEm Santarém, Fisioterapia recreativa auxilia na recuperação de pacientes com Covid no...

Em Santarém, Fisioterapia recreativa auxilia na recuperação de pacientes com Covid no Hospital de Campanha


O Hospital de Campanha de Santarém (HCS), unidade temporária montada pelo Governo do Estado e Prefeitura para atender os pacientes da Região Oeste do Pará no tratamento da Covid-19  lançou, nesta quinta-feira (11) o projeto Pacientes em Movimento. A iniciativa utiliza a fisioterapia recreativa para estimular o sistema respiratório, coordenação motora e reduzir o agravamento do quadro clínico dos pacientes.

Pessoas diagnosticadas com coronavírus estão sujeitas a diversas complicações. Entre as mais comuns, está a disfunção respiratória, que pode se apresentar de forma leve, moderada ou grave. O objetivo da técnica de tratamento utilizada pelo HCS é proporcionar uma rotina de tratamento dos pacientes de forma mais leve e humanizada. 

A paciente Varlucia Conceição Lacerda, 60 anos, moradora de Santarém, aprovou o projeto. “Muito importante, é uma ajuda em nosso tratamento. Cheguei bem ruim, mas graças a Deus que somos bem tratados. É uma experiência que deve ser aplicada em outros locais e cidades. É uma recuperação muito boa”, disse. 

Varlúcia LacerdaO projeto é desenvolvido pela equipe psicossocial do HCS, que faz uso de instrumentos simples como bola, mensagens interativas e música para realizar as atividades.

A psicóloga do Hospital de Campanha, Brena Ferreira, explica que a estratégia é minimizar os impactos do isolamento que o tratamento requer através de atividades coletivas. Brena Ferreira destaca que o sentimento de coletividade traz mais conforto ao paciente e fortalece a saúde física e mental.

“A atividade entra justamente para auxiliar o paciente no processo de enfrentamento do adoecimento. Visamos justamente minimizar o sofrimento dentro da hospitalização. Por isso, buscamos atividades que possam humanizar e permitir interatividade entre os pacientes e fortalecer os laços para que possamos ter sucesso no enfrentamento à Covid”, pontuou.

Após participar da atividade, Orlando Almeida dos Santos, 76 anos,  morador de Santarém, afirma que a atividade modifica a rotina dos pacientes. “Tudo ótimo. Ajuda na recuperação de todos. Essa é uma doença traidora porque ficamos sozinhos e os dias são muito iguais”, comentou. 

Orlando Santos

A fisioterapeuta do Hospital de Campanha, Danieli Santos, explica que o projeto atende pacientes que não estão mais em estágio grave da doença e estão em área ambiente.  A fisioterapeuta afirmou ainda que os pacientes que realizam as atividades colaboram com o corpo clínico durante o tratamento. 

“Estão em um estágio que necessitam desta interação social porque a questão não é só clínica. Existe o psicológico e emocional que também deve ser trabalhado. É muito importante essa atividade porque o paciente quando se sente é mais colaborativo. Ele faz as fisioterapias com mais paciência e dedicação”, ponderou. 

Brena Ferreira

Estrutura 

Com 60 leitos clínicos, a unidade hospitalar temporária está montada na Escola Maria Uchoa Martins, no bairro Floresta, a 800 metros do Hospital Regional do Baixo Amazonas. A unidade conta com sete enfermarias, com cinco leitos cada; uma enfermaria com 16 leitos e uma sala de estabilização, com quatro leitos.

Além dos 56 leitos clínicos e 4 de estabilização do Hospital de Campanha, em Santarém, o Governo do Pará também conta com o Hospital Regional do Baixo Amazonas no combate à pandemia, com a oferta de 96 leitos exclusivos para Covid-19, 71 dos quais de UTI e 25 clínicos.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA