InícioParáCom mais de 30 mil novos empregos, Pará tem saldo positivo por...

Com mais de 30 mil novos empregos, Pará tem saldo positivo por mês seguido


Pelo décimo terceiro mês consecutivo, o Pará apresentou saldo positivo na criação de empregos formais. De acordo com Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), o Pará foi o terceiro estado da Federação Brasileira que mais gerou empregos formais em todo o território nacional em 2020, com aproximadamente 33 mil postos de trabalho. É um dos melhores desempenhos desde o início da pandemia do novo coronavírus. 

De acordo com o estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com base do Ministério da Economia, segundo o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em janeiro de 2021, o Pará gerou mais de 2 mil postos de trabalho, com ênfase nos setores do Comércio e da Indústria. 

Vittória Rique, de 21 anos, é uma das pessoas inseridas no saldo positivo alcançado pelo Pará na geração de empregos formais. A jovem foi contratada por uma concessionária na função de consultora de vendas. “A gente sabe que, apesar desse contexto de pandemia, as contas não param, as nossas necessidades continuam e a gente precisa ter suporte financeiro para isso. Tem sido uma experiência nova. Estou aprendendo muito, e ter conquistado essa vaga, justo nesse momento, fez toda a diferença”, relata a Vitória. 

O estudo apresenta o balanço na geração de empregos entres os meses de janeiro e dezembro e aponta o estado em  primeiro lugar no ranking entre os estados da região Norte, no comparativo entre admitidos e desligados.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) Inocêncio Gasparim, a evolução dos últimos meses pesquisados pelo órgão nacional reforça a retomada da economia paranaense, mesmo diante da pandemia. “O estado do Pará tem se adiantado com proposições e projetos econômicos, sobretudo aos mais vulneráveis, aos trabalhadores essenciais. Porém, sabemos que todos os setores têm sentido e cabe a nós impulsionar este processo de retomada. O novo pacote econômico apresentado pelo Governo (R$ 500 milhões para reduzir os impactos da pandemia em vários setores) nos dá condições de pensarmos em situações melhores daqui pra frente. O momento é de responsabilidade, de cautela e de cuidado”, ressalta o secretário.

Everson Costa, técnico do Dieese, reforça que o bom desempenho da economia é fruto também das medidas adotadas pelo governo do Estado no processo de retomada econômica. “Nós iniciamos o ano de 2021 enfrentando inúmeras dificuldades, novas variantes da pandemia e o contexto econômico complicado. O Pará abre as informações do mundo do trabalho com 2.139 postos gerados. Esse saldo é o maior registrado entre os estados da região Norte. Em uma análise um pouco maior, o Pará gerou mais de 32 mil postos, o que coloca o nosso Estado em uma situação crescente e positiva. Com a permanência do plano de vacinação, junto ao pacote econômico apresentado pelo governo, certamente teremos um efeito positivo ao longo do primeiro semestre”, avalia.

SETORES – Os setores que mais se destacaram em janeiro de 2021 no Pará foram do comércio, com 1.789 empregos criados, indústria em geral (363) e agropecuária (351).

“Os bons resultados alcançados pelo Estado nos últimos meses nos faz enxergar o novo ano com otimismo, principalmente ao saber que a vacina já é uma realidade. À medida em que a gente vai vacinando a população, conseguimos trazer a normalidade de volta e expandir o plano de retomada econômica. Certamente, teremos a continuidade de obras públicas, de investimentos e outros fatores positivos que contribuem diretamente na manutenção desse ritmo de crescimento”, afirma Everson.

ACUMULADO – No acumulado do mês de janeiro, o saldo do Pará é positivo. Enquanto foram contratados 25.208 trabalhadores, outros 23.063 foram dispensados, representando um resultado positivo de 2.139 vagas. Sendo assim, é o estado que mais garantiu postos de trabalho no Norte do País no período inicial de 2021 – Amazonas  (2.056) e Tocantins (1.391).

O titular da Seaster ainda reforça que para o ano de 2021, está previsto um investimento de R$30 milhões voltados à qualificação social e profissional.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA