InícioParáAGE utiliza robô para auxiliar na análise das despesas do Executivo 

AGE utiliza robô para auxiliar na análise das despesas do Executivo 


Já está em utilização, na Auditoria Geral do Estado, o robô Argus, que irá otimizar os trabalhos de auditoria referente a fiscalização dos recursos públicos do Estado. A inteligência artificial é uma parceria com o Tribunal de Contas do Município, que por meio do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) desenvolveu o sistema.

A ferramenta, utilizada pela gerência de auditorias e do setor jurídico da AGE, faz um filtro das publicações feitas no Diário Oficial do Estado (DOE) referentes a contratos, aditivos, suprimento de fundos e processos de licitação, entre outros. Com isso, é possível ter acesso de forma mais rápida à modalidade do processo, objeto, número do processo e o valor. Antes, essa análise era feita de forma manual. 

“O uso do ARGUS provocará um diferencial positivo nos trabalhos desenvolvidos pela Gerência Jurídica, especialmente no que diz respeito a uma melhora da celeridade na resolução dos procedimentos, assim como na assertividade e facilitação na busca e análise dos dados referentes aos procedimentos submetidos à análise de conformidade jurídica e consequente emissão dos pareceres”, explica a gerente do Jurídico, Sâmya Souza. 

Para o gerente de Auditorias da AGE, Renato Almeida, o robô dará celeridade ao trabalho do órgão. “O sistema ARGUS reduzirá o tempo despendido com buscas no Diário Oficial do Estado, permitindo um monitoramento mais eficiente de atos administrativos publicados”. 

A parceria se deu por meio de assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre AGE e TCM em novembro do ano passado. Após isso, a equipe do Núcleo de Informações Estratégicas do TCM, juntamente com o Núcleo de Tecnologia da Informação da AGE adaptaram o software às necessidades do órgão do Executivo.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA