DEFESA CIVIL – BOLETIM PREVISÃO DO TEMPO PARA 22/09
Fonte: Governo de SP
DEFESA CIVIL – BOLETIM PREVISÃO DO TEMPO PARA 22/09
Fonte: Governo de SP
Durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, 20, no Palácio Rio Branco, o governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou o maior concurso para a Educação no Estado. O anúncio foi feito ao lado do secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, quando foram divulgadas 3 mil vagas para cargos efetivos para todos os municípios do estado.
O Instituto Nosso Rumo foi a empresa escolhida para aplicação das provas para vagas no ensino médio e superior para os cargos de professor e área de apoio administrativo. A remuneração inicial para apoio de nível médio é de R$2.361,51 e R$4.270,21 para professor e o edital deve sair ainda nesta sexta em edição especial do Diário Oficial do Estado (DOE).
As inscrições poderão ser feitas de 26 de setembro a 28 de outubro. A taxa de inscrição para cargos do ensino médio é de R$ 69,79 e superior R$ 88,98.
Para o apoio administrativo será aplicada prova objetiva. Já para os cargos de professor, além da objetiva, há as fases discursiva, títulos e prática.
Do total de vagas, 2.850 são para ampla concorrência e 150 para Pessoa com Deficiência. As vagas são para apoio administrativo, professor, inclusive com habilitação em Educação Especial, Braile e Libras.
“Estou aqui hoje cumprindo mais do que uma promessa, mas uma necessidade do Estado, mostrando nosso compromisso com o servidor público e a qualidade da educação no estado”, disse o governador.
As provas ocorrem em 24 de novembro e o planejamento é que a convocação ocorra entre fevereiro e março do ano que vem. Uma medida que, para o governador, além de gerar mais emprego, também impacta na qualidade da educação.
“É o maior concurso da história. Mais uma vez eu agradeço à Secretaria de Educação, em nome do secretário Aberson, e também a toda equipe econômica governamental. São 3 mil vagas, são 3 mil famílias, são 3 mil oportunidades, e as pessoas, não se esqueçam de dois detalhes, a data das inscrições e o dia da prova, e cumpra com o checklist, que é entregar a documentação”, reforçou.
O secretário estadual de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destacou que o concurso tem dois pontos históricos. A aplicação da prova didática e vagas efetivas direcionadas para a Educação Especial.
“Pela primeira vez vamos aplicar a prova didática. O professor terá de 10 a 15 minutos para poder explanar um determinado assunto e será avaliado por uma equipe imparcial, ou seja, pessoas capacitadas. Isso garante um melhor quadro de servidores na educação”, disse.
Com relação à educação especial, o gestor destaca que esta é uma demanda que tem aumentado, sendo prioridade para o governo.
“Também é a primeira vez que há um concurso com vagas específicas para educação especial. Vale lembrar que o professor da educação especial, um professor P2, que é professor regente, ele tem que ser licenciado, porém, ele também necessita de habilitação de um concurso, uma pós-graduação de educação especial. Isso é um dos critérios estabelecidos. Então, estudem para a próxima prova, que é dia 24 de novembro. Nós temos aí mais ou menos 60 dias para poder fazer a nossa prova e ter aí a garantia de um concurso efetivo”, destacou.
No início deste mês, o governo já havia instituído a Comissão de Coordenação do Concurso Público para o Provimento de Cargos Efetivos da Secretaria de Estado de Educação.
A Comissão, composta por representantes da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e Educação e Cultura, é responsável por coordenar e supervisionar todas as etapas do concurso público, incluindo o fornecimento de informações essenciais como número de vagas, descrição dos cargos, remuneração e legislação pertinente, além de definir, em conjunto com a empresa contratada, o cronograma das atividades, acompanhar a elaboração e aprovação do edital, monitorar o desenvolvimento do processo seletivo e notificar a publicação dos editais no Diário Oficial.
Os candidatos poderão obter informações e tirar dúvidas por meio do atendimento do Instituto Nosso Rumo no Endereço Eletrônico: www.nossorumo.org.br ou pelo Serviço de Atendimento ao candidato por meio do telefone (11) 3964-4946.
Segundo a Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead), só no ano passado, foram 6.222 servidores convocados para o quadro do Estado, resultado de concurso público efetivo ou processo seletivo simplificado, que oferece vagas temporárias. O governador enfatizou que, deste universo, mais de 4 mil vagas foram provenientes de concurso público, robustecendo o quadro efetivo do estado acreano.
O governador Gladson Cameli aproveitou a coletiva para falar das ações do governo no combate a queimadas e mitigação dos efeitos da estiagem severa.
O governador destacou que Rio Branco, na quinta-feira, 19, teve o pior índice de qualidade do ar.
“A situação do Acre segue crítica. E hoje seguimos com a poluição do ar em níveis insalubres para a população. Não temos previsão de chuvas significativas nos próximos dias e estamos fazendo monitoramento diário”, destacou o governador ao reforçar que o Gabinete de Crise segue reunido para a tomada de decisões.
“Estamos com equipe de fiscalização atuando nas regiões de alto índice de desmatamento que seguem sendo Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. O Estado trabalha de forma unida e coordenada, com gabinete de crise formado por membros dos órgãos de controle e ações em campo feitas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Instituto de Meio Ambiente do Acre [Imac] com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar”, disse.
Por conta dessa situação, o governador pediu colaboração da população.
“Só de multas relacionadas a crimes ambientais foram mais de R$ 15 milhões somente este ano aplicadas pelo Imac. E quero dizer que não vou fechar os olhos para esses crimes contra a vida, contra as pessoas que estão tentando pelo menos respirar. Tem Estado, tem lei e tem ordem e tudo que eu puder usar, dentro da legislação, para punir aqueles que não respeitam nós vamos fazer.”
Fonte: Governo AC
A Escola do Legislativo iniciou mais um curso. Desta vez, os servidores da Casa participam de aulas sobre o “Excel Intermediário”. As aulas foram iniciadas nesta sexta-feira, 20, e serão ministradas pelo professor Cairo Rezende dos Santos, em turmas nos períodos matutino e vespertino.
Ao todo, serão seis encontros por turma, realizados nos dias 20, 23, 24, 27, 30 e 1º de outubro. O objetivo é fornecer ao participante conhecimentos para o uso das ferramentas do software, tais como inserir planilhas e gráficos, criar fórmulas, operações aritméticas básicas, apresentar recursos de formatação, além de colaborar para a qualificação e a formação continuada dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Com carga horária de 12 horas-aula, as instruções serão ministradas em formato de palestra expositiva, com slides, exercícios e dinâmicas. O conteúdo programático abrange iniciação do Excel e criação da primeira planilha, fórmulas, operações aritméticas básicas e porcentagem, formatação, gráficos, dashboards e configuração de impressão.
Cairo Rezende dos Santos
Mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o professor responsável por ministrar as aulas, Cairo Rezende dos Santos, é pós-graduado em gerenciamento de projetos pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG), engenheiro eletricista pela UFG, especialista em redes de computadores pela 3 Way Network e servidor efetivo da Diretoria de Tecnologia da Informação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias
A Justiça autorizou, nesta sexta-feira (20), o uso da força policial para retirar os estudantes que continuam ocupando o Pavilhão João Lyra Filho, principal prédio do campus Maracanã. A Justiça havia dado o prazo de 24h para que os estudantes deixassem o local. O prazo terminou nessa quinta-feira (19), às 13h e foi descumprido pelo movimento de ocupação. A decisão também determina a cobrança de multa diária.
A decisão, assinada pela juíza da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Luciana Lopes, autoriza o “uso de força policial suficiente e necessária à desocupação completa dos prédios da Uerj”.
Além disso, requer a aplicação de multa diária no valor de R$ 10 mil aos réus apontados na ação de reintegração de posse da reitoria – quatro estudantes e um servidor da universidade. Para garantir o pagamento, a juíza determinou o bloqueio do valor da multa nas contas bancárias dos réus
A reitoria divulgou uma nota pedindo que os estudantes deixem o local e evitem o uso da força policial. “A reitoria apela aos estudantes para que eles saiam por iniciativa própria e pacificamente, cumprindo a decisão judicial, para que não haja nenhum tipo de uso da força policial a partir dessa decisão”, diz.
Nessa quinta, a reitoria tentou tirar os estudantes do local após o fim do prazo judicial. Houve confronto e a universidade recuou, recorrendo à Justiça.
Estudantes estão há 56 dias ocupando a reitoria e edifícios da universidade em protesto contra mudanças nas regras para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil.
Fonte: Agência Brasil
A Cohapar entregou nesta sexta-feira (20), em Londrina, as chaves dos 144 apartamentos do Residencial Laguna di Córdoba aos novos moradores. Através do Programa Casa Fácil Paraná, o Governo do Estado aplicou R$ 1,75 milhão em recursos para subsidiar o valor de entrada de 109 famílias com renda de até quatro salários mínimos.
O empreendimento da Construtora MRV é situado no complexo Acquaville, região Leste do município, e contou com investimento total de R$ 38,1 milhões. Além da concessão do auxílio estadual, os compradores também puderam acessar descontos variáveis pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida, e usar o FGTS para abatimento do saldo devedor.
O condomínio é formado por nove blocos de quatro andares cada, com imóveis de 40,82 m² e 43,54 m², que já são entregues com pisos em todos os cômodos e possuem vaga de garagem. Com localização de fácil acesso e infraestrutura já consolidada na região, o empreendimento conta ainda com espaço de lazer equipado com salão de festas, piscina, churrasqueira, área para animais, parquinho e bicicletário.
As condições de financiamento junto à Caixa Econômica Federal variam conforme a renda dos pretendentes e tamanho da unidade. As prestações mensais são a partir de R$ 650, valor mais acessível que o aluguel praticado no município, e o saldo pode ser quitado em até 360 meses.
SONHO REALIZADO – Quem casa, quer casa. E foi graças ao auxílio do Casa Fácil Paraná que os recém-casados Jeferson Pereira de Oliveira, operador de produção de 26 anos, e Dâmaris de Oliveira Pereira de Morais, esteticista de 23 anos, alcançaram esse importante passo da vida a dois.
“É uma conquista muito grande, que muitos não têm esse privilégio. E o subsídio da Cohapar foi muito bom, foi o que deu o incentivo para comprar. A gente não tinha esse valor de entrada, então ajudou bastante. Deu tudo certo e ficou compatível com o que podemos pagar”, disse a esposa.
O apoio do Estado também foi decisivo para a policial militar Tainá Cristina Alves, 28 anos. Para ela, o sonho da casa própria é o sonho de todo brasileiro, algo pelo qual batalhava desde que começou a trabalhar.
“É uma sensação indescritível. É muito difícil conseguir um imóvel hoje em dia, a gente sabe o sacrifício, são várias abdicações. E o recurso do Estado foi fundamental, veio para ajudar muito. Sem esse benefício, com certeza, seria muito mais difícil”, concluiu.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Na semana de aniversário da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), trabalhadores e a população do Distrito Federal receberam um presente na manhã desta sexta-feira (20): a inauguração da nova fábrica de artefatos de concreto. Com um investimento de aproximadamente R$ 800 mil, a fábrica foi totalmente modernizada para ampliar sua capacidade de produção de bloquetes e meios-fios.
“Estamos aqui concretizando um sonho, inaugurando o núcleo de produção de artefatos no pátio da Novacap. Com isso, aumentaremos a produção, reduziremos custos e atenderemos à demanda da empresa. Tudo isso faz parte do nosso esforço para reintroduzir a Novacap como a melhor empresa de obras públicas de infraestrutura urbana do país”
Fernando Leite, diretor-presidente da Novacap
A nova estrutura da fábrica conta com equipamentos reformulados e permite um aumento significativo na produção. Segundo Ramon Castro, assessor da Divisão de Conservação e Reparos da companhia, “essa modernização visa melhorar a qualidade de vida da cidade e responder às demandas urbanas de forma mais eficiente”. A expectativa é que, em até 12 meses, a fábrica equalize a curva de atendimento tanto das demandas represadas quanto das diárias.
Com a capacidade de produção aumentada, a fábrica pode produzir até 6 mil blocos de 10 cm, 4 mil blocos de 15 cm e 3 mil blocos de 20 cm em um único dia de trabalho. Além disso, a produção diária de bloquetes de pavimentação poderá chegar a 200 m². Segundo a Novacap, eles são fundamentais em áreas onde o uso de asfalto é inviável, como zonas de proteção ambiental e regiões próximas a córregos, devido ao custo mais baixo e à rapidez na instalação.
A nova fábrica pode produzir até 6 mil blocos de 10 cm, 4 mil blocos de 15 cm e 3 mil blocos de 20 cm em um único dia de trabalho. Além disso, a produção diária de bloquetes de pavimentação poderá chegar a 200 m² | Foto: Marcos Paixão/Novacap
Pedro Isaac, chefe da Divisão de Conservação e Reparos (Dicor) da companhia, ressalta o impacto da modernização: “Hoje a gente produz artesanalmente, então ficou obsoleto esse método de produção. Com o maquinário novo, aumentaremos a produção em mais de 600%. O que produzimos em um mês, produziremos em um dia. A demanda que levaria 10 anos para ser atendida, em 2 anos, recuperaremos o tempo perdido”.
Impacto social
A fábrica também tem um impacto social relevante, empregando 30 funcionários do sistema prisional, responsáveis pela fabricação de meio-fios, bloquetes, bancos para praças e tampas de bueiros. A produção, que estava paralisada devido ao desgaste dos antigos equipamentos, será retomada em larga escala, permitindo um atendimento mais ágil às necessidades da cidade.
“Estamos aqui concretizando um sonho, inaugurando o núcleo de produção de artefatos no pátio da Novacap. Com isso, aumentaremos a produção, reduziremos custos e atenderemos à demanda da empresa. Tudo isso faz parte do nosso esforço para reintroduzir a Novacap como a melhor empresa de obras públicas de infraestrutura urbana do país”, disse o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.
Com a nova fábrica entrando em operação a partir dos próximos dias, a Novacap já planeja um plano de ação para atender todas as áreas do Distrito Federal, aproveitando a capacidade ampliada e os novos métodos industriais.
*Com informações da Novacap
Fonte: Agência Brasília
Após incêndio na tarde dessa quinta-feira (19), o viaduto Condessa de São Joaquim, no centro da capital paulista, foi liberado para o tráfego de veículos na manhã de hoje (20).
Segundo a prefeitura de São Paulo, o tráfego no viaduto foi liberado para veículos leves e ônibus. Já as vagas de estacionamento permanecem interditadas. Técnicos do município avaliam as condições de segurança e já constataram que não houve danos estruturais.
Na Avenida 23 de Maio, via que passa por baixo do viaduto, ainda há faixas interditadas para o tráfego de veículos. Mas, segundo a prefeitura, todas serão liberadas para a circulação de veículos ainda hoje, após instalação de tela de proteção sob o viaduto.
Segundo a Defesa Civil, o incêndio foi provocado por fogo em objetos de pessoas em situação de rua que usavam a parte de baixo da edificação como abrigo. Não houve feridos.
Fonte: Agência Brasil
DEFESA CIVIL – BOLETIM PREVISÃO DO TEMPO PARA 23/09
Fonte: Governo de SP
A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) já identificou, por meio da Operação Curupira, 34 autores de incêndios criminosos praticados no estado do Rio de Janeiro. Cinco pessoas foram presas. Nove já foram indiciadas e as equipes aguardam os laudos periciais para formalizar o indiciamento dos demais.
A Operação Curupira foi uma resposta da Polícia Civil no combate às ações incendiárias criminosas que atingiram diversos parques do estado. Também participam do Gabinete de Gestão de Crise do Governo do Estado a Secretaria Estadual do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
De acordo com o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, além dos prejuízos à fauna e à flora, as práticas criminosas acarretaram risco humano e patrimonial às populações afetadas pelos incêndios.
“O custo para recuperar esses ecossistemas é incalculável. Não temos, por exemplo, como colocar preço na vida de um animal silvestre que foi vítima. Isso sem falar no prejuízo com a emissão de créditos de carbono, tão importantes para o nosso estado. Nossas ações estão sendo assertivas no combate a este tipo de crime”, disse Curi.
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e as delegacias distritais do interior fizeram inúmeras diligências para apurar os incêndios eram criminosos e quem eram seus autores. Na segunda-feira (16), os agentes foram à Região Serrana para reprimir as ações incendiárias em Petrópolis e Itaipava. Perícias criminais foram feitas pela equipe do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) em três pontos de início das chamas.
Os policiais conseguiram identificar um adolescente, que compareceu à delegacia acompanhado de seu pai. O menor admitiu ter ocasionado o fogo que devastou grandes áreas de vegetação nos distritos de Pedro do Rio e Secretário.
Também houve diligências, oitiva de testemunhas e análise de imagens de câmeras de segurança na região da Vila Inglesa, também em Petrópolis, e no Parque Nacional da Serra da Tiririca, em Niterói.
Na quarta-feira (18), uma ação integrada da DPMA com a 91ª DP (Valença) resultou na captura de um homem de 61 anos, flagrado em vídeo ateando fogo na área de proteção ambiental da Serra da Beleza, à margem da Rodovia RJ-143, altura do Km 52.
Ele foi identificado a partir das investigações das duas unidades. Com o autor, foram encontrados a motocicleta, as roupas e o capacete usados no crime. As diligências da Operação Curupira continuam.
Fonte: Agência Brasil
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está transformando a administração de emendas parlamentares com a introdução de um painel de Business Intelligence (BI). Este sistema inovador visa aprimorar a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos, além de reforçar o compromisso do instituto com a legalidade e o controle rigoroso dos gastos públicos.
“Estamos constantemente avaliando a possibilidade de compartilhar nossa tecnologia com outras instituições de saúde e órgãos públicos. Nossa solução é escalável e adaptável, e acreditamos que pode beneficiar outras entidades ao promover uma cultura de transparência e responsabilidade em todo o setor público”
Deilton Lopes, superintendente de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do IgesDF
A chefe da Assessoria de Relações Institucionais (Asrei) do IgesDF, Mariana Diniz, destaca o impacto desta inovação: “A implementação do painel de rastreabilidade é um marco significativo para a nossa gestão. Nosso objetivo é assegurar que todas as aquisições realizadas com emendas parlamentares sejam feitas de maneira eficiente e em conformidade com a lei. Esta ferramenta não só garante a alocação correta dos recursos, mas também facilita uma prestação de contas transparente e detalhada”.
O painel de rastreabilidade implementado pelo IgesDF já se alinha com as propostas discutidas entre os Três Poderes para aprimorar a gestão de emendas parlamentares, conforme destacado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Esta ferramenta inovadora não apenas atende às exigências de controle e transparência sugeridas, mas também posiciona o IgesDF como uma referência nacional na administração responsável dos recursos públicos, mostrando que a instituição está à frente na adoção de boas práticas que fortalecem a governança e a confiança da sociedade.
A Asrei desempenha um papel na comunicação com o poder legislativo e na prestação de contas aos órgãos concedentes, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Diniz complementa: “O painel BI representa um avanço na nossa capacidade de monitorar e controlar cada etapa do processo, desde a captação das emendas até a sua execução e prestação de contas. Isso é importante para manter a integridade e a eficiência na gestão dos recursos públicos”.
O sistema inovador visa aprimorar a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos, além de reforçar o compromisso do instituto com a legalidade e o controle rigoroso dos gastos públicos | Fotos: Divulgação/IgesDF
“Nossa abordagem melhora o controle interno e fortalece a confiança da sociedade e dos órgãos de fiscalização”, acrescenta.
O superintendente de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do IgesDF, Deilton Lopes, explica os desafios e conquistas do projeto: “Integrar dados de diversas fontes e criar uma interface intuitiva foi um grande desafio. Contudo, nossa tecnologia agora permite um acompanhamento detalhado das emendas, aumentando significativamente a transparência e facilitando a gestão dos recursos.”
Além de facilitar a identificação e correção de gargalos, o painel promove uma cultura de boa governança. “Estamos constantemente avaliando a possibilidade de compartilhar nossa tecnologia com outras instituições de saúde e órgãos públicos. Nossa solução é escalável e adaptável, e acreditamos que pode beneficiar outras entidades ao promover uma cultura de transparência e responsabilidade em todo o setor público”, conclui o superintendente.
O que é o Painel de Rastreabilidade de emendas parlamentares?
O painel de rastreabilidade do IgesDF é uma ferramenta avançada desenvolvida para monitorar e gerenciar cada etapa do ciclo das emendas parlamentares. Desde a proposição e alocação até a execução e a prestação de contas, o painel oferece uma visão detalhada e em tempo real sobre o uso dos recursos públicos. Entre suas principais funcionalidades estão:
⇒ Integração de dados: Coleta informações de diversas fontes, como plataformas nacionais de controle e registros internos, centralizando-as em um único sistema para um acompanhamento contínuo e detalhado
⇒ Visão geral e detalhada: Proporciona uma visão clara do processo, desde a localização dos recursos e a entrega de equipamentos até a execução financeira e a prestação de contas
⇒ Transparência e controle: Facilita a visualização de cada transação e movimentação de recursos, permitindo que gestores, órgãos de fiscalização e cidadãos acompanhem a aplicação dos fundos de forma clara e acessível.
⇒ Automação e segurança: Automatiza a integração de dados e adota medidas rigorosas de segurança para proteger informações sensíveis, com auditorias regulares para garantir a integridade dos dados
*Com informações do IgesDF
Fonte: Agência Brasília