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Hospital São José orienta a população sobre os cuidados necessários para preservar a saúde do fígado

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Bárbara Danthéias – Ascom HSJ – texto
Juliel Veras – Arte gráfica

Ambulatório de Hepatites do HSJ atende pacientes com hepatites B ou C; o tratamento é fundamental para prevenir cirrose e câncer de fígado

fígado é o segundo órgão mais transplantado no Brasil, com 1.685 cirurgias realizadas entre janeiro e setembro de 2024, ficando atrás apenas do transplante de rim (4.234), segundo dados do Ministério da Saúde. Uma das principais doenças que levam à necessidade de transplante é a cirrose, processo de regeneração inicialmente benigno, no qual as células lesionadas do órgão são substituídas por cicatrizes, mas que, em sua fase terminal, faz com que o fígado pare de funcionar. Em muitos casos, a doença pode ser prevenida.

“Qualquer condição que cause hepatite — ou seja, a inflamação do fígado por muito tempo — pode causar cirrose. Entre as causas mais comuns, podemos citar as hepatites B e C, álcool, uso de medicamentos, doença hepática gordurosa não alcoólica e algumas doenças genéticas. Em mulheres, acontece a hepatite autoimune, em que o próprio organismo é quem inflama o fígado”, explica Elodie Hyppolito, hepatologista do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará referência no tratamento de hepatites.

Segundo a médica, as causas acima podem resultar ainda no câncer de fígado, cujo tratamento também demanda a necessidade de transplante. Entre os maus hábitos que podem comprometer a saúde do órgão, Hyppolito destaca o sedentarismo, a automedicação e a ingestão de bebida alcoólica. “O ideal é não ingerir quantidade nenhuma, mas, se ingerir, a quantidade de álcool deve ser a mínima possível”, recomenda. Além disso, diabetes, obesidade e colesterol alto também representam fatores de risco para a doença hepática.

Hepatites: transmissão, prevenção e tratamento

Outra importante forma de evitar a necessidade de transplante é prevenir e tratar as hepatites, principalmente os tipos B e C, que se tornam crônicas e podem evoluir para cirrose ou até mesmo câncer de fígado. “Elas são doenças virais transmitidas, principalmente, pelo contato com o sangue, seja por transfusões, cirurgias, tatuagens ou uso de drogas, pelo sexo e pelo parto ou amamentação”, destaca Elodie Hyppolito.

O uso de preservativo nas relações sexuais e o não compartilhamento de seringas e objetos de uso pessoal, como alicates e lâminas de barbear, são algumas das principais medidas de prevenção contra as hepatites virais. As vacinas para as hepatites A e B são também importantes formas de prevenir essas doenças.

Para evitar as hepatites, é fundamental adotar medidas como usar preservativo nas relações sexuais e manter a caderneta de vacinação em dia

A hepatologista ressalta que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. “O tratamento da hepatite B não cura, mas estaciona a doença. Já o da hepatite C cura 100% dos pacientes, é gratuito e dado pelo SUS”, pontua.

O comerciante Geraldo [nome fictício], 67, descobriu que estava com hepatite C em 2020, quando deu entrada na Emergência do HSJ após ter tido um sangramento no nariz, um dos sintomas que podem indicar problemas no fígado. Ele logo iniciou o tratamento e, após seis meses, alcançou a cura da doença, mas continua sendo acompanhado no Ambulatório de Hepatites do HSJ devido a lesões no fígado causadas pelo consumo de álcool.

“A médica disse que se eu quisesse viver mais, eu deveria deixar a bebida. E eu quero viver mais um pouquinho”, compartilha Geraldo, que, desde o diagnóstico da hepatite C, não consome mais bebida alcoólica.

Ambulatório de Hepatites do Hospital São José atende pacientes acima de 18 anos com diagnóstico de hepatites B ou C por meio da Central Estadual de Regulação. Integram a equipe dois hepatologistas e uma infectologista, além de uma enfermeira, que coordena o acolhimento de primeira consulta. O atendimento acontece às segundas e sextas-feiras, das 13h às 18h, e às quartas-feiras, das 8h às 12h.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Sine oferta mais de 200 vagas de emprego nesta sexta-feira, 20

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O Sistema Nacional de Empregos (Sine-AC) está com 205 vagas disponíveis para esta sexta-feira, 20. Diariamente, o painel é atualizado de acordo com a disponibilidade. Os interessados em uma das vagas devem se dirigir à Casa do Trabalhador, que funciona no antigo Hotel Pinheiro, das 7h30 às 14h, e no Sine que fica na Organização em Centros de Atendimento (OCA), das 7h às 13h30. Há também os telefones (68) 3224 1519, (68) 3223 6502 e (68) 3215 4500, que são Whatsapp, onde as vagas podem ser consultadas, já que mudam diariamente.

Dessas 205 vagas, 100 são para uma empresa que está recrutando trabalhadores para morar em Várzea Grande, em Mato Grosso, para o cargo de auxiliar de linha de produção e ainda com alojamento e alguns benefícios.

O candidato à vaga deve atualizar o seu cadastro no Sine. Aqueles que não tiverem cadastro na instituição devem levar os seguintes documentos: carteira de trabalho, identidade/CPF, título de eleitor e comprovante de escolaridade e de endereço.

Confira as vagas:

São 205 vagas de emprego nesta sexta-feira, 20. Foto: Divulgação

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Fonte: Governo AC

Homenageado ressalta iniciativa e papel dos auditores fiscais na sociedade

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O auditor fiscal, Fábio Eduardo Bezerra Lemos Carvalho discursou em nome dos homenageados, em sessão que celebra o Dia do Auditor Fiscal, nesta sexta-feira, 20, e expressou seu agradecimento à Casa Legislativa e, em especial, ao Delegado Eduardo Prado (PL), por suas iniciativas em prol da classe. “Esta honraria simboliza o reconhecimento do valor e da dedicação dos auditores fiscais, cuja contribuição é fundamental para o desenvolvimento de Goiás”.

Fábio destacou que a homenagem reflete o sentimento de pertencimento a uma categoria valorosa, enfatizando o impacto positivo que o trabalho dos auditores fiscais gera na sociedade. “Estamos aqui não apenas para receber títulos, mas para reafirmar nosso compromisso com o interesse público e a responsabilidade que temos de garantir a arrecadação que sustenta as políticas públicas em nosso Estado”.

O auditor afirmou que colegas que também receberam o Título de Cidadania Goiana, estão celebrando as histórias que cada um trouxe para engrandecer Goiás. Fábio também refletiu sobre a importância do trabalho do Fisco, que garante serviços essenciais como educação, saúde e segurança. Nessa ocasião reafirmamos nossa disposição para contribuir com a política tributária do Estado, esperando a valorização da categoria “Saimos daqui com a expectativa de um futuro promissor para os auditores fiscais em Goiás”, conclui.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Hospitais aumentam eficiência no consumo de energia com apoio da Copel

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Hospitais públicos e filantrópicos em todo o Paraná já estão economizando com a geração própria de energia solar e a substituição de equipamentos elétricos de climatização, iluminação e cuidados hospitalares por versões mais modernas e eficientes. As melhorias são parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que realizou uma chamada pública exclusiva para hospitais com essas características de atendimento à população, no valor de R$ 35,2 milhões. A companhia acompanha a evolução dos projetos aprovados, agora com 77% de execução concluída nas obras.

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa está garantindo financiamento a fundo perdido para 41 hospitais paranaenses. Até o momento, já foram investidos R$ 28,3 milhões, e 11 hospitais já concluíram suas obras, enquanto outros 18 estão em fase de conclusão dos trabalhos. Com o uso mais eficiente da energia, a redução média no valor da conta de luz pode chegar a até 75%, permitindo que os recursos economizados sejam investidos nos serviços de saúde prestados à população.

A oferta de um edital da Copel para o incentivo ao uso eficiente da energia em hospitais foi a primeira no Brasil, a partir de uma chamada prioritária da Aneel, com o objetivo de beneficiar o atendimento disponibilizado por instituições públicas e filantrópicas de saúde.

De acordo com o gerente de Gestão da Inovação e Eficiência Energética da Copel, Marcio Biehl Hamerschmidt, coordenador do programa na companhia, a iniciativa cria um círculo virtuoso, melhorando a infraestrutura hospitalar e gerando uma economia permanente. “O uso eficiente da energia gera um impacto econômico positivo, com reflexos muito importantes para o meio ambiente e toda a sociedade”, destaca.

MELHORIAS – Em Curitiba, o Hospital Pequeno Cotolengo acaba de colocar em operação a unidade de geração solar financiada pelo programa, com 639 placas fotovoltaicas. De acordo com o diretor-executivo da instituição, Diogo Azevedo, o projeto agora entra em fase de monitoramento e verificação dos índices de eficiência projetados. “A implantação da geração própria de energia impactará positivamente o fluxo de caixa do hospital ao reduzir os custos com eletricidade e manutenção de sistemas e equipamentos. Isso libera recursos que podem ser reinvestidos em áreas essenciais, como atendimento aos pacientes e melhorias estruturais”, destaca.

O projeto contemplou ainda a troca de 392 pontos de iluminação e de cinco aparelhos de climatização de ambientes, totalizando um investimento de R$ 1,8 milhão. Além da economia financeira, ele destaca que a instalação da geração própria faz parte de um conjunto de ações que busca tornar o complexo de saúde uma organização ambientalmente correta.

“Esperamos uma redução substancial no consumo de eletricidade da rede, diminuindo os custos da nossa operação e levando a um impacto ampliado na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em uma escala maior, alinhando nossa organização aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma o gestor.

Dos 41 hospitais aprovados em chamada pública, 37 propuseram instalar usinas para geração de energia elétrica. Em Curitiba, as melhorias contemplaram ainda Hospital da Mulher e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, Santa Casa de Misericórdia e Hospital São Vicente. “A Copel está comprometida com os pilares de responsabilidade social, ambiental e de governança”, afirma o presidente da empresa, Daniel Slaviero.

De maneira inédita, o edital considerou critérios socioeconômicos na avaliação dos projetos, como a quantidade de leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) nas instituições proponentes, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município onde o hospital está localizado e as dificuldades enfrentadas para o pagamento das contas de energia. Além disso, foram avaliados aspectos técnicos que analisaram a relação entre os investimentos realizados e a redução esperada no consumo de energia.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Setembro amarelo: arteterapia é ferramenta aliada da saúde mental

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Milena Fernandes – Ascom HSM – texto e fotos

Pintura é aliada de tratamento psiquiátrico de pacientes do Hospital de Saúde Mental

O vendedor F.W., de 30 anos, está internado no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ele precisou de ajuda especializada após um surto psicótico. Em tratamento há 25 dias, ele revela que se sente bem melhor, com pensamentos mais organizados. Além do acompanhamento psiquiátrico, com uso de medicação adequada, ele declara que outros recursos vêm ajudando na recuperação. Um deles é a arteterapia, conduzida por terapeutas ocupacionais e psicólogos na unidade.

“Todos os dias, após o lanche, vamos para uma sala de arte, onde somos convidados a pintar, desenhar, fazer colagens e outros trabalhos manuais. Hoje, na atividade da Campanha Setembro Amarelo, eu desenhei um carro, uma bola, um computador e um garoto soltando uma pipa, retratando a infância, pois todos nós já fomos crianças um dia. Essa pureza da infância eu não quero perder, faço questão de manter no meu coração, para me trazer equilíbrio, esperança e alegria. Essa atividade nos faz refletir sobre tudo isso e sobre a importância de lidar conosco e com a sociedade”, afirma.

Tintas e pincéis auxiliam pacientes a expressarem emoções e estimulam a criatividade

No Hospital de Saúde Mental, as tintas e pinturas têm um papel importante no tratamento dos pacientes. A arteterapia é uma abordagem terapêutica que usa a expressão criativa, como pintura, desenho e outras formas de arte, para auxiliar as pessoas a explorar e expressar sentimentosmelhorar a autopercepção e desenvolver habilidades emocionais.

Durante o mês de setembro, a valorização da vida e a prevenção do suicídio são temas ainda mais discutidos entre os profissionais e pacientes internados no HSM, especialmente para os que estão em sofrimento psíquico. “É crucial promovermos um senso de dignidade, propósito e esperança durante o tratamento. A hospitalização pode ser um período de vulnerabilidade e incerteza, e, nesse contexto, é importante criar um ambiente que favoreça o bem-estar emocional, ajudando o paciente a encontrar motivação para continuar”, explica o psicólogo hospitalar, Adriano Lopes Júnior, que atua na unidade de internação masculina.

Segundo o psicólogo, a pintura pode contribuir com a expressão de emoções que, muitas vezes, são difíceis de verbalizar. Isso é especialmente útil para aqueles que têm dificuldades em falar sobre os próprios sentimentos, como em casos de trauma, ansiedade ou depressão.

O especialista reforça que a pintura e outras formas de expressão artística têm um valor terapêutico inestimável para o cuidado da saúde mental, auxiliando tanto na expressão de emoções quanto na melhoria geral do bem-estar. “Além disso, usamos outros recursos terapêuticos essenciais na recuperação da saúde mental dos nossos pacientes, como a psicoterapia individual, os grupos terapêuticos e o apoio de toda equipe multidisciplinar”, destaca.

Confira algumas vantagens que arte traz para a melhoria da saúde mental:

Redução do estresse e da ansiedade

O ato de pintar pode ser profundamente relaxante. Focar nas cores, formas e no processo criativo ajuda a desviar a atenção dos pensamentos negativos e do estresse do dia a dia, promovendo uma sensação de calma e bem-estar.

Autoconhecimento

A pintura também facilita o autoconhecimento, pois muitas vezes os sentimentos mais profundos podem emergir inconscientemente através da criação artística. Isso ajuda a pessoa a entender melhor suas emoções e pensamentos.

Estímulo da criatividade e flexibilidade mental

O processo criativo estimula o cérebro de maneira positiva, promovendo a flexibilidade cognitiva. Pessoas que se envolvem com a pintura desenvolvem uma mentalidade mais aberta e criativa, o que pode ajudar a lidar com desafios de maneira mais eficaz.

Interação social e vínculo

Em sessões de arteterapia em grupo, a pintura também pode facilitar a interação social e a criação de vínculos, o que é especialmente benéfico para pessoas que enfrentam solidão ou isolamento social.

Reintegração de experiências traumáticas

Para pessoas que passaram por traumas, a arte pode ser uma ferramenta de reintegração. Ela ajuda a organizar e processar essas experiências de uma maneira segura e simbólica, permitindo que o indivíduo enfrente suas memórias com mais controle e menos sofrimento psíquico.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Entidades de Brazlândia participam de reunião sobre Permissão de Uso Não–Qualificada

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A Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) iniciou, em agosto deste ano, uma série de reuniões com representantes de entidades das regiões administrativas do DF com processo de regularização fundiária. Brazlândia foi a segunda RA contemplada em reunião realizada no gabinete da SEFJ, na tarde desta quinta-feira (19).

A Permissão de Uso Não–Qualificada (PNQ) é um instrumento que concede segurança jurídica para a manutenção das atividades de instituições que aguardam o desfecho do processo de regularização junto aos órgãos do GDF. “A iniciativa da SEFJ é importante porque nos auxilia a compreender como é o processo. A permissão faz com que a gente tenha segurança jurídica para manter nossos cultos”, afirma Kleber Cândido, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Brazlândia.

A regularização é válida para ocupações históricas de área pública, entidades e instituições que ocupam o local antes de 22 de dezembro de 2016 | Foto: Divulgação/ SEFJ-DF

A regularização é válida para ocupações históricas de área pública, entidades e instituições que ocupam o local antes de 22 de dezembro de 2016.​​ São 740 imóveis nessas condições. Para o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, a PNQ tem um procedimento simplificado, comparado à Concessão de Uso e dispõe do pagamento de preço público.

“​O governo Ibaneis Rocha está empenhado em promover segurança jurídica às entidades e auxiliá-las no que for necessário para que permaneçam oferecendo os serviços às comunidades, enquanto tramita o processo de regularização fundiária das áreas em que ocupam. Essas reuniões servem para esclarecer as dúvidas, iniciar a abertura do processo da PNQ e entender a realidade de cada entidade. Somos um governo integrado e agimos de forma conjunta: a SEFJ junto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e com a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap)”, afirma Delmasso.

As próximas regiões a serem atendidas serão Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Park Way, Lago Norte, Candangolândia, Águas Claras, Riacho Fundo II e Varjão. A reunião será no dia 17 outubro, às 14h30, na sede da secretaria, localizada na quadra 4 do Setor Comercial Sul, edifício Luiz Carlos, 6° andar. As entidades deverão realizar inscrição online​ por meio deste formulário.

Os dirigentes poderão solicitar a PNQ apresentando, no dia da reunião, a seguinte documentação: ato constitutivo ou estatuto social em vigor, devidamente registrado; ata atualizada de eleição dos dirigentes, contendo a relação e qualificação dos diretores, e instrumento comprobatório de representação legal, quando for o caso, ou documento similar das organizações religiosas que apontem seu representante legal; comprovante de ocupação da área anterior a 22 de dezembro de 2016; declaração de regularidade do CNPJ; comprovante vigente de inscrição no conselho de sua sede ou de onde desenvolva suas principais atividades, quando se tratar de entidades de assistência social; e requerimento específico de solicitação de PNQ.

*Com informações da Secretaria da Família e Juventude

Fonte: Agência Brasília

Acre participa de audiência no STF para apresentar medidas emergenciais de enfrentamento às queimadas

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O governo do Acre, representado pela secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, e pelo procurador-geral do Estado em exercício, Leonardo Silva Cesário Rosa, participou, nesta quarta-feira, 19, de uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, convocada pelo ministro Flávio Dino – relator de ações que tramitam no Supremo que versam sobre o combate às queimadas no Pantanal e na Amazônia.

O governo do Acre, representado pela secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, e pelo procurador-geral do Estado em exercício, Leonardo Silva Cesário Rosa. Foto: DIvulgação/Silvia Uszacki/Sema

O encontro, que reuniu representantes de dez estados: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi marcado para que os líderes estaduais mostrassem, efetivamente, as medidas emergenciais que estão sendo executadas para combater os incêndios, especificamente em cada localidade. A adoção de providências emergenciais já haviam sido determinadas pelo Supremo em março deste ano.

Entre as medidas prioritárias na agenda estava a implementação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), além dos planos específicos dos estados. No Acre há o Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC) que objetiva a redução do desmatamento e degradação da vegetação nativa, bem como controlar as queimadas e os incêndios florestais, com uma redução de 50% até 2027, e projeção de 10% ao ano.

Audiência foi realizada no STF. Foto: cedida

A secretária Julie Messias falou sobre as ações prioritárias do governo no enfrentamento às queimadas, com foco no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

“Abordamos os desafios da validação e integração no sistema federal do CAR e do Sinaflor, que são pilares fundamentais na nossa luta contra o desmatamento e queimadas. Ao garantir a regularização ambiental e a rastreabilidade dos produtos florestais, geramos uma fiscalização mais eficaz e transparente”, destacou.

A gestora afirmou ainda que as duas ferramentas juntas, aliadas com o reforço nas políticas de combate ao desmatamento e as queimadas, fortalecem a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais, assegurando que o desenvolvimento econômico aconteça de forma alinhada com a proteção ambiental.

Secretária Julie Messias representou o Acre em audiência no STF. Foto: Silvia Uszacki/Sema

Durante seu pronunciamento, o ministro argumentou que o foco da audiência estava em ouvir os representantes governamentais e suas estratégias para mitigar os impactos dos eventos extremos para tentar “evitar o fim do mundo”. “O Pantanal e a Amazônia, e todo o nosso país, estão fortemente ameaçados. Ouvimos anúncios quanto ao fim do mundo todos os dias, corretamente e necessariamente”, falou.

O ministro defendeu ainda a liberação de recursos emergenciais de combate a incêndios e afirmou que a sustentabilidade pode e deve ser usada como ativo econômico – investimentos com foco na preservação do meio ambiente – estratégico do país.

“As fazendas que produzem soja, produzem carne, e, de um modo geral, impulsionam a economia brasileira, não podem sair do Brasil. Elas estão implantadas aqui, e por isso a sustentabilidade é um ativo econômico estratégico do Brasil, portanto, não há dicotomia entre responsabilidade fiscal e ambiental”.

O procurador-geral do Estado em exercício, Leonardo Silva Cesário Rosa, reforçou em sua fala que a audiência realizada no STF foi fundamental para a construção de soluções consensuais entre os Estados e a União no enfrentamento ao desmatamento e queimadas na Amazônia.

Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal participaram de audiência no STF. Foto: cedida

“O diálogo aberto permite reforçar a importância da cooperação entre os entes federativos para a implementação das medidas do PPCDAm. A proteção da Amazônia não é apenas um dever regional, mas uma responsabilidade global. Somente com ações coordenadas e compromisso firme conseguiremos reduzir os impactos ambientais e assegurar um futuro sustentável para as próximas gerações”.

Fonte: Governo AC

Encerrada sessão solene em homenagem aos auditores fiscais

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O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) encerrou, neste instante, a sessão solene, na qual foram entregues para seis auditores fiscais, a Medalha Pedro Ludovico Teixeira e cinco homenageados receberam o Título de Cidadania Goiana. Dezenas de auditores também receberam das mãos do deputado, o Certificado de Mérito Legislativo.

O líder do Governo, deputado Talles Barreto (UB) também fez parte da mesa diretiva durante a solenidade desta sexta-feira, 20. 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Invest Paraná levará produtos do Estado a uma das maiores feiras de alimentos da América Latina

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A Invest Paraná levará empresas paranaenses para uma missão internacional em uma das principais feiras voltadas ao setor de alimentos e bebidas da América Latina. A ExpoAlimentaria 2024 acontece de 25 a 27 de setembro, em Lima, no Peru. Será a primeira vez que a agência de atração de investimentos do Estado participa do evento, com o único estande representando um estado brasileiro no Pavilhão do Brasil.

Além da exposição de produtos, também estão programadas rodadas de negócios entre empresas paranaenses e empresários de outros países, além de um seminário. Segundo a organização da feira, é esperada uma movimentação financeira de US$ 540 milhões, recebendo um público superior a mil compradores internacionais e 20 mil visitantes.

A participação foi possível graças a um pedido da Invest Paraná à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), responsável pela participação de empresas brasileiras em eventos no Exterior. A Apex, que abriu um edital voltado apenas para empresários, aceitou a demanda apresentada pela agência do Estado, sendo o Paraná o único a ter um estande próprio na ExpoAlimentaria. A comitiva liderada pela agência é composta por representantes da própria Invest Paraná, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Sistema Ocepar e da Cooperativa Witmarsum.

Segundo o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, o objetivo é levar tanto empresas que ainda não exportam, quanto aquelas que estão em um estágio inicial, visando abrir mercado no Exterior. “De forma inovadora, estamos levando empresas que não tiveram a oportunidade de exportar. Algumas nunca participaram de feiras internacionais, como as empresas do VRS [Vocações Regionais Sustentáveis, programa da Invest Paraná que estimula a profissionalização de pequenos produtores]. É a consolidação do trabalho que estamos fazendo, de dar maturidade para essas empresas pensarem no mercado internacional”, afirma.

“Sozinhos, eles têm medo, têm receio de sair para o mercado internacional. Então nós, de forma organizada, fazemos uma curadoria com eles para que iniciem essas exportações, de não ficarem só com o mercado brasileiro, mas podendo explorar mercados internacionais”, acrescenta.

Estão programadas, até o momento, 14 rodadas de negócios entre empresários paranaenses e internacionais, de países como Costa Rica, Panamá, Chile, Argentina, Peru, Canadá e Estados Unidos, ação possível graças ao apoio do setor comercial consular da embaixada brasileira no país. São importadores que, sabendo que tipo de produtos seriam levados para a feira, solicitaram os encontros. A Invest Paraná também irá promover um seminário sobre oportunidades comerciais entre o Estado e o  Peru, na sede da embaixada brasileira.

EMPRESAS — Vão participar do estande da Invest Paraná 12 empresas paranaenses do ramo de alimentos e bebidas. São elas: Apis Nobre, Bella Giornata, Certano, Coamo, Cooperativa Integrada, Cooperativa Witmarsum, Dr. Peanut, Fecularia Lopes, Moncloa, Ninfa, Papapá e Pinati.

Antônio Chaves, gerente comercial do setor de laticínios da Cooperativa Witmarsum, em Palmeira, nos Campos Gerais, faz parte da delegação que irá ao Peru em busca de novos negócios. É a primeira vez que participam de uma feira internacional. “Há algum tempo a gente já vem trabalhando, desenvolvendo e melhorando os nossos queijos. Começamos a participar de alguns campeonatos nacionais e internacionais e em todos eles conseguimos sempre pontuação máxima em nossos produtos”, conta Chaves.

Atualmente a cooperativa já exporta commodities. O objetivo na feira é expor 12 tipos de queijos finos, entre eles um especial da marca, além de suco de uva, itens que ainda não são exportados. “Posso dizer com muita tranquilidade: essa missão me antecipou um ano de trabalho, porque antes da Invest a minha perspectiva era começar alguma prospecção em 2025”, diz. “Eu estou 100% preparado como empresa para atender as demandas que surgirem”, garante.

Já a Moncloa, empresa de Curitiba que comercializa produtos pensados para o bem-estar corporal e mental, como infusões para chá, esfoliantes e hidratantes corporais, ainda não exporta. Eles buscaram a Invest Paraná justamente para entender mais sobre internacionalização, em como levar a marca para outros países, principalmente do Mercosul.

“Temos hoje o nosso carro-chefe que são os chás, mercado que está em evolução no Brasil, mas ainda muito pequeno se comparado com outros países da América Latina. Temos muito a desenvolver, e ter a oportunidade de atingir outros mercados é muito importante”, destaca o diretor Comercial e de Marketing da Moncloa, Eduardo Caldeira.

Entre as estratégias para atrair clientes internacionais está o envio de um bule para preparo e degustação nas reuniões B2B, de empresa para empresa. “Com a Invest Paraná dá segurança, porque quando você vai pela primeira vez a chance de cometer erros é muito maior. Para empresas menores, às vezes cometer erros custa muito caro, então ter uma parceira que pode levar você e os produtos com segurança faz toda a diferença”, afirma.

Além disso, sete produtores que participam do programa VRS também vão ter seus produtos expostos no espaço “Sociobiodiversidade”. São eles: Rancho Latuf, Erva Mate Paraná, Capeleti Erva Mate, Beeland, Conservas Rosana, Caramelo Lindacir e Embrapa Florestas – Inácio Martins (Farinha de Pinhão).

A escolha dos participantes foi feita a partir de uma relação de empresas do setor de alimentos e bebidas, entre aquelas que já estão em algum programa da Invest Paraná, ou de forma prospectiva, por meio de adesão. Caso os importadores tenham interesse em fechar negócio com as empresas paranaenses, a agência realiza uma curadoria, depois da feira, para ajudar no processo de contrato e exportação.

FEIRA — A Expoalimentaria reúne setores-chave como alimentos e bebidas, serviços, máquinas, contêineres e embalagens, insumos e tecnologia e inovação. A participação brasileira será apoiada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com suporte do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

CANADÁ — Em maio deste ano, a Invest Paraná, também em parceria com a Apex Brasil e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), levou uma série de produtos paranaenses para a maior feira de alimentos da América do Norte, a Sial, no Canadá. Foi a primeira vez que o Paraná teve dois estandes exclusivos no pavilhão brasileiro da feira internacional, sendo um deles dedicado somente para produtos de erva-mate.

“Na feira da Sial, no Canadá, a Apex gostou de levarmos empresas qualificadas embaixo do guarda-chuva da Invest Paraná. Isso deu resultado na questão de exportação, de contratos fechados. Neste do Peru eles não estavam fazendo isso, então entramos em contato com a Apex e eles aprovaram. Fomos qualificados para representar as empresas paranaenses que têm os seus produtos para exportação”, destaca o diretor-presidente da agência, Eduardo Bekin.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Fisioterapeuta molda trajetória profissional inspiradora após passagem pela ESP/CE

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Juliana Marques – Ascom ESP/CE – texto
Raiane Ferreira e arquivo pessoal – fotos

Luciano Santos iniciou conexão com a autarquia por meio de um programa de residência em saúde

Fisioterapeuta e amante do universo da saúde, Luciano Santos, 35, é o destaque do quinto episódio da websérie “Inspirar”, produzida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A paixão pela profissão começou na juventude, quando ele estava no último ano do ensino médio. “Lembro que foi durante uma feira na minha escola que surgiu esse interesse. Na verdade, eu sempre soube que trabalharia na área da saúde, mas não sabia exatamente em qual curso. A partir dessa atividade, descobri que a Fisioterapia era o caminho que eu deveria seguir”, relembra.

Após concluir a graduação, Luciano ingressou na ESP/CE em 2015, como residente do programa de Saúde da Família e Comunidade. A formação também o impulsionou à seleção para bolsista da autarquia, oportunidade na qual ele pôde moldar e qualificar habilidades, contribuindo em diversos projetos educacionais.

Depois de cinco anos de dedicação ao equipamento de ensino, Santos decidiu encarar novos desafios e, atualmente, atua como plantonista no Hospital dos Pescadores, em Natal (RN).

Confira a entrevista completa:

Luciano, de que forma a Fisioterapia cruzou a sua vida?

Luciano Santos: Eu optei pela fisioterapia no fim do ensino médio, após conhecer a profissão em uma feira na minha escola, e logo fiquei apaixonado. Sempre soube que queria trabalhar na área da saúde, mas não tinha certeza de qual curso seguir. Foi essa atividade que despertou meu desejo pela área.

Como a conexão com a ESP/CE teve início?

LS: Eu comecei na ESP/CE como residente, em 2015, na terceira turma do Programa de Saúde da Família e Comunidade. Após concluir a formação, em 2018, participei de um processo seletivo para bolsista do até então Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats), onde colaborei em um projeto de formação para profissionais do Hemoce. Esse foi meu retorno à Escola, agora como profissional.

Que vivências essa passagem pela autarquia proporcionou?

LS: Ao longo desses cinco anos, passei por diversos espaços, especialmente no Ceats, do qual desenvolvi atividades em cursos básicos sobre cuidados paliativos, ventilação mecânica e metodologia científica. Também atuei como professor. Em 2019, fui convidado para colaborar com a coordenação da Especialização em Terapia Intensiva, um projeto que estava passando por reformulação. Contribui para a coordenação desse curso, que formou duas turmas. Logo depois, durante a pandemia, participei da especialização em Álcool e Drogas e do curso de Saúde do Trabalhador.

O que você leva de ensinamento?

LS: O principal aprendizado foi sobre como ser um bom líder e como me relacionar com as pessoas. Passamos por diversas situações que exigiram habilidades para articular e negociar. Também aprendi a ser paciente, a respeitar o tempo das coisas e a manter um bom relacionamento geral, tanto com alunos quanto com professores e coordenadores. São muitas pessoas envolvidas e diversas relações, sendo essencial prestar atenção a todas essas questões.

Depois de passar pela ESP/CE, onde o Luciano multiplica o conhecimento adquirido?

LS: Atualmente, sou referência técnica na área de fisioterapia e atuo como plantonista no Hospital dos Pescadores, em Natal (RN). A experiência que tive na ESP/CE é uma bagagem valiosa para minhas atividades atuais, pois divido minhas funções entre assistência e gestão de equipe, aplicando tudo o que aprendi nas salas de aula da autarquia.

O quinto episódio da websérie “Inspirar” está disponível no @espceara, via TikTok, Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube; assista:

Fonte: Governo do Estado do Ceará