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Estado lança cartilha de direitos das mulheres no mercado de trabalho

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O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), lançou a cartilha “Os direitos das mulheres no mercado de trabalho – CLT”, em formato físico, nesta terça-feira, 17. A cerimônia aconteceu na sede da secretaria, em Rio Branco, e tratou da importância da inclusão social e defesa de direitos das mulheres no mundo do trabalho, contando com a participação de autoridades e do público-alvo do material, as mulheres trabalhadoras.

Participação das mulheres no evento de lançamento da cartilha de direitos das mulheres no mercado de trabalho produzida pela Secretaria da Mulher. Foto: Neto Lucena/Secom

“Estamos vivendo em um tempo onde as mulheres podem conquistar sua própria independência no mundo do trabalho. Mas mesmo dentro dessa esfera, é necessário prezar pela igualdade de gênero e o protagonismo feminino, que se torna cada vez mais evidente. O ambiente de trabalho, onde muitas mulheres dedicam grande parte de suas vidas, é um campo essencial para que essa luta seja materializada na prática. Mas, a falta de informação sobre os direitos trabalhistas pode acabar colocando muitas em situações de vulnerabilidade, por isso lançamos essa cartilha”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira.

Secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, durante evento de lançamento da cartilha “Os direitos das mulheres no mercado de trabalho – CLT”. Foto: Neto Lucena/Secom

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), principal legislação trabalhista no Brasil, assegura uma série de direitos às mulheres. No entanto, muitas trabalhadoras desconhecem essas garantias, o que pode gerar situações onde seus direitos são infligidos ou deixam de ser usufruídos.

Cartilha Os direitos das mulheres no mercado de trabalho – CLT, produzida pela Secretaria de Estado da Mulher. Foto: Neto Lucena/Secom

A cartilha de direitos das mulheres possui o objetivo de conscientizar as mulheres, evidenciar, explicar e detalhar os direitos fundamentais no ambiente de trabalho.

A proposta é fornecer informações acessíveis e de fácil entendimento, permitindo que cada mulher conheça e reivindique seus direitos de maneira segura e confiante.

Representantes do Departamento de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados da Semulher, juntamente à secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira e o Superintendente Regional do Trabalho, Leonardo Lani. Foto: Neto Lucena/Secom

“Nessa cartilha, de iniciativa da Semulher, foram tratados tópicos gerais, mas principalmente aqueles direitos que impactam a vida das mulheres. Falamos sobre igualdade salarial, licença-maternidade, proteção à maternidade, jornada de trabalho e proteção contra a discriminação. Esses assuntos influenciam muito na forma como essa mulher é tratada e servem para assegurar que elas sejam respeitadas”, disse a chefe do Departamento de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados da Semulher, Vanessa Rosella.

Ao ser questionada acerca do conhecimento de seus direitos trabalhistas, Maria Zuila dos Santos, trabalhadora doméstica, de 59 anos, disse: “Não sei [dos direitos], mas eu tenho certeza que, de hoje em diante, vou saber tudo aquilo que eu não sabia. Já fui maltratada por patroa e por patrão. Então, essa cartilha vai ajudar bastante no que precisamos pra vida”, ressaltou

“Essa cartilha vai ajudar bastante no que precisamos pra vida”, disse Maria Zuila dos Santos, trabalhadora doméstica, de 59 anos. Foto: Rebeca Martins/Semulher

O evento também contou com palestra do superintendente regional do Trabalho, Leonardo Lani. Ele conduziu a temática “Igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens”, voltada às mulheres trabalhadoras presentes, citando a participação política e a relação entre classe, gênero e a construção social em torno das mulheres no mercado de trabalho.

Superintendente regional do Trabalho, Leonardo Lani, ministrando palestra às mulheres trabalhadoras. Foto: Neto Lucena/Secom

“Todos nós somos humanos e devemos ser respeitados. Todos são iguais perante a lei. Apesar disso, para que esses direitos sejam efetivados, é necessário ver a participação política e inclusão na luta política. Esse é um assunto importante para ser abordado, mas, mais do que dialogar, é necessário procurar a mudança social”, salientou.

Autoridades presentes no evento de lançamento da cartilha “Os direitos das mulheres no mercado de trabalho – CLT”. Foto: Neto Lucena/Secom

Também estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Acre, Ana Maria Nascimento, a capitã da Patrulha Maria da Penha, Priscila Siqueira, e a representante do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Jaqueline Castro Rola.

Fonte: Governo AC

Reunião da CCJ é encerrada, e Comissão Mista é aberta no Parlamento

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Após a apreciação de proposituras, o deputado issy Quinan (MDB), na condição de presidente, declarou encerrada o encontro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano. Uma reunião da Comissão Mista foi aberta na sequência, para a deliberação de matérias oriundas do Poder Executivo.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Programas habitacionais do Paraná são destaque em evento do setor em São Paulo

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A política da área de habitação do Governo do Paraná, os investimentos e o potencial transformador de vidas nos municípios do Estado, como resultados do programa Casa Fácil Paraná, foram apresentados nesta terça-feira (17) no “GRI Minha Casa Minha Vida Summit 2024”, realizado em São Paulo. 

A secretária estadual das Cidades (Secid), Camila Mileke Scucato, e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), vinculada à pasta, Jorge Lange, falaram sobre o impacto causado pela modalidade Valor de Entrada, que concede subsídios de R$ 20 mil para o público com renda familiar mensal de até quatro salários mínimos; o Viver Mais, voltado para a construção de condomínios para idosos; e também o Vida Nova, que proporciona moradia digna para a população em situação de vulnerabilidade social.

Na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior já foram investidos mais de R$ 15,3 bilhões para produção habitacional e regularização fundiária, impactando diretamente a vida de mais de 95 mil famílias.

DIVERSOS TÓPICOS – O GRI Club reúne anualmente mais de 16 mil gestores das maiores companhias de mais de 130 países para discutir projetos que visem atração de investimentos e desenvolvimento. O evento em São Paulo teve como objetivo discutir desafios e oportunidades para o desenvolvimento habitacional, socioeconômico e urbano no Brasil. O encontro também destacou o Programa Minha Casa Minha Vida, com a presença do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

Camila e Lange participaram do Painel de Discussões sobre os Programas Regionais e mostraram o impacto da política estadual nos 399 municípios do Paraná. Segundo a secretária, foi possível mostrar que o Paraná, com o Programa Casa Fácil, consegue subsidiar as pessoas que não têm condições de arcar com o valor de entrada para moradias próprias. 

VIVER NAS CIDADES – A secretária das Cidades também falou sobre as políticas do Estado de apoio aos municípios. Ela lembrou que, em 2030, 92% da população paranaense estará vivendo nas cidades. A pasta, segundo Camila, tem a missão de definir as políticas, o planejamento, a execução, a coordenação das atividades ligadas ao desenvolvimento urbano e regional. “Com a criação de instrumentos de gestão municipal, é possível apoiar governos locais, na promoção do desenvolvimento urbano sustentável e da Cidade para todos, inteligente e inclusiva”, destacou Camila.

A Secretaria das Cidades, por meio do serviço social autônomo Paranacidade, oferece aos municípios orientações para questões que vão desde a elaboração dos projetos de obras e ações institucionais, na licitação para contratação do fornecedor da ação, na supervisão da execução até a conclusão desta ação. “Essas vantagens garantem, aos gestores locais, a aplicação do financiamento com segurança e a certeza de aprovação junto aos Órgãos de Controle”, explicou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Governo oferece capacitação em liderança e motivação para servidores

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A Secretaria de Estado de Administração (Sead), por meio do Departamento de Formação e Capacitação do Servidor (Decap), visando o aprimoramento do governo do Acre, deu início nesta terça-feira, 17, ao curso “Gestão de Equipes”, voltado para servidores públicos e a sociedade em geral. A formação, que se estenderá até o dia 20 de setembro, ocorre na Plataforma de Capacitação do Estado e também está disponível no canal oficial do Decap no YouTube (@decapoficial).

Com carga horária das 7h30 às 9h30, o curso é ministrado pela instrutora Artenizia Raimunda de Souza, especialista no tema. A capacitação visa aprimorar habilidades de liderança, coordenação e gestão de equipes, abordando conceitos fundamentais de comportamento pessoal e organizacional. 

Foco é a adequação ao ambiente de trabalho, a importância da motivação no setor público e o papel da liderança na gestão de pessoas e processos. Foto: cedida

Entre os temas discutidos estão a diferença entre chefe e líder, as características essenciais de um líder eficaz, bem como as tendências do ambiente organizacional. A formação promete, ainda, fornecer estratégias para a gestão eficiente de equipes e técnicas de trabalho em grupo, com o objetivo de alcançar resultados positivos e motivar os servidores.

Curso oferece uma oportunidade de desenvolvimento profissional tanto para servidores públicos quanto para cidadãos que buscam aprimorar suas competências em liderança e gestão. Foto: Ingrid Andrade/Sead

Segundo a instrutora Artenizia Souza, o curso trabalha sobre planejamento: “A gestão de equipes é um processo de trabalho que contribui e reflete em um serviço de qualidade. É possível antecipar possíveis problemas, verificar os indicadores da organização e promover estratégias direcionadas para melhorias. Partindo da teoria de Chiavenato, para gerir uma equipe é necessário planejar o que será feito, organizar como será feito, dirigir quem fará e controlar o que foi feito, para possível replanejamento. A gestão de equipes também passa pelo crivo da gestão de pessoas, onde o trabalhador é visto como indivíduo, como gente, como uma pessoa repleta de complexidade e particularidades. E para fazer essa gestão, é imprescindível exercer a habilidade de liderança”.

Fonte: Governo AC

Adesão de Goiás a benefício fiscal previsto no MS tem anuência colegiada

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A Comissão Mista avalizou o projeto de lei do Poder Executivo que objetiva nova adesão complementar do Estado de Goiás à Lei Complementar nº 93, de 5 de novembro de 2001, e à Lei n° 4.049, de 30 de junho de 2011, editadas pelo Estado de Mato Grosso do Sul. Em consequência, pretende-se alterar a Lei n° 13.194, de 26 de dezembro de 1997, quanto ao prazo para o resgate em pagamento único do benefício de crédito especial para o investimento de empresas.

A proposta, protocolada sob o nº 19914/24 e deliberada na tarde desta terça-feira, 17, decorre da solicitação da Secretaria de Estado da Economia.  A pasta informou que o intuito é a adesão ao artigo 34 da Lei Complementar n° 93, de 2001, o qual, de forma geral, regula a permissão para que, nos casos em que haja relevante interesse econômico, social ou fiscal, o Governador do Estado possa firmar com o interessado, excepcionalmente e sob determinadas condições expressas, compromisso de obrigações reciprocas, para a concessão de benefício ou de incentivo de forma diferençada.

Segundo a Economia, a adesão pretendida é fundamentada no §. 8° do art. 32 da Lei Complementar federal n° 160, de 7 de agosto de 2017, que dispõe sobre convênio que permite que os estados e o Distrito Federal deliberem sobre a remissão dos créditos tributários. O dispositivo possibilita a adesão das unidades federadas às isenções, aos incentivos e aos benefícios fiscais ou financeiro-fiscais concedidos ou prorrogados por outra unidade federada da mesma região. Essa possibilidade foi prevista na cláusula décima terceira do Convênio ICMS n° 190, de 15 de dezembro de 2017, celebrado no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A iniciativa estende o prazo para o resgate em pagamento único do crédito especial para investimento previsto na Lei nº 13.194, de 1997. Atualmente, o pagamento único deve ser realizado no mês imediatamente posterior ao término do prazo de carência. O projeto de lei objetiva que os beneficiários efetuem o resgate em parcela única em qualquer momento entre o término da carência e 31 de dezembro de 2032.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Governador entrega 10 novos caminhões para combate a incêndios

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior fez a entrega, nesta terça-feira (17), de dez caminhões ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil para o combate a incêndios. Os veículos, quatro para o Corpo de Bombeiros e seis para a Defesa Civil, foram adquiridos pelo Governo do Paraná em um investimento total de R$ 8,09 milhões.

Os veículos direcionados ao Corpo de Bombeiros serão enviados para os municípios de Goioerê, Loanda, Piên e Manoel Ribas. Já os caminhões destinados à Defesa Civil atenderão as cidades de Siqueira Campos, Roncador, Candói, Reserva, Capitão Leônidas Marques e Nova Aurora. Eles se somam aos 30 caminhões entregues pelo governo estadual em 2023.

“É um reforço importante para um momento desafiador que o Paraná e todo o Brasil vêm enfrentando. As chuvas do fim de semana deram uma trégua, mas temos pelo menos mais 60 dias de tempo seco. Os novos veículos somam-se a outras ações e investimentos que estamos fazendo para amenizar essa situação”, ressaltou o governador.

VEÍCULOS – Os caminhões já estão configurados e preparados para auxiliar no combate a incêndios, com motobombas, tanques de 6 mil litros e espaço para guardar materiais. Além disso, possuem canhão monitor de teto, que funciona como esguicho para lançar água a longas distâncias, facilitando o combate aos focos de incêndio.

“Esses veículos reforçam a atuação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros e, principalmente, modernizam os postos das brigadas comunitárias”, explicou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Raimundo Schunig.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco, os veículos potencializam os atendimentos. “É uma importante renovação da frota e reforça o trabalho integrado entre o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, pois garantimos um efetivo maior a serviço do combate aos incêndios e aos salvamentos”, reforça.

O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou a atuação dos órgãos de segurança para responsabilizar pessoas que iniciam incêndios. “Importante deixar claro que iniciar incêndios é crime e a Polícia Civil e a Polícia Militar devem ser acionadas para que façam as investigações”, disse. “A entrega dos caminhões irá reforçar significativamente as equipes de combate florestal, aumentando sua capacidade de resposta e eficiência no enfrentamento de incêndios”, reforça.

Mesmo com as chuvas dos últimos dias, as temperaturas devem voltar a subir na próxima semana e o tempo seco deve persistir. Segundo dados da Defesa Civil, dos primeiros 15 dias de setembro, 12 foram classificados com de alto risco de incêndio em todo o Paraná. Desde o início do ano, 11 mil focos de incêndio foram registrados no Estado.

AUXÍLIO IMPORTANTE – Segundo o diretor de Operações da Defesa Civil de Nova Aurora, André Alves de Oliveira, o veículo será fundamental para o atendimento do município e cidades da região. “O Batalhão do Corpo de Bombeiros mais próximo fica em Cascavel, a 60 quilômetros de Nova Aurora. Dessa forma, a Defesa Civil faz o primeiro atendimento. O novo veículo vai ampliar nossa capacidade de resposta, que também assiste as cidades de Cafelândia, Iracema do Oeste e Corbélia”, explica.

AERONAVES – O Governo do Paraná também anunciou nesta terça-feira (2) a contratação de dois aviões para reforçar o combate a incêndios florestais em áreas de proteção e parques estaduais do Paraná. O investimento de R$ 4,6 milhões inclui o uso de aeronaves com capacidades de 1.500 e 900 litros de água.

A contratação das aeronaves e a entrega dos veículos fazem parte do recente anúncio do governo estadual referente à liberação de R$ 24 milhões para ações de enfrentamento à estiagem, além da formação de 500 brigadistas.

Do montante, R$ 5 milhões serão disponibilizados aos municípios que decretarem situação de emergência em razão da estiagem, por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). Para acessar, os municípios precisam publicar o decreto e solicitar à Defesa Civil Estadual o reconhecimento da situação de emergência.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Defesa Civil de Minas apresenta seminário de preparação para o período chuvoso

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A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou na manhã desta terça-feira (17/9), o Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 2024/2025. O evento ocorreu em Belo Horizonte e reuniu mais de 500 pessoas de cidades de todo o estado.

Realizado anualmente, o seminário tem como objetivo integrar o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, promovendo a cultura da resiliência com foco na gestão de riscos. Por meio de ações de preparação, busca reduzir os impactos e auxiliar a população afetada.

Além dos integrantes da Defesa Civil, o evento contou com a presença de diversos órgãos, como Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Serviço Geológico do Brasil (SGB), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Este ano, o seminário contou com duas mesas-redondas: “Planejamento Urbano Sustentável e Ações de Resposta às chuvas em Minas Gerais” e “Tecnologias de Monitoramento: como gerar e usar informações para minimizar os impactos das chuvas em Minas Gerais”.

“Este seminário é fundamental para alinharmos estratégias e fortalecer as ações preventivas em todo o estado. Reunir as Defesas Civis municipais nos permite trocar experiências e nos prepararmos de forma integrada e eficiente para o período chuvoso, minimizando riscos e garantindo a segurança da população”, explica o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, coordenador Estadual de Defesa Civil.

Impacto

A capacitação promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais foi determinante para a redução do número de pessoas afetadas pelas chuvas durante o período chuvoso de 2023/2024. Mais de 5 mil profissionais foram capacitados, reforçando ações de prevenção e resposta.

Comparado ao ciclo anterior, o número de desalojados caiu de 12.923 para 2.833, uma diferença de mais de 10 mil pessoas. O número de desabrigados também sofreu uma queda significativa, com 399 casos registrados no último período, em contraste com 2.241 no período anterior.

Os treinamentos, realizados logo após o fim do período chuvoso anterior, abrangeram temas como mitigação, resposta e reconstrução em situações de desastre.

O esforço foi essencial para preparar os agentes municipais para enfrentar os desafios trazidos pelas chuvas, melhorando a capacidade de gestão de riscos e reduzindo os impactos na população.

Além disso, o fortalecimento das estruturas de Defesa Civil nos municípios, com a distribuição de equipamentos, contribuiu diretamente para otimizar a resposta às emergências e minimizar o sofrimento das comunidades afetadas.

Fonte: Agência Minas Gerais

Bets que não pediram autorização serão suspensas a partir de outubro

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A partir de 1º de outubro, as empresas de apostas de quota fixa, também chamadas de bets, que ainda não pediram autorização para funcionarem no país terão as operações suspensas. A suspensão valerá até que a empresa entre com um pedido, e a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda conceda a permissão.

A medida consta de portaria do Ministério da Fazenda publicada nesta terça-feira (17) no Diário Oficial da União. A companhia que pediu a licença, mas ainda não atuava, terá de continuar a esperar para iniciar as operações em janeiro, se a pasta liberar a atividade.

Pela manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo fará um pente-fino na regulamentação das apostas eletrônicas. Ele disse que a dependência psicológica em apostas se tornou um problema social grave.

“[A regulamentação] tem a ver com a pandemia [de apostas eletrônicas] que está instalada no país e que nós temos que começar a enfrentar, que é essa questão da dependência psicológica dos jogos”, disse Haddad. “O objetivo da regulamentação é criar condições para que nós possamos dar amparo. Isso tem que ser tratado como entretenimento, e toda e qualquer forma de dependência tem que ser combatida pelo Estado.”

Segundo Haddad, o ministério analisará com rigor o impacto do endividamento de apostadores sobre a economia, o uso do cartão de crédito para pagar apostas, a publicidade com artistas e influenciadores digitais e o patrocínio de bets.

“Tudo isso vai passar, nessas próximas semanas, por um pente-fino bastante rigoroso, porque o objetivo da lei é fazer o que não foi feito nos quatro anos do governo anterior. Isso virou um problema social grave e nós vamos enfrentar esse problema adequadamente”, acrescentou o ministro.

Operações policiais

Em nota, o secretário de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, Regis Dudena, informou que a suspensão das bets que não pediram a autorização servirá como um instrumento temporário para separar as companhias sérias das que atuam de forma criminosa, especialmente após recentes operações policiais.

“Têm vindo à tona muitas operações policiais envolvendo empresas que atuam no mercado de apostas de forma criminosa. Essa foi a forma que encontramos de não aguardar até janeiro para começar a separar o joio do trigo”, justificou Dudena. “Queremos proteger a saúde mental, financeira e física do apostador, coibindo a atuação de empresas que utilizam as apostas esportivas e os jogos online como meio de cometer fraudes e lavagem de dinheiro.”

Segundo o Ministério da Fazenda, até agora foram feitos 113 pedidos de outorga na primeira fase de licenciamento. Como cada licença custa R$ 30 milhões, o governo teria R$ 3,3 bilhões à disposição no próximo ano. A partir de janeiro, as casas de apostas autorizadas que pagarem a outorga poderão operar até três marcas durante cinco anos.

Fonte: Agência Brasil

Recursos do BNDES para projetos de inovação chegam a R$ 5,9 bilhões

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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, de janeiro a agosto deste ano, R$ 5,9 bilhões para projetos de inovação da indústria brasileira, maior valor da série histórica iniciada em 1995, considerando os primeiros oito meses de 2024. O volume supera a soma das aprovações de 2019 a 2023 no mesmo período e representa mais que o dobro do valor aprovado em 2011, segundo maior ano da série, com R$ 2,9 bilhões.

Desde janeiro de 2023, as aprovações de crédito do banco já somaram R$ 11,2 bilhões para projetos de inovação, montante superior à soma dos cinco anos anteriores.

De acordo com o presidente do BNDES. Aloízio Mercadante, em oito meses, o montante investido pelo banco já supera todo ano de 2023, que foi R$ 5,3 bilhões em crédito.

“As aprovações foram impulsionadas pelo Programa BNDES Mais Inovação, atendendo à determinação do presidente Lula de promover uma transformação tecnológica na indústria nacional para torná-la mais competitiva e com capacidade de gerar empregos mais qualificados no Brasil”, explicou.

Segundo ele, desde setembro de 2023, quando entrou em operação, até agosto deste ano, o Programa BNDES Mais Inovação aprovou R$ 8 bilhões para as empresas nacionais.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do banco, José Luís Gordon, o apoio à inovação para micro, pequenas e médias empresas, em 2024, também é o maior desde 1995.

“Os R$ 2,4 bilhões aprovados entre janeiro e agosto deste ano representam 41% do total aprovado pelo banco para a inovação, demonstrando a relevância do tema na agenda das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) brasileiras, que são as empresas que mais geram emprego no país”, esclareceu.

Os valores aprovados para empresas de porte médio somaram R$ 1,4 bilhão, representando 56% do total aprovado para MPMEs em 2024 e superando a soma de todas as aprovações de 2015 a 2023, considerando o mesmo período. Para microempresas foram aprovados R$ 200 milhões e para pequenas empresas, R$ 900 milhões.

Fonte: Agência Brasil

OCA inicia semana de capacitação para implantação da Política de Atendimento ao Cidadão para os servidores da Fundhacre

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No primeiro dia, os servidores participaram do treinamento sobre “Política de Atendimento com qualidade, inclusão e equidade”. Ao longo da semana, serão oferecidos treinamentos em diversas áreas, como “Como utilizar a linguagem simplificada para aproximar a gestão do cidadão”; “Gestão da qualidade”, com foco em fluxos de atendimento; e “Posturas e atitudes no diálogo com o cidadão”.

A capacitação é uma parte fundamental da implantação da Política de Atendimento, que visa transformar a experiência dos pacientes, tornando o atendimento mais humanizado e acolhedor. Por meio de colaboração com o Departamento de Capacitação do Servidor da Sead (Decap), todos os participantes serão certificados.

Gracianilda Siva, servidora da Fundhacre, expressou sua expectativa em relação ao treinamento. “Trabalhar no setor de saúde é lidar com situações sensíveis. Acredito que, com essas capacitações, nós vamos adquirir ferramentas importantes para tratar cada cidadão com o cuidado que ele merece”, declarou.

Fonte: Governo AC