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Emac inicia atividades da 3ª Semana da Música

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O auditório da Escola de Música do Acre (Emac) foi palco, na tarde desta segunda-feira, 30, da cerimônia de abertura da 3ª Semana da Música. O evento, que marca o início de quatro dias de intensas atividades voltadas à prática e educação musical, contou com a presença de alunos, professores e convidados.

Apresentação dos alunos da Emac marcou início das celebrações. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A abertura foi celebrada com uma apresentação musical dos alunos da Emac. “Este ano estamos apresentando o trabalho desenvolvido aqui na escola e como a música é valiosa para nossa formação humana. Ela nos traz disciplina, foco, sociabilidade”, afirmou em seu discurso o diretor da Emac, Adson Barbosa.

O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Música, celebrado em 1º de outubro, e visa fomentar a prática musical no estado, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências para músicos, estudantes e a comunidade.

Estudante Ariane Nascimento toca seu instrumento. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Nos próximos dias, a programação seguirá com oficinas, palestras, masterclasses e concertos, abrangendo temas como ritmos brasileiros, produção artística no rap e a música acreana urbana. Pela manhã as atividades são realizadas das 8h às 11h30; à tarde, das 13h30 às 17h30; e à noite, das 18h30 às 20h30. Confira aqui a programação.

O secretário administrativo e financeiro da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), Reginaldo Prates, ressaltou a importância da música e do trabalho da instituição: “O trabalho desenvolvido aqui na escola, bem como as atividades desta semana, fomentam o interesse e o amor dos nossos alunos pela música”.

Entre esses alunos está Ariane Nascimento, de 14 anos, que há dois estuda violino na Emac. “Me identifiquei com o instrumento; é algo que gosto bastante e me sinto bem”, relata. A 3ª Semana da Música segue quinta-feira, 3, com atividades gratuitas e abertas ao público.

Fonte: Governo AC

Com investimento de R$ 10 milhões, governador inaugura colégio em Mauá da Serra

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Uma espera de anos chegou ao fim. O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta terça-feira (1º) o Colégio Estadual Vilson Miranda, em Mauá da Serra, no Vale do Ivaí. É a segunda unidade educacional do Estado na cidade, dividida pela BR-376. A nova estrutura recebeu investimento de R$ 10 milhões, via Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

Ratinho Junior destacou que a nova estrutura irá reforçar o ensino público do município, respondendo a uma demanda de anos da população. “Estamos entregando uma escola novinha para Mauá da Serra, já com os equipamentos de ar-condicionado que serão instalados em todas as salas de aula. É o Paraná com a melhor educação do Brasil, trazendo o que há de melhor no ensino, tanto na parte física, na estrutura da escola, quanto na parte pedagógica”, afirmou.

“O Paraná hoje é referência em educação pública. Somos primeiro lugar no Ideb, estamos avançando com a contratação de mais 1.100 professores, totalizando 3.500 novos professores que estão entrando para a rede estadual e, automaticamente, vão ter a oportunidade de fazer parte da melhor educação do Brasil”, concluiu o governador.

A reivindicação por uma nova unidade escolar na cidade vem desde 2011. Mauá da Serra tem uma população de 9.383 habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O único colégio estadual da cidade, o João Plath, tem cerca de 1,4 mil alunos, 14,8% do total de residentes. Com a duplicação da BR-376, Mauá da Serra ficou divida entre os lados oeste e leste, com os estudantes tendo que atravessar a rodovia para poder estudar.

ESTRUTURA — Com a inauguração desta terça, os alunos que moram do lado oeste não precisarão mais atravessar a rodovia para estudar. O Colégio Estadual Vilson Miranda irá atender 240 alunos, distribuídos entre ensino integral durante o dia, nas modalidades de ensino fundamental e médio, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.

São oito salas de aula, que serão equipadas com ar-condicionado, além de cozinha, refeitório, laboratórios, quadra poliesportiva coberta, pátio, estacionamento, ambientes administrativos e pedagógicos, distribuídos em uma área total construída de 2.834,45 m². O colégio conta ainda com acessibilidade completa, com rampas de acesso, elevador e piso tátil.

Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o novo colégio visa atender de forma adequada os estudantes, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento educacional. “Uma escola novinha entregue para toda a comunidade do Mauá da Serra. Era um desejo de toda a população ter um colégio estadual com essa infraestrutura, com ar condicionado, laboratório, quadra poliesportiva, refeitório e muito mais. O Paraná, que tem a melhor educação do Brasil, também entrega a melhor infraestrutura do País”, ressalta.

A diretora do novo colégio, Rosângela Cilene Ferreira, ressalta que os estudantes terão uma estrutura completa para sua formação, já pensando em seus futuros como cidadãos. “Esse colégio vai atender os alunos tanto com o aprendizado normal, que eles têm no ensino regular, quanto com atividades extras no contraturno com o ensino integral, participando de aulas de educação financeira, empreendedorismo, robótica e protagonismo juvenil”, salienta.

Outro ganho é com a segurança dos alunos. “Nós sofremos muito no passado porque era muito arriscado eles atravessarem a BR-376, mesmo com a construção de uma passarela. A nossa dificuldade era ser um colégio único, que já não comportava mais o número de alunos, então a construção desse novo colégio vai tirar essa sobrecarga, oportunizando mais espaço e uma área mais arejada para os alunos”, finaliza.

As matrículas dos estudantes devem começar já nos próximos dias, junto com os mais de 2.100 colégios estaduais.

PRESENÇAS — Participaram da inauguração o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o deputado federal Beto Preto; o deputado estadual Alexandre Curi; o diretor do Departamento de Engenharia e Projetos do Fundepar, Marcello Marcondes de Albuquerque; o chefe do Núcleo Regional de Apucarana, Vladimir Barbosa da Silva; e demais autoridades.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Prazo para regularização de terrenos em Arniqueira termina nesta semana

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Os moradores da região de Arniqueira com imóveis em processo de regularização devem ficar atentos: vai até sexta-feira (4) o prazo para a apresentação da proposta de compra ou concessão do terreno junto à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). 

Distribuídos pela área de Arniqueira, os imóveis totalizam 42 unidades | Foto: Divulgação/Daniel Santos

Os chamamentos públicos de venda direta abertos contemplam 42 imóveis ao todo, sendo 21 lotes na URB 01/17, local popularmente conhecido por Colônia Agrícola Vereda da Cruz, e outros 21 na URB 05, localizada nos antigos conjuntos 5 e 6 da região administrativa. Os editais 08/2024 e 09/2024, com endereços, metragens e preços estão disponíveis para download no portal da agência. 

A venda direta é a oportunidade de o morador garantir a segurança jurídica do imóvel, assegurando benefícios e a posse definitiva mediante escritura pública. Os valores dos terrenos começam em R$ 42.143,35 (126,7 m²) e já preveem a dedução da infraestrutura feita pelos ocupantes, bem como a valorização decorrente desta implantação.

É a segunda vez que os imóveis são contemplados em um edital de venda direta. Segundo resolução da Terracap, o mesmo imóvel pode ser incluído em até três editais, porém, com redução gradual dos descontos e benefícios previstos. Veja, abaixo, como funciona.

Primeiro edital
O morador tem 25% de desconto à vista no valor de venda do imóvel, bem como aos descontos de infraestrutura e valorização. Algumas instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas para imóveis oriundos da regularização fundiária. Assim, quem optar por tomar o recurso em uma dessas instituições pagará a prazo para o banco, mas integralmente e com abatimento à Terracap.

Segundo edital
Caso o morador perca o prazo do primeiro chamamento, a Terracap ainda dá outras duas oportunidades. Os imóveis que forem adquiridos por ocasião do segundo edital de chamamento (caso dos editais 08/2024 e 09/2024) farão jus, apenas, aos descontos de infraestrutura e valorização, além de ter a avaliação de mercado atualizada.

Terceiro edital
Já aqueles contemplados em terceiro edital serão disponibilizados com o valor de mercado atualizado.
Uma vez incluído em três editais e sem adesão do ocupante, o imóvel volta para o estoque da Terracap, podendo, a qualquer momento, ir a licitação pública. Neste caso, será licitado o valor da terra nua, pois não há indicativo legal de indenização nem cobrança pela edificação.

Como entregar a proposta

A proposta de compra e a documentação exigida em edital podem ser apresentadas à Terracap de duas maneiras. Presencialmente, basta ir ao edifício-sede da Terracap – SAM, Bloco F  (atrás do Anexo do Palácio do Buriti)- das 7h às 19h. 

De forma remota, todo o procedimento pode ser realizado de forma online, pelo site da Terracap ou pelo aplicativo para dispositivos móveis, disponível nas plataformas Android e iOS. Procure pelo menu “Serviços”. Ao encontrá-lo, o ocupante deve seguir os passos: clique em “ Regularização – Venda Direta”. Ao abrir “Terracap – Serviços online”, acesse a plataforma com os dados de login. Na página inicial, clique em “Regularize Venda Direta”. Selecionado o “Regularize Venda Direta”, opte por “Passo 1 – Criar Cadastro”.  Após o cadastro criado, um novo passo será inserido:  “Passo 2 – Criar proposta”. Neste momento, será feita a confirmação das informações inseridas e o upload dos documentos. Encaminhe-os. O processo de envio estará concluído.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos canais de atendimento da Terracap, no call center (61) 3350-2222, ou pelo atendimento remoto, por meio do chat online.

*Com informações da Terracap

Fonte: Agência Brasília

CNC pede reforma administrativa para barrar avanço da dívida pública

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O crescimento descontrolado da dívida pública provocará, nos próximos 50 anos, impactos profundos no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país). E esse movimento pode atingir a saúde financeira das empresas brasileiras. O alerta está em um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado nesta terça-feira (1º). 

A CNC avalia que sem medidas estruturais, como a reforma administrativa, em 50 anos o prejuízo acumulado poderá ser superior a R$ 1,375 trilhão, o que resultará em risco à sustentabilidade dos negócios.

Os cálculos do estudo indicam que para cada ponto percentual (1 p.p.) de aumento na dívida pública em relação ao PIB, o Brasil perde cerca de R$ 1,3 bilhão ao ano. “O que reduz a capacidade de investimentos do setor privado, eleva o custo do crédito e compromete a competitividade do país”, alerta a entidade.

Como forma de evitar um cenário de estagnação econômica e crescente pressão fiscal sobre as empresas, a CNC identifica a reforma administrativa como uma solução indispensável. “Não é apenas uma questão de eficiência, mas de sobrevivência do setor empresarial brasileiro”, disse o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, na publicação.

Conforme a entidade, na última década, o Brasil apresentou um crescimento de 84%, com taxa média de 7% ao ano. Apesar disso, o aumento significativo dos gastos públicos, que avançaram a uma taxa média de 53% ao ano nos últimos 20 anos, se contrapõe à ampliação de apenas 35% nas receitas. “Essa discrepância tem alimentado déficits consecutivos, forçando o governo a buscar mais endividamento e pressionando o setor produtivo com juros elevados e uma carga tributária crescente”, apontou a CNC.

Pressão

O estudo indica um cenário preocupante para os empresários brasileiros e destaca que sem a reforma administrativa, o desequilíbrio das contas públicas exigiria um aumento de até 9% do PIB na carga tributária. Para o presidente da CNC, se isso ocorrer, o setor produtivo sofrerá efeitos devastadores.

“A situação fiscal não só ameaça o crescimento econômico, mas impõe um fardo adicional às empresas, que já lidam com uma das mais altas cargas tributárias do mundo. Sem uma revisão urgente nos gastos públicos, o setor privado será diretamente afetado pela alta dos impostos, comprometendo sua capacidade de competir e crescer”, avalia.

No entendimento da CNC, atualmente o Brasil tem uma carga tributária equivalente a quase 33% do PIB, uma das maiores do mundo. “Isso é considerado alto para padrões internacionais e afeta diretamente a competitividade do setor empresarial. Além disso, mais de 96% das despesas do governo federal são obrigatórias, o que significa que há pouco espaço para ajustes discricionários, dificultando ainda mais a gestão fiscal”, observou a entidade.

Sem as reformas estruturais, segundo a CNC, na expectativa de atingir 100% do PIB até 2033, o aumento da dívida pública vai elevar o custo de financiamento e limitar os investimentos em áreas estratégicas como infraestrutura, saúde e educação, que a entidade classifica como “pilares essenciais para a competitividade das empresas no mercado global”.

As contas da CNC indicam que as despesas do governo cresceram a uma taxa média de 5,3% ao ano desde 2002, ao mesmo tempo em que a receita subiu somente 3,7%. “Esse descompasso alimenta déficits primários consecutivos, obrigando o governo a financiar sua dívida com mais endividamento, o que pressiona o setor produtivo com juros altos e instabilidade econômica. Para as empresas, isso se traduz em maior custo do crédito, retração de investimentos e perda de competitividade”, aponta o estudo.

Ainda conforme os números da pesquisa, a dívida pública passou de 45,3% do PIB em 2008 para 77,8% em 2023, com tendência de crescimento contínuo. “Esse aumento gera um círculo vicioso de endividamento, elevando o custo financeiro e limitando a capacidade do país de fazer investimentos públicos que impulsionariam o setor privado”, explica o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares.

Reforma

A CNC estima que, em 10 anos, a reforma administrativa poderia gerar uma economia de R$ 330 bilhões, aliada à atração de novos investimentos por meio de privatizações e concessões. 

“A falta de uma solução, no entanto, implicaria mais perdas para o setor empresarial. Cada 10 p.p. de aumento na dívida pública resulta numa queda de 0,12 p.p. no crescimento econômico anual, comprometendo tanto o desempenho das empresas quanto sua capacidade de inovar e competir globalmente”, ressalta o economista.

O estudo sugere também a importância de corrigir a distorção na alocação de gastos públicos, principalmente na educação, setor que na avaliação da CNC, o Brasil investe mais por aluno no ensino superior do que no ensino fundamental, “o que contribui para um desempenho insatisfatório em testes internacionais como o Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Alunos]”.

“O empresariado será o mais prejudicado se não houver uma solução imediata para a questão fiscal, pois a deterioração econômica eleva o risco-país, inibe novos negócios e afasta investidores”, alerta o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

No reforço em defesa da necessidade das medidas estruturais, a CNC lançou, no domingo (29), a campanha, veiculada na TV aberta e fechada, além das suas redes sociais, chamando atenção para a urgência de reduzir a dívida pública para garantir que o país se desenvolva.

Fonte: Agência Brasil

DER e PMPR vão contratar 109 policiais da reserva como agentes de trânsito

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em parceria com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), vai contratar policiais da reserva para atuarem como agentes de autoridade de trânsito. Serão selecionados 109 profissionais para integrarem o Corpo de Policiais Militares Inativos Voluntários (CMEIV), para a realização de atividades como operação de radar, fiscalização de balanças rodoviárias e do serviço de travessia da Ilha do Mel.

O

Decreto 7.458/2024

, que autoriza a contratação, foi assinado na segunda-feira (30) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O edital do processo seletivo será divulgado pela Polícia Militar dentro de alguns dias. Poderão se inscrever militares estaduais inativos da PMPR, de soldado a subtenente, que cumprirem os requisitos estabelecidos.

Atualmente, 81 integrantes do CMEIV já desempenham a função de agentes de trânsito no DER/PR, fruto de um convênio firmado em 2022. A atividade, que inclui a fiscalização, controle e operação de trânsito, patrulhamento, lavratura de auto de infração e procedimentos dele decorrentes, está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os profissionais que forem trabalhar no órgão receberão um valor mensal de R$ 5.500,00, na forma de diária.

Atualmente, esses profissionais atuam na fiscalização por radar, nas balanças, em guarda patrimonial, na travessia do ferry boat de Guaratuba e nas Escolas Práticas Educativas de Trânsito (EPET) do DER/PR. Esta última visa à educação de pedestres para o trânsito, com suas unidades recebendo milhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental todos os anos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

SES atualiza recomendações sobre casos de emergências obstétricas na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

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Para fortalecer melhores práticas durante todo o atendimento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) atualizou as recomendações sobre os casos de emergências obstétricas na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), com o protocolo de Hemorragia Pós-Parto (HPP).

A superintendente de Assistência à Saúde da SES, Luciana Albuquerque de Oliveira, destacou os avanços da política de saúde executados pelo governo estadual. “Este é um momento imprescindível para a efetivação do compromisso do Governo do Estado em cuidar da saúde das maranhenses. A gestão de saúde estadual tem buscado de forma contínua não apenas equipamentos, mas efetivação de protocolos, tecnologia e tudo de mais moderno e avançado no que tangue ao cuidado do paciente. Por isso, medidas como esta da MACMA são sempre bem-vindas e aceitas e serão, sem sombra de dúvidas, valorizadas”, comentou.

O documento visa atualizar e orientar equipes de enfermagem e médicas na condução de casos de emergências obstétricas com foco na hemorragia pós-parto. O protocolo que será utilizado, nesta primeira etapa, em sete maternidades e foi submetido ao Conselho Regional de Medicina (CRM) para apreciação e posterior publicação e utilização como estratégia em todo o estado.

O lançamento do protocolo ocorreu na segunda-feira (23) durante o evento que marcou o mês dedicado a segurança de paciente, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA), e reuniu representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de maternidades da rede estadual de saúde e do Instituto Acqua.

“A segurança do paciente vai muito além da equipe de enfermagem, é de responsabilidade de todos profissionais envolvidos no processo de atendimento ao paciente. Importante ressaltar a relevância dessa iniciativa da MACMA em padronizar este tipo de atendimento especifico, com ele vamos poder salvar mais vidas”, disse a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis.

O médico Cleilmilson Sousa, diretor técnico da MACMA, que apresentou o protocolo, pontuou que a morte materna com causa de hemorragia pós-parto pode ser considerada uma causa evitável, quando ocorre um diagnóstico rápido e são tomadas medidas com máxima celeridade.

“Realizamos alguns ajustes e atualizações no protocolo o que nos permite atuar de forma mais incisiva nestes casos de emergências obstétricas. Por exemplo, se a paciente sangra e não há uma atuação rápida, ela vai evoluir para um quadro de gravidade e isso pode tornar a situação irreversível, por isso precisamos atuar de forma a interromper essa sequência de eventos. Na experiência na MACMA demos agilidade ao processo, disponibilizamos os kits de hemorragia e colocamos em setores estratégicos para que todos possam ter acesso aos insumos abordar a paciente com maior celeridade”, explicou o médico.

A diretora geral da Maternidade de Alta Complexidade, Socorro Braide, lembrou do pioneirismo da unidade de saúde em padronizar esse tipo de fluxo. “A MACMA é a referência estadual para gestação de alto risco, por isso, somos muitas vezes piloto em diversas estratégias, o protocolo de Hemorragia pós-parto é uma delas. Buscamos, aliados aos nossos parceiros institucionais e dentro da nossa unidade, combater todos os dias a morte materna, que é a segunda causa de morte materna no Brasil. Vamos multiplicar esse conhecimento na perspectiva de padronizar a linha de cuidados e garantir uma assistência segura e de qualidade”, finalizou.

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciada pelo Instituto Acqua.

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Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

GDF já capacitou mais de 114 mil profissionais para o mercado de trabalho

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“Minha vida mudou muito. Hoje, eu sei que vou chegar em casa e ter um chuveiro para tomar banho e uma cama para dormir em segurança.” O depoimento emocionado é de Benedita Silva Donato, 51 anos, uma das 210 pessoas em situação de rua que conseguiram se formar no RenovaDF – programa de capacitação profissional do Governo do Distrito Federal (GDF).

Com a ajuda da iniciativa, a nova formanda conseguiu deixar no passado os 43 anos em que precisou morar nas ruas. “Com a primeira bolsa que eu recebi consegui alugar uma casa e saí da rua”, disse. “O programa me renovou de verdade. Nele, consegui fazer algo que jamais pensei fazer na vida: vestir uma calça jeans, calçar um par de botas e ter uma casa para chamar de minha.”

Benedita Silva Donato: ” “O programa me renovou de verdade. Nele, consegui fazer algo que jamais pensei fazer na vida: vestir uma calça jeans, calçar um par de botas e ter uma casa para chamar de minha” | Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Histórias como a de Benedita ecoam nos depoimentos dos mais de 24 mil profissionais capacitados pelo RenovaDF para o mercado de trabalho desde 2021. Nesta terça-feira (1º), no Ginásio do Cruzeiro, foi a vez de 1,1 mil alunos do segundo ciclo de 2024 receberem os certificados de conclusão do curso.

Esses recém-formados se somam aos mais de 90 mil profissionais capacitados por outra importante iniciativa profissional do governo, o QualificaDF. Juntos, os programas já ajudaram a preparar mais de 114 mil profissionais para o mercado de trabalho.

Ampla capacitação

Ibaneis Rocha: “O programa tem a alma de quem veio das mais difíceis origens, porque ele traz oportunidades para pessoas que muitas vezes já não imaginavam que as teriam na vida”

Presente na entrega dos certificados, o governador Ibaneis Rocha destacou o viés social do RenovaDF. “O programa tem a alma de quem veio das mais difíceis origens, porque ele traz oportunidades para pessoas que muitas vezes já não imaginavam que as teriam na vida. Nesta turma, temos mais de 200 pessoas em situação de rua, que ganharam, novamente, a oportunidade de se qualificarem e reconstruírem seus lares e famílias”, afirmou.

Na ocasião, o chefe do Executivo lembrou que, também neste ciclo, 300 alunos foram selecionados para aplicar na prática as habilidades adquiridas durante o curso em uma verdadeira vivência profissional. “É um programa vitorioso que tem sido copiado por outros estados do Brasil e que vamos persistir com ele”, enfatizou.

“O Renova é o caminho certo para dar qualificação a esses trabalhadores e as histórias que ouvimos aqui são muito bonitas; são pessoas que tinham desistido da vida e que, agora, se incorporam a suas famílias com uma profissão na mão. Isso é muito bonito e muito gratificante para quem está à frente do governo”, completou o governador.

“Esse projeto vai muito além da qualificação, ele cria novas oportunidades”

Celina Leão, vice-governadora

A vice-governadora Celina Leão ressaltou a ampla participação de mulheres na iniciativa. “Esse projeto vai muito além da qualificação, ele cria novas oportunidades. Hoje, tivemos o testemunho muito emocionante de uma mulher que teve, neste projeto, a chance de repensar toda a vida dela, de poder ter o convívio da família, das crianças, dos filhos, de sair de uma condição de uso de drogas também”, disse.

“É um projeto em que a maioria dos alunos é de mulheres. E, agora, com a recondução dessas pessoas para o mercado de trabalho, a gente acredita na virada de páginas, na criação de novas oportunidades, em tirar pessoas da condição de rua. É o Governo do Distrito Federal fazendo a parte dele”, prosseguiu a gestora.

Vivência profissional

24 mil

Alunos formados pelo RenovaDF desde 2021

O RenovaDF oferece cursos de iniciação profissional aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai). Com uma duração de 90 dias, 300 alunos foram selecionados para aplicar na prática as habilidades profissionais adquiridas durante o curso em um estágio vivenciando a experiência profissional.

“Selecionamos os melhores alunos, com maior assiduidade, maiores notas durante o processo de aprendizagem, para ter a oportunidade de viver mais três meses de curso, sendo três dias nas unidades do Senai e do Sinduscon e o restante dentro das empresas parceiras do GDF. Lá, eles poderão viver o dia a dia das empresas e nossa ideia é aproximar de quem quer trabalhar com quem quer contratar”, defendeu o secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda, Thales Mendes.

Uma das alunas convidadas é a imigrante Claudete Laura Rito. No Brasil há um ano, ela é mais uma formanda que teve a vida transformada por meio do programa: “Chegando aqui em Brasília eu logo busquei por oportunidade de fazer alguma coisa; fui selecionada neste ciclo do RenovaDF e só tenho a agradecer, pois a situação estava difícil: minha irmã veio para estudar e estávamos vivendo da bolsa dela”, relatou.

Claudete Laura Rito teve a oportunidade de aprender noções básicas de construção civil e mudar de vida

Assim como Claudete, todos os demais alunos aprenderam ao longo do curso sobre noções básicas de construção civil. No programa, eles também tiveram a oportunidade de recuperar espaços públicos como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol e vilas olímpicas.

Além da entrega dos certificados, a formatura marca, também, o dia em que os alunos recebem a bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo pela participação no curso. Os participantes também têm direito a auxílio-transporte, seguro contra acidentes pessoais, lanche e um kit uniforme composto por camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamento de proteção individual.

Com o segundo ciclo já encerrado, o RenovaDF está com vagas abertas para a próxima edição do programa. Serão disponibilizadas 3 mil inscrições, sendo 200 reservadas para pessoas em situação de rua e imigrantes.

QualificaDF

No sábado (28), 11,5 mil pessoas receberam os certificados de conclusão do segundo ciclo do programa QualificaDF. O programa leva cursos com alta procura no mercado de trabalho para perto das casas dos cidadãos, ampliando o acesso à formação e impulsionando a geração de emprego e renda. Neste ciclo, a iniciativa atendeu Ceilândia, Guará, Paranoá, Planaltina e Asa Sul.

Desde a criação do programa, mais de 90 mil alunos já se formaram de forma gratuita em 50 áreas de trabalho, como auxiliar administrativo, cuidador de idosos, eletricista predial, manicure e pedicure, mecânico de motos, programador de aplicativos e panificação.

Cada curso possui uma carga horária de 240 horas, distribuídas em 20 horas semanais. A idade mínima para participar é de 16 anos. Entre os benefícios oferecidos aos alunos estão material didático gratuito, uniforme, lanche e declaração para passe livre, facilitando o acesso ao ensino profissionalizante.

Fonte: Agência Brasília

Fomento à atividade dos representantes comerciais é aposta de Virmondes Crivinel

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O projeto de lei nº 20259/24, que institui a Política Estadual de Fomento ao Desenvolvimento dos Representantes Comerciais no Estado de Goiás, surge como uma resposta necessária às demandas de um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Estado. De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a matéria será enviada para análise da Comissão de Constituição e Justiça, que apontará um de seus integrantes à relatoria. 

“A representação comercial, atividade que intermedia a relação entre produtores e o mercado consumidor, é essencial para dinamizar o comércio e a indústria, contribuindo para o crescimento sustentável de diversos setores da economia. Em Goiás, que se consolida como um polo econômico regional e nacional, o fortalecimento dos representantes comerciais é ainda mais relevante”, afirma Virmondes em sua justificativa da medida.

O autor salienta que Goiás destaca-se por sua economia diversificada, abrangendo desde o agronegócio até os setores de serviços e comércio, com uma crescente participação na indústria e na inovação tecnológica. “Dados do Instituto Mauro Borges (IMB) indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás apresentou um crescimento robusto nos últimos anos, impulsionado, em grande parte, pela eficiente intermediação entre produtores e distribuidores, papel desempenhado fundamentalmente pelos representantes comerciais”.

No entanto, observa o legislador, apesar do crescimento, o segmento de representação comercial enfrenta desafios substanciais. Entre eles, está a necessidade de modernização das práticas de negócios, capacitação constante para o uso de novas tecnologias e adaptação às transformações nas dinâmicas de mercado. “A crescente competitividade regional e internacional exige que os representantes comerciais goianos estejam preparados para atuar em um ambiente cada vez mais globalizado”.

A instituição de uma política específica de fomento ao desenvolvimento dos representantes comerciais permitirá, frisa o deputado, suprir importantes lacunas. “A capacitação contínua, prevista no projeto de lei, é crucial para garantir que os profissionais estejam aptos a utilizar ferramentas tecnológicas e estratégias de marketing digital, além de dominar as novas exigências do mercado”.

Ele ainda assinala: “A Política Estadual de Fomento ao Desenvolvimento dos Representantes Comerciais é uma iniciativa fundamental para fortalecer um setor vital para a economia de Goiás. Ao investir na modernização e capacitação dos representantes comerciais, o Estado não só promove o crescimento econômico, mas também assegura a competitividade e a sustentabilidade de suas atividades comerciais no cenário global”.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Eleições 2024: saiba como consultar local de votação na internet

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O eleitor que vai exercer seu direito no primeiro turno das eleições municipais de 2024, no próximo domingo (6), e em um eventual segundo turno, no último fim de semana de outubro (27), pode consultar o local de votação

No aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, e o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível verificar a zona e a seção eleitoral.

O local de votação já aparecerá atualizado. Portanto, se foi feita uma solicitação de transferência temporária da seção eleitoral dentro do mesmo município, a pesquisa indicará o novo lugar a que o eleitor deverá comparecer, com endereço completo do local, zona e seção. .

No site 

No portal do TSE, o usuário pode seguir com a pesquisa por dois caminhos. O primeiro deles é por meio da aba “Serviços eleitorais”, localizada no topo da página eletrônica, e, em seguida, em “Local de votação/zonas eleitorais”. O internauta será redirecionado para novo espaço online, onde deverá selecionar a opção “Consulte Onde Votar”, logo após o título.

Na página com o título “Atendimento eleitoral”, no oitavo item, basta que o eleitor preencha o primeiro campo com o nome dele, o número do título de eleitor ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em seguida, o interessado deve completar a data de nascimento, o nome da mãe e clicar no ícone “Entrar”.   

As páginas dos 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) também dispõem de espaço para pesquisar essas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição, a zona eleitoral e o local de votação..  

O segundo caminho para a consulta ao local de votação e ao número do título é o sistema Autoatendimento Eleitoral – Título Net.

E-Título 

O aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, informa o local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a seção eleitoral.  

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos para smartphones que operam os sistemas Android e IOS, preferencialmente, até sábado, dia 5 de outubro.

O que levar

No dia da eleição, não é obrigatório levar o título, que pode ser substituído pela versão digital, o e-Título.

O documento deve estar em situação regular. Quem estiver com a inscrição eleitoral cancelada ou suspensa, não terá o título na lista da seção eleitoral.

Na seção, será exigida somente a apresentação de documento oficial com foto, entre eles e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Justiça Eleitoral explica que os documentos serão aceitos mesmo com a data de validade expirada, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor.

Eleitores

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano, em 5.569 municípios. Somente no Distrito Federal não haverá eleições. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos, até 69 anos. É facultativo a pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e quem tem entre 16 e 18 anos.

Se o eleitor tem domicílio eleitoral no exterior, não votará nas eleições municipais para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador pois, nesse caso, não existe voto em trânsito. Não é necessário justificar a ausência na votação., que é exigida apenas nas eleições para presidente da República, 

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Fonte: Agência Brasil

Boletim da Saúde confirma 269 novos casos de dengue no Paraná

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A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (1º) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 269 casos da doença sem nenhum óbito na última semana. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 17.208 notificações e 2.196 casos confirmados sem mortes em decorrência da dengue.

No total, 329 municípios já apresentaram notificações de dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 205 possuem casos confirmados.

OUTRAS ARBOVIROSES – Informações sobre chikungunya e Zika, doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, também constam no documento. Neste período foram confirmados sete casos de chikungunya, sendo registradas 137 notificações da doença no Estado. Com relação à zika vírus, até o momento ocorreram quatro notificações.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Fonte: Agência Estadual de Notícias