Outubro Branco reforça valorização da medicina
A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou a Lei nº 9.646/2025, que institui o movimento ‘Outubro Branco’ no calendário oficial do Estado. A proposta, de autoria da deputada Dra. Lidiane Lucena (Republicanos), tem como objetivo promover a valorização da medicina, ampliar a conscientização sobre a importância da atuação médica e estimular o debate sobre as condições de trabalho da categoria.
A legislação contou com a coautoria dos parlamentares Áurea Ribeiro (Republicanos), Chico do Correio (PT), Linda Brasil (Psol), Paulo Júnior (PV), bem como, do ex-deputado Luiz Fonseca.
Segundo a deputada Dra. Lidiane Lucena, a iniciativa representa uma homenagem aos profissionais da medicina, reconhecendo o papel fundamental que exercem no atendimento à população. “Médicos e médicas de Sergipe atuam com excelência, mesmo diante de desafios constantes. O Outubro Branco será um momento para reconhecer essa dedicação e discutir melhorias necessárias para a profissão”, destacou.
A nova legislação prevê a realização de palestras, eventos informativos e ações educativas voltadas à valorização da atividade médica. Também está incluída a iluminação de prédios públicos com a cor branca, símbolo da campanha. Além disso, a lei estimula o engajamento de órgãos públicos, instituições e da sociedade civil na promoção de debates sobre o fortalecimento da área da saúde.
Foto: Governo de Sergipe