Compartilhar
Nova edição do MPES nas Comunidades reforça presença junto à população em Cachoeiro de Itapemirim
Cada vez mais próximo da sociedade, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) tem levado atendimento, auxílio e orientação diretamente aos cidadãos em seus bairros. Essa foi a tônica da segunda edição do projeto MPES nas Comunidades, realizado neste sábado (08/11), em Cachoeiro de Itapemirim, com uma manhã de serviços, atividades culturais e ações educativas voltadas ao fortalecimento da cidadania e da defesa dos direitos fundamentais.
O projeto é uma iniciativa das Promotorias de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim, que, com o apoio de servidores, parceiros e instituições locais, promoveram o atendimento à população na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Luiz Marques Pinto, no bairro Boa Vista.
A segunda edição do projeto foi ampliada e reafirma o compromisso do MPES com uma atuação cada vez mais próxima, acessível e resolutiva, em sintonia com sua missão constitucional de proteger os direitos coletivos e individuais da sociedade capixaba.
Presença
O evento contou com a presença da Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional do MPES, Luciana Andrade, que representou o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, e a administração do Ministério Público.
A Promotora de Justiça Gláucia Borges Valadão, idealizadora do projeto, destacou que esta nova edição reforça o compromisso do MPES com a escuta e o atendimento direto à população.
Estamos ampliando o alcance do MPES nas Comunidades para fortalecer ainda mais esse vínculo com os cidadãos, levando informação, orientação e acolhimento até os bairros e mostrando, na prática, que o Ministério Público está ao lado da sociedade”, afirmou.
Atendimento e cidadania
Durante o evento, os Promotores de Justiça realizaram atendimentos nas mais diversas áreas da atuação do Ministério Público estadual. Os moradores participaram de uma série de atividades gratuitas, que incluíram orientações jurídicas e sociais, ações de saúde, atividades culturais, gincanas recreativas para crianças e palestras educativas.
O público também teve acesso a serviços do Procon Municipal, vacinação, e ao projeto “Meu Pai, Meu Direito”, voltado à promoção do reconhecimento de paternidade.



Uma das novidades desta edição foi a presença da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que prestou orientações e acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica, além de esclarecer dúvidas sobre os canais de denúncia e as medidas de proteção disponíveis.
Em um gesto de solidariedade, o evento também promoveu uma campanha de arrecadação de caixas de leite, destinadas a lares de idosos filantrópicos do município, fortalecendo a integração entre comunidade e instituições parceiras.
Parcerias e integração institucional
O MPES nas Comunidades em Cachoeiro de Itapemirim contou com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, entre elas o Procon Municipal, a Unimed Sul Capixaba, o Sicoob Credirochas, o Instituto Verus, a Rochativa, o Município de Cachoeiro de Itapemirim – por meio de secretarias municipais e Conselhos Tutelares —, a DEAM/PCES, o Projeto Margaridas e os Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim (FAMMOPOCI).
As instituições parceiras estiveram presentes na EMEB Luiz Marques Pinto prestando atendimentos em todas as áreas de atuação do Ministério Público, como Família e Sucessões, Saúde, Educação, Proteção aos Idosos e às Pessoas com Deficiência, Meio Ambiente, Urbanismo, Defesa do Patrimônio Público, Registros Públicos, Infância e Juventude, Violência Doméstica, Execução Penal e outras.
