Nova edição do Balanço Cidadão traduz a prestação de contas do Governo de SC

Publicado em: 21/10/2025 11:10

Com história ilustrada, publicação demonstra de forma didática quanto o Estado arrecadou e como os recursos estaduais foram aplicados em 2024. Foto: Reprodução

Como explicar conceitos complexos que compõem a gestão das finanças públicas estaduais, como orçamento, receita e despesa, de um jeito compreensível e atrativo? A nova edição do Balanço Cidadão do Estado traduz a prestação de contas do Governo de Santa Catarina oferecendo uma experiência de leitura leve, descomplicada e divertida.

Com personagens cativantes e uma narrativa didática, a publicação demonstra como os recursos estaduais foram aplicados em 2024 por meio de ilustrações e gráficos intuitivos, que tornam o conteúdo mais acessível sem comprometer a qualidade das informações. O Balanço Cidadão é elaborado anualmente pela Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC).

Nesta edição, a história se passa numa escola, onde Pedrinho e seus colegas têm a a oportunidade de fazer perguntas à Secretaria de Estado da Fazenda. Durante as aulas, conduzidas pelo professor Caduceu, os estudantes recebem as respostas e compreendem alguns dos conceitos e números. 

O Balanço Cidadão 2024 já está disponível neste link.

Imagem: Reprodução

Linguagem acessível 

A nova publicação traz informações sobre o funcionamento da estrutura administrativa do Estado, como acontece o planejamento orçamentário, a arrecadação de tributos e a destinação de recursos nas principais áreas de governo, como Saúde, Educação e Segurança. Também demonstra qual foi o resultado do ano e como os cidadãos podem contribuir para otimizar a aplicação dos recursos públicos.

Diretora da DCIF, a auditora de finanças Vera Lúcia Hawerroth Santana explica que o Balanço Cidadão 2024 é baseado no Balanço Geral do Estado, uma publicação prevista em lei, já entregue pelo governador Jorginho Mello ao Tribunal de Contas (TCE/SC), que deu parecer recomendando a aprovação.

“O acesso à informação também é uma maneira de promover a cidadania. Com uma linguagem acessível, o Balanço Cidadão aproxima os mais jovens e a sociedade das contas públicas, garantindo transparência e fazendo com que os catarinenses possam entender como os recursos públicos são administrados. Ao conhecer e entender os dados, o cidadão também auxilia no controle e na fiscalização do que é aplicado pelo Estado”, explica a diretora.

Gerente de Prestação de Contas do Governo, a auditora de finanças Rosangela Della Vechia observa que as iniciativas de transparência na administração pública constituem

uma política de gestão responsável e que é voltada ao exercício da cidadania. “É pensando na população que a nossa equipe elabora o Balanço Cidadão desde 2017 e, com uma linguagem de fácil entendimento, apresenta a prestação de contas governamental”, explica. 

Jogos temáticos e glossário cidadão

 A experiência de aprendizado do Balanço Cidadão inclui uma sessão de jogos que reforça o conteúdo apresentado, além do glossário cidadão, que explica de forma simplificada termos mais técnicos.

Finanças públicas nas escolas de SC 

Neste ano, cada escola pública da rede estadual de ensino receberá um exemplar impresso do Balanço Cidadão. A iniciativa busca despertar nos jovens o interesse pelas finanças públicas. Os representantes de instituições de ensino interessados em trabalhar com a cartilha junto aos alunos podem procurar a Gerência de Prestação de Contas do Governo da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais, que é responsável pela publicação, no e-mail gcont@sef.sc.gov.br.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2504
ascom@sef.sc.gov.br

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SC

Compartilhar

Faça um comentário