Noroeste: Carreta Saúde da Mulher estará em Santo Antônio do Caiuá na próxima semana
A Carreta Saúde da Mulher segue levando para todas as regiões do Estado atendimento qualificado de exames e informações para as mulheres. A ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Saúde (Sesa), estará de segunda-feira a sábado (27 de outubro a 1º de novembro), em Santo Antônio do Caiuá, no Noroeste do Paraná. Nessa parada, as mulheres das cidades de Inajá, Cruzeiro do Sul, Alto Paraná e Nova também receberão atendimento.
A ação faz parte do programa Paraná Rosa, que reúne uma série de atividades voltadas à saúde da mulher. “São exames preventivos importantes e que toda mulher precisa fazer. E, se a Carreta da Mulher está na sua região, atendendo a sua cidade, não perca a oportunidade”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Para as mulheres das cidades atendidas nesta semana, a orientação é fazer o agendamento no sistema do município, pois é preciso apresentar a guia de encaminhamento e pedido médico para a efetivação do atendimento na Carreta, que estará estacionada na Praça Pioneiro Primo Rossato, 402, em Santo Antônio do Caiuá.
Os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado (01/11), das 8h às 17h. São oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide. As mulheres também recebem orientações de promoção de saúde e autocuidado.
Os resultados de exames de ultrassom são entregues na hora. Já os demais exames têm prazos diferentes. Por isso, será entregue um protocolo para acessar os resultados on-line em até cinco dias para mamografia e 15 dias no caso de citopatologia.
SUCESSO – A Carreta Saúde da Mulher iniciou os atendimentos em 16 de setembro e já percorreu as regiões Leste, Norte e Noroeste. O programa segue até dezembro, e o itinerário previsto inclui atendimentos nas regiões Oeste, Sudoeste e também no Litoral.
A primeira-dama do Estado e idealizadora da campanha Paraná Rosa, Luciana Saito Massa, destacou a importância da iniciativa. “A Carreta tem sido um sucesso em todas as regiões por onde passa. Temos visto uma grande adesão e participação das mulheres, que entendem a importância de cuidar da própria saúde. Essa mobilização mostra que estamos no caminho certo ao levar prevenção e informação para perto das pessoas”, destacou.
PARANÁ ROSA 2025 – A Carreta Saúde da Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado, via Sesa, viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil no âmbito do programa Paraná Competitivo, e prevê investimento de R$ 10,8 milhões.
Assim como a unidade móvel, várias outras ações voltadas à saúde pública e da mulher estão sendo realizadas no âmbito do programa Paraná Rosa. Em Curitiba, a programação inclui a Corrida da Vigilância em Saúde, que pretende chamar a atenção para a importância da atividade física e mobilizar tanto servidores como a comunidade em torno da causa.
Ainda durante o mês de outubro, 60 municípios receberão a exibição do filme Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman, acompanhada de rodas de conversa que reforçam a relevância do diagnóstico precoce. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Estadual da Cultura com o Sesc-PR.
Para levar mais informações às mulheres, o Governo do Estado está distribuindo 150 mil exemplares da Cartilha da Saúde da Mulher nas 22 Regionais de Saúde, com práticas sobre prevenção, autocuidado e direitos garantidos às mulheres.
