NO MARANHÃO, HOMEM É PRESO DURANTE OPERAÇÃO CONTRA REDE CRIMINOSA NACIONAL DE FRAUDES VIRTUAIS

Publicado em: 22/10/2025 04:14

A Polícia Civil do Maranhão, em apoio a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta terça-feira (21), a terceira fase da Operação Código Seguro, com alvo em um grupo criminoso pulverizado em diversos estados do país, dedicado à obtenção e comercialização de dados sensíveis e ferramentas para práticas de diferentes tipos de fraudes e outros crimes pela internet.

Sob coordenação da Polícia Civil de Mato Grosso, foram cumpridas 48 ordens judiciais nas cidades de São Paulo (SP), Francisco Alves (PR), Fortaleza (CE), Cabo Frio (RJ), Jaraguá do Sul (SC), Lauro de Freitas e Apuarema (BA), Manaus (AM), Coronel Murta (MG). 

No Maranhão, as equipes policiais conseguiram cumprir um mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva contra um homem na cidade de Riachão. A prisão foi realizada por policiais civis da Delegacia Regional de Balsas.

As investigações levaram à identificação do grupo criminoso iniciaram no ano de 2023, após acessos indevidos a sistemas policiais, por meio de credenciais (senhas) vazadas. As duas fases anteriores da operação Código Seguro foram realizadas em julho e novembro de 2024.

Por meio do material apreendido nas primeiras fases da operação, foi possível identificar um primeiro eixo de atuação do grupo criminoso, que consistia na manipulação de informações veiculares por meio da aquisição de credenciais de acesso a sistemas governamentais restritos, com o fim de obter dados confidenciais de chassis, motores e placas de veículos.

O propósito da coleta indevida de dados era fazer com que veículos furtados ou roubados fossem “esquentados”, ou seja, tivessem seus sinais identificadores adulterados para simular uma situação de regularidade, facilitando sua reinserção no mercado.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do MA

Compartilhar

Faça um comentário